Número total de visualizações de páginas

domingo, 16 de outubro de 2011

Viagem.







Em dois dias seguidos fugi dos muros e caminhei lado a  lado, mão na mão com o universo .


...

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Júlio Resende

Não posso deixar passar em claro a morte do grande  pintor Júlio Resende. Pena é que os mass media só mostrem as obras dele agora.
Na sua pintura a cor e a luz pareciam querer libertar-se da matéria .

Simples e afável. Conheci-o nas Belas Artes do Porto quando lá andei em 1974/75.Pessoa próxima, afável.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Avaliação dos docentes em debate e negociação.

Um dos aspectos que está em cima da mesa é a não avaliação dos professores mais velhos, que já reunem condições para se reformar , do último escalão etc. Essa situação é um pouco ambigua, pois por exemplo eu nunca tive qualquer problema com a avaliação, o que pretendia era um sistema de avaliação justo.
Se os professores mais velhos não forem avaliados ( e há muitos nesta situação e que tem  formas de trabalhar bem  diferentes...) vai sempre pairar sobre eles a desconfiança do seu maior ou menor valor e consequentemente não vai ser possível encontrar  referências do saber acumulado da experiencia para os mais novos.Claro que é confortável para quem já está a envelhecer, cansado,  ...não ser avaliado mas isso também pode indirectamente desvalorizar esses professores, nomeadamente os melhores.


...

terça-feira, 9 de agosto de 2011

A propósito das questões multiculurais ....

....se o multiculturalismo não anda bem é por culpa de todos, mas o passo a dar é para a frente, não para trás, não chega saber que ali perto está alguém diferente de mim...é preciso interagirmos...convivermos...partilharmos....descobrir que no fundo somos todos iguais ou muito semelhantes e o que nos separa não é nada de fundamental.

Escrevi há uns tempos atrás isto:

Convivialidade precisa-se para este milénio.



De uma guerra fria entre mundos divididos por um muro , tentámos a sociedade multicultural , autêntico mosaico disfuncional , criador de gettos vários e uma guerra de civilizações tristemente assinalada no ataque miserável às Torres Gêmeas.Somos diferentes, pois claro mas esta economia global iniciou a procura de um certo gosto, denominador comum para as mercadorias que trocámos. Por efeito dominó entre economia e cultura , ( ou vice-versa ? ) abrem-se agora caminhos para um novo objectivo que conduza à paz e entendimento entre povos diferentes de todo o mundo : a convivialidade.

Na casa e no mundo.


...

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Fecho os olhos.



Entras em mim

percorres os meus cantos
obscuros cantos

viras cada esquina,

corres-me como
veneno.

abres-me a cabeça

enquanto me fechas os
olhos.

fecho os olhos

onde me dás tudo o que te peço.




Fenanda Marinho Trocado Moreira Amado


...

Manto.



Tomas conta de mim,
dos meus sentidos
cobres-me com um manto

manto de fumo
que me enebria os olhos

que me tira o sentido,

das coisas.

minha alma que me proteje

deixa-me ver as chamas,

que cobrem este mundo

e a mim me consomem.




Fernanda Marinho Trocado Moreira Amado


...

Rios.


Sinto-o como rios
rios que correm por mim

Sinto-o com os meus
olhos
cegando a minha razão

olhos que me olham

olhos que negam

prezando por mim

acolhendo-me
adentro
abrindo portas

que aceitam não todos
os caminhos

aceitam os caminhos do
passado

anSeiam os caminhos dos
desejos


Fernanda Marinho Trocado Moreira Amado


...

domingo, 24 de julho de 2011

Somos o que temos cá dentro.

Não posso deixar de manifestar a minha intolerância face a tanta intolerância mesquinha e pequenina : refiro-me ao jovem norueguês ( em que caldo de cultura foi ele educado....!!!!!!!!) absolutamente mau e maquiavélico que matou cerca de uma centena de jovens por estar em desacordo com as suas ideias nazis - também fez rebentar uma bomba perto de edifícios do governo pela mesma razão- intolerância estúpida ...)


Não interessa a cor da pele ou dos olhos nem o sítio do mundo onde vivemos , todos somos diferentes ,o mundo é feito de diversidade e é isso que devemos amar. Podemos contribuir para a paz e desenvolvimento harmonioso da humanidade ou pelo contrário canalizar a inteligência e perseverança para o ódio .Esse norueguês (cujo nome prefiro não aprender), intolerante , nazi, é uma vergonha para a Noruega, para a Europa e para o mundo. Esperemos que todos os governos se preocupem com estes sinais e desenvolvam políticas de educação com princípios de democracia e tolerância, e ajudem os jovens a canalizar a sua energia e inteligência para a paz e desenvolvimento harmonioso e belo do mundo. È fundamental que os jovens aprendam a viver com o diferente, a ser solidários e dialogantes (são muitos os sinais de diferente intensidade, de sinal contrário cá e em todo o lado, e isso inquieta-me PROFUNDAMENTE ).

Em Londres Amy Winehouse morreu ainda muito jovem. Habituou-nos à beleza da sua arte, das suas canções com uma bela, sensível e poderosa voz. Na sua vida pessoal ( e por vezes profissional....) foi fraca não se soube orientar e sucumbiu às drogas, não foi um bom exemplo para os jovens. Mas deixa arte , que vai alimentar as nossas almas para sempre.
Enfim , o que temos cá dentro é o que interessa , é isso que define o nosso ser, e se essa coisa que nos habita e guia for bela é fundamental que seja sólida e inteligente!


...

domingo, 3 de julho de 2011

O velho e o novo modelo de avaliação que há-de vir.

Estamos em compasso de espera: a "procissão" do velho sistema de educação em que o aluno é a figura de grande destaque , remetendo para anjinhos de 3ª categoria o conhecimento, o rigor, empenho, e ... os professores , segue hesitante pois anuncia-se uma reviravolta que estamos desejando há muito, um outro rumo da procissão da "Santa Escola", com uma interacção mais equilibrada e mais produtiva entre os companheiros da criação de mais conhecimento: alunos e professores (os actores principais da comunidade educativa).




Sendo assim que sentido faz fazermos um velho relatório de auto-avaliação que vai avaliar o desempenho do professor numa escola que tinha como princípios outros que não os mesmos que o novo ministro da Educação, Nuno Crato, tem vindo a enunciar? Estou confusa pois o tempo é de mudança mas a minha cabeça no relatório, tem que se articular com os velhos princípios.



Saúdo os exames, como forma isenta e objectiva de testar em todo o país os conhecimentos, o aprender e o ensinar  e a mobilização das comunidades na e em volta da escola, para o desenvolvimento das aprendizagens. Acredito que levará a uma “super”mobilização objectiva , para as actividades de ensino e aprendizagem.


...

domingo, 5 de junho de 2011

"A àrvore da vida"

Galáxias, estrelas, o infinitamente grande e pequeno.E nós no meio entalados entre semelhante infinitude e a fragilidade do que é muito finito e pequeno. Mãe e Pai: vocês lutam sempre dentro de mim, conclui para si  o miúdo quando sente no seu eu psicológico o que é crescer e ter um "eu" moldado em grande parte pela nossa familia mais próxima, pelos pais que nos trouxeram ao mundo.O amor  dos laços de familia entre pais e filhos e irmãos, apresentam-se neste filme como mais um elemento que faz parte da energia do universo.

Belo filme, que fui ver com a minha filha.Vi-me nele.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Os "Mercados financeiros"

Nunca ouvi falar tanto sobre esta entidade.Tudo o que ouço é:
-os mercados financeiros irritam-se;
-os mercados financeiros stressam.
Bom, conclusão, os mercados financeiros são como todos os seres humanos.Daí é bom que essa entidade humana, os "MERCADOS FINANCEIROS" saiba também que o POVO  também anda irritado e stressado com a crise provocada pelos M:F.Andámos frágeis mas sempre belos como esta flor.


.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Os PECados da nossa vida.

Dizem que hoje talvez o governo caia. A minha alma de professora animará com essa queda.
"Quem se mete com o PS leva "terá sido o símbolo desta governação de uma ala direita do PS ( admiro várias figuras socialistas de esquerda).
E o povo levou em cima.Tendo como justificação uma crise internacional seguiram-se várias medidas gravosas para o povo ficando os ricos impunes.Há desemprego, há baixa de salários, há desespero a mais em Portugal e muito desânimo.Algumas escolas tiveram obras mas logo a seguir os professores viram os salários reduzidos ( tenho um profundo sentimento de que sou uma das que estou a pagar essas obras).
SE o governo cair ficarei feliz.
SE este povo acordar ( fazendo  como na Islândia, aquele país que deixou de estar nos noticiários pois correu com a direita do poder e fez uma revolução pacífica, amiga do povo), e passar  a votar mais na esquerda, a minha  alma animará. 


...

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Ver não é só olhar.

Olhar é ver para além das aparências; relatar o que se vê com falinhas mansas e bem comportadinhas vai impedir-nos de duas coisas: de realmente analisarmos em profundidade o que vemos e de algumas vez comunicarmos a profundidade do nosso pensamento e vivências.
Ouvir dizer que na minha outra escola havia lutas de  brancos contra negros e agora nesta vejo lutas de pretos contra pretos , dizer isso sem ir mais fundo sem falar na luta pelos poderes,na economia, no urbanismo, etc.,.... e na ausência de uma cultura clara dessa escola, entendida e apreendida por todos, é muito pouco. Ficam os jogos florais e muito dinheiro para os sustentar.
Cá neste país temos medo de falar o que realmente pensamos pois podemos perder os nossas pretensas amizades, que por vezes nos dão pequenos tachinhos,...pfffffffffffffffff,....mas este país precisa também de uma outra
..................................pirâmide .............pffffffffffff...
.............................para acolher uma alma aguerrida,.............................................. com mais.................................................................................................................................................................................................................................... ESPINHA  ...................................................................................................................                que anda .........................................................adormecida.............................................................................

Se não for assim vamos ter um dia que aceitar outros olhos para analisarem a nossa realidade......................................................................................pffffff  .........................................................................................pffffff  que VERGONHA.

Disse eu aos meus alunos de Educação Visual durante décadas: ver não é só olhar.

Coisas deste domingo com memórias de sábado.


.....

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Portugal, Rinchoa e Egipto - dilemas tripolares: estámos mortos?...há quantos anos?

Estou tripolar, ando tripolar:
Num extremo as minhas emoções tristes parecem um caldeirão só de pensar na sociedade mais gélida que a morte em que nos transformámos: uma velhota na Rinchoa morre só, e só passados nove anos este povo (nós) que era fraterno e cheio de sentimentos nos poemas , dá por ela e toca no cadáver da senhora , isto é NOSSO . Isto é uma vergonha para nós todos, e não sei quando isto deixará de pesar na nossa consciência. O urbanismo de torres de gavetas fechadas em que nos enfiaram é o mais directo responsável e os defensores do quanto mais cimento mais me entra pelo bolso adentro idem aspas,.....................PRECISAMOS DE QUALIDADE NÂO DE QUANTIDADE:
No outro extremo temos as moções de censura , ou melhor , a moção do BE e a consciência de que somos um país cheio de gritantes desigualdades e que ainda não se escolheu o caminho para  as resolver, .................mas ao mesmo tempo tenho receio mais que fundamentado de que um governo PSD ainda poderá ser pior. DILEMAS deprimentes.
No terceiro polo deparo-me com um povo , o Egípcio que nos tempos dos faraós faraónicos, há milhares de anos morria abandonado e só nas margens do Nilo e que hoje se levanta pela justiça, construindo uma pirâmide muito mais majestosa que todas as outras : a pirâmide para a sua alma justa, lutadora e generosa. Povo persistente e que não desiste. Isto é altamente contagioso e faz-me pensar se não virá aí uma revolução mundial para um planeta mais fraterno onde se pense mais no amor na partilha e menos na ganância.


...

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A juventude SOL decreta um outro olhar sobre o Egipto.

A juventude egipcia ...
( ai o acordo financeiro, perdão , gramatical que acaba com o Egipto e decreta EGITO e o povo fica como: povo Egicio???????????.............pffffffffffffffffffffff  ) , uma juventude da era da rede mundial de computadores, isto é da comunicação , do intercâmbio de diferentes culturas, pensamentos, faz nascer num deserto caduco, uma flor revolucionária.Põe em causa um regime ganancioso, antidemocrático. estes jovens são  persistentes, lutadores e eu estou ABSOLUTAMENTE FASCINADA.

Aquele jovem director de não sei quantos da Google do Egipto, chorou os 300 mortos desta revolução em directo; aquela televisão árabe, tipo CNN , acessível a todos os países da região de lá e cá, democrática segundo consta também parece que ajudou a reflectir este povo.
Já há milhares de anos houve um faraó cujo nome não me recordo ,  decretou como seu Deus o sol e questionou tudo, infelizmente foi assassinado, esperemos que não aconteça o mesmo a esta povo que agora "se levanta do chão".

sábado, 5 de fevereiro de 2011

"Inside job"- o cinema com discurso político e filosófico.

Este  filme  pretende explicar a crise financeira em que a Ámérica e a Islândia mergulharam .

Só   apareceu   uma   obra de arte   neste   filme.

Pareceu-me desde o início muito técnico, com muitos especialistas de finanças e economia a falar , muitas imagens de casas vazias ( abandonadas por quem as não conseguiu pagar ), muitos desempregados a viver em tendas de campismo, etc .

Só apareceu uma obra de arte neste filme.

Cheguei a saturar com tanta ganância  pelo dinheiro que estes senhores evidenciaram Tanto especialista que se vendeu para dizer bem de bancos países falidos (Islandia!).
Tudo muito técnico, que saturação.

Só apareceu uma obra de arte neste filme.


Apetecia mesmo algo de especial , pfffffffffff, tanto senhor  das finanças a falar SATURA !!!!!!!!!!
Saturada estava a ficar, de ver gabinetes, close-ups da cara de professores de economia que se venderam ao sistema , histórias e mais histórias do tempo de Bush, Clinton, e Obama e da estranha necessidade que eles tem de chamar para a governação quem esteve ligado ao desregulamento financeiro .

Só apareceu uma obra de arte neste filme.


 Piada teve, depois do desmoronamento de algumas entidades financeiras, numa reunião da alta finança ser dito : por favor nós (banqueiros) somos, fomos muito gananciosos, políticos nos governos , por favor   façam regulamentos que  nos controlem.
Que lindo!
Resumindo: assisti  ao pecado que levou à crise financeira, assisti ao mea culpa, vi tudo de forma transparente, que lindo. Agora que tudo se desmoronou como um castelo de cartas é giríssimo ver tudo o que está para trás de forma transparente, mesmo sabendo que a consequência são  milhões no desemprego, que os mesmos e outros ficaram sem casa, não mandaram os filhos para a universidade  , viram os seus salários reduzidos, etc, mas................... VER TUDO PARA TRÀS DE FORMA TRANSPARENTE È UM ESPECTÁCULO,
...........................................................................POR ISSO FUI   AO CINEMA  !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

Mas a surpresa AINDA estava para vir, e a minha alma ia ficar parva:
Estava este filme muito técnico e transparente a acabar quando aparece um outro coladinho a ele e completamente diferente:
-aparece uma obra de arte: a estátua da liberdade , com um movimento de câmara muito aéreo, uma música lamechas a passar , e uma mensagem : há sempre uma coisa pela qual vale a pêna lutar ( a liberdade).

Então esqueçamos a questão técnica, a transparência o mea culpa sobre a crise financeira: é tudo lindíssimo e tudo se justifica porque esta é uma terra de uma maravilhosa  liberdade inclusivé e principalmente para os especuladores e gananciosos que desregularam em LIBERDADE o sistema  financeiro, e a economia.
E pergunto eu, porque não se dá também ao povo a liberdade de assaltar bancos?

...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Isto é uma campanha ou é uma comédia?

Será que ouvi bem Cavaco dizer que ou se resolve tudo na primeira volta, ou sobem os juros, ...isto é alguma ameaça.?????????????????????????????????

Será que ouvi bem Cavaco dizer que tem  muita consideração pellos funcionários públicos sabendo nós que aprovou o orçamento que nos corta os salários!

Ganhe quem ganhar, uma coisa é certa: ficámos todos a conhecer melhor a personalidade de Cavaco, que não é nada recomendável. Foi o BPN, a casa na COELHA e agora a hipocrisia e as ameaças com o PAPÂO?

 A MINHA INTELIGÊNCIA SENTE-SE INSULTADA!

Não há pachorra!

sábado, 15 de janeiro de 2011

Técnicas mistas em 24x32.















 






 











 








 







 





Produção nacional, muito recente.


...

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Cavaco cheira ao mofo do fascismo.

O Brasil tem uma mulher Presidenta, um ser humano cheio de determinação para transformar  o  Brasil num país mais igualitário e justo.Estou muito atenta ao Brasil. Tem também o Brasil um símbolo para os mundiais de futebol,  líndíssimo, arrojado, expressivo, capaz num ápice de arrumar os anteriores  para um canto.
Cá continua a campanha: Manuel Alegre confirma-se com alguém que traz ideias para ajudar a construir um país mais justo e digno para todos, contra os interesses da baixa política; Cavaco confirma-se como alguém que se sente bem com grandes assimetrias sociais; amigo e íntimo dos mercados financeiros, sabe que eles, tal qual no tempo da "velha Senhora" se irritam fácilmente ; eles , esses mercados financeiros, e Cavaco, parecem-me ambos tirados  do armário bolorento do nosso fascismo: nesse tempo não se podia falar à vontade nem criticar nada pois a Pide, os senhores do regime se podiam irritar.
Portugal tem agora uma oportunidade única para ter alguém com ideias arejadas na presidência da républica : espero mesmo que Manuel Alegre ganhe as eleições.
Powered By Blogger