Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Autonomia das escolas, não!

Fico muito assustada quando vejo Paulo Portas a defender a autonomia das escolas. Imagino logo escolas com uma linha orientadora a nível de, teorias filosóficas, religiosas, linhas estéticas oficiais para as artes, tudo passadista e conservador concerteza, mais ou menos dissimulado,  de acordo com o poder autónomo escolar, etc. .... e toda uma consequente organização, gestão de pessoal, em função de um perfil profissional mais adequado a esse enquadramento ditador .
Ainda temos  em todo o território nacional, programas disciplinares que apelam a um espírito crítico perante o mundo, a um agir transformador e criativo, e é bom que assim se mantenham.

Na Europa, nomeadamente em França, começam a haver claros sinais sobre o "desenho"de uma  concepção rígida do que é um país perfeito só aberto a  seres humanos de "determinada qualidade"; no terreno tem havido claras acções de intolerância para quem sai desse quadro, expulsando por exemplo os ciganos  do país. França que foi berço da Revolução Francesa, parece agora ter um clone que cada vez mais se assemelha a um ditador fanático: Sarkozy.

Está aí, primeiro de mansinho com pezinhos de lã, a mordaça, a intolerância. Estejamos atentos a defender o direito às várias identidades da família humana, o direito à nossa biodiversidade.


...

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Transformou-se a velha escola.

Dos caminhos, nos espaços do passado já só restam as memórias.


Pensou-se, reflectiu-se, desenhou-se uma nova forma de vida na escola: novas direcções, sentidos, enquadramentos para os encontros e poucos desencontros, num novo edifício, para nós "escola". Temos mais espaço e aconchegado a ele uma atmosfera virgem ainda de memórias e histórias.

Pelas novas janelas redescobrimos com os mesmos olhos outros recantos da paisagem próxima.

Sensação estranha é esta, nunca por mim dantes vivida, a de estar dentro de uma "escola" em transformação. Quase pronta: óptimas instalações, novos percursos para uma vida que há-de ser sempre melhor, porque sim.

Estou muito contente com a minha nova escola, mesmo feliz.

Está um espectáculo, a nova Escola Secundária com 3º Ciclo Dr.António Carvalho Figueiredo.

Inaugura a 5 de Outubro e nós seus habitantes também.


...

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mais um ano com um "modelo de avaliação injusta".

No ano passado estivemos mais ou menos sossegados nas escolas, sem modelos de avaliação injustos a darem-nos na "cabeça" e alma. Porém, este ano, espera-nos mais um ano de desassossego, um ano verdadeiramente deprimente (não consigo perceber a teimosia do governo, nem a capitulação dos sindicatos). Aí está ele, o mesmo modelo mas agora retocado com "pó de arroz", com os seus princípios enviesados como este: os relatores e coordenadores de departamento não necessitam de aulas assistidas para progredirem na carreira! Isto é que é o sentido de justiça da nossa sociedade!


No essencial a questão é esta: sermos avaliados por quem está na mesma "corrida " que nós é um grandessíssimo disparate.
Por mim vou já para a rua para lutar contra, espero que outros pensem como eu.

sábado, 18 de setembro de 2010

Irritante ou divertida.

Estou a falar da TV. Por vezes é pequenina e irritante:
Hoje enquanto lanchava liguei-a; estava a dar uma gala em que se dizia querer homenagear a mulher portuguesa. Fiquei feliz : de seguida vem o inesquecivel Carlos Mendes cantar "Amélia dos olhos doces"; depois Paulo de Cravlho cantar Nini e eu ainda mais feliz: em fundo passavam grandes fotografias de grandes mulheres portuguesas que se distinguiram nas ciências, cultura, ensino, artes, etc.( ao nomear estas áreas do saber estou a ser cínica!)  Primeira foto LILI CANEÇAS...por favor ...não há pachorra !!!!!!!!!!!
PFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF..........pfffffffffffffffffffffffffffffffff..............pff...pff..............

Noutro momento , no telejornal , dizia-se que há estudos que revelam que os putos passam cada vez mais tempo a ver TV.Pffffffffffff...e eu a pensar... quem criou a TV pela noite fora?...: os adultos, nós somos os culpados, melhor... eu sou contra. De noite apenas devia haver um canal para a insónia , mais nada.

O que me divertiu imenso e me fez partir vários côcos a rir foi a divertida série da SIC: "Aqui não há quem more" , ...pffffffff...foi-se infelizmente!


...

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Embirrações perigosas.

Os ciganos são europeus, são do mundo, são um povo nómada com virtudes e defeitos como todo o mundo.Sou completamente contra que se expulsem de uns países para outros. Sinto vergonha.
São sinais de arrogância , de intolerância que me assustam, e me fazem lembrar a intolerância para com o que é diferente, do nazismo .Começa-se com a intolerância a uma etnia, depois mais à frente mais uma outra intolerância em relação a outro grupo, etc, é assim  que se cria o clima para uma situação antidemocrática, em que somos totalmente controlados , e perdemos a liberdade e a nossa verdadeira identidade para sermos violentamente formatados. Espero ver qual a estatura de Durão Barroso perante estes gestos vergonhosos.
A França começou a expulsá-los, a Alemanha diz o mesmo.........que vergonha...que caminho racista leva este nosso chão europeu.


...

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pilar del Rio - bons ventos de Espanha.

José Saramago, homem generoso, deixou-nos alguém como conforto pela sua morte: uma mulher ibérica que nos faz lembrar este chão comum, em que nos encostámos nesta jangada de pedra que é a península Ibérica.Que bom é saber que podemos contar com o valioso contributo de Pilar del Rio na Fundação José Saramago. Para agitar o nosso pensamento, para não adormecermos. Generosa é Pilar por querer ser portuguesa.  Acabei de a ouvir numa entrevista na TVI 24 e gostei mesmo muito, ao ponto de pensar: venham mais como ela.
Que seja bem vinda.


...

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Catalina Pestana.

Amor é fogo que arde e não se vê. No verão, desde há décadas,  vêmos imensos fogos no nosso país, por certo nada tem a ver com amor. Que faz o estado cuidador das nossas almas e chão,  por isso ? Não faz o suficiente.Ardemos todos com culpa, com tristeza, por tanta incapacidade na nossa terra.
Casa Pia: as crianças vítimas de abusos sexuais não ficaram a nutrir qualquer tipo de amor pelos pedófilos; nem os sapatos de marca os iludiram, nada de bom ficou senão revolta; fico satisfeita pelo Tribunal ter acreditado nos meninos ludibriados , tratados como coisas; mas a própria Casa Pia é a maior responsável por tudo isto, pois era a cuidadora dos meninos e deles não soube cuidar; sentou-se nos banco dos réus? Não.
Catalina Pestana destaca-se pela coragem.


...
Powered By Blogger