Hoje o Fórum da TSF foi sobre igualdade, eis a minha intervenção:
O machismo é uma ideologia tanto defendida por homens como mulheres.Sem querer fazer muitas generalizações, digo que normalmente o tipo de mulheres que defendem a superioridade do homem, são as que ascendem socialmente e se tornam excelentes auxiliares do homem na gestão do seu poder autoritário.
Mas nem todos os homens são assim, há homens que defendem as mulheres- Ruy Gonçalves , em 1557 escreveu o primeiro livro feminista português . Neste livro considerava que " as mulheres são aptas para todo o género de ciências e conhecimentos sublimes, ..../...as mulheres não tem tantos defeitos como lhes querem impor , contra a verdade, " etc. .
As mulheres tradicionalmente foram subjugadas de forma injusta ao longo dos séculos, foram as primeiras a serem enviadas para as fogueiras da inquisição. Na Idade Média, eram oficialmente consideradas como tendo uma mentalidade igual à das crianças .
Era justo que o mundo se redimisse do que lhes fez e lhes pedisse desculpa.
Que contrapor a este modelo pouco democrático de visão do mundo, que concentra quase só no homem todo o poder? Isto: assumir que todos os seres humanos são diferentes , mas são exactamente essas diferenças que podem tornar o mundo mais rico.
Portanto, toda a variedade de homens e mulheres deveriam ser respeitados e mais participantes em todas as decisões , tanto as da esfera pública como nas da esfera familiar.
Colocar no nosso parlamento homens e mulheres, com exactamente as mesmas características , e todos prontinhos a dizer que sim aos chefes, de nada contribui para um mundo mais democrático , especialmente se todos esses homens e mulheres contribuirem para que a nossa mentalidade portuguesa , muito machista, ainda continue .
Mudar mentalidades é o que urge fazer primeiro, só depois faz algum sentido ter uma lei para traduzir esse mundo mais aberto ás diferentes sensibilidades.
Ter um parlamento, que apesar da lei das quotas, tem cada vez mais homens que mulheres traduz bem o poder pouco democrático deste país e apesar de a lei ter mudado, o mundo continua desigual.
...
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário