Número total de visualizações de páginas

domingo, 13 de junho de 2010

Àlvaro Cunhal.

Àlvaro Cunhal. Brilhante e determinada figura da cultura e política. Parece perfeito mas não é.


Quando esta ilustre desconhecida, eu,  entrou para a UEC , Álvaro Cunhal era secretário Geral do PCP. O meu entusiasmo com a caravela de esquerda que parecia ser Portugal, na época, foi grande, mesmo muito . Fizemos tudo para que os ventos a levassem a um socialismo à Portuguesa, ...original por certo seria. Mas contraventos mais fortes viraram a caravela para o capitalismo mais ou menos desenfreado. Pffff......Tanto marinheiro/a de esquerda no desemprego............!

Bom , o que me doeu mais em Cunhal foi ter-nos feito acreditar que a leste, o socialismo real era perfeito. Não teve coragem para contrariar os importantes do socialismo a leste, revelando algum espírito crítico. Espírito crítico é algo de fundamental na política. Ainda hoje não recuperei desse choque : ver os países socialistas caírem como um frágil baralho de cartas. Bastava ter apontado alguns defeitos, não tinha custado nada, afinal nada é perfeito, pfffffffffffff...Bom, no meio do desmoronamento, por baixo das ruínas ficaram escondidas , por certo as qualidades desses países. Não tinha custado nada ter feito reformas nas estruturas do edifício socialista , ou substituição, tanta cegueira não serviu para nada. Isto até me faz lembrar a ponte de Entre-Os-Rios, estava perfeita até cair....

Quanto ao resto alinhei com as lutas portuguesas do PREC e não me arrependo, de entre as quais destaco hoje a unicidade sindical: ainda hoje creio que a multiplicidade de sindicatos e tendências dentro dos sindicatos fizeram mais estragos na vida dos trabalhadores que benefícios .Trabalho para mim tem a ver com técnica , ciência, direitos humanos , organização, etc., pffffffff.....e para discutir isso não são precisas bandeirinhas partidárias, nenhuminha, ou melhor elas podem existir, mas não no meio sindical, na minha modesta opinião. Deveríamos todos esquecer essas preferências nos locais de trabalho, mas isso não acontece pois não........?

Bom mas mais podia dizer sobre Cunhal, fica para outro dia.

Faz cinco anos que morreu. Paz à sua alma que tanto sofreu na luta contra a ditadura.


...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Powered By Blogger