Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 30 de março de 2010

Em escolas privadas , muitos dos filhos dos defensores do "Eduquês" na Escola Pública.

Ontem o "Prós e contras " foi um programa histórico sobre a massificarão do ensino e o estatuto do aluno. Óptimas intervenções do painel de convidados, para vergonha minha ninguém assumidamente de esquerda. Desmistificaram-se conceitos : Paulo Portas disse e bem que a autoridade não é de esquerda nem de direita. Nuno Crato citou um teórico italiano de esquerda ,comunista , Gramsci que dizia sem papas na língua que a juventude precisa de rotinas, hábitos de trabalho, exigência , disciplina para se desenvolver intelectualmente e como cidadãos plenos. Nuno Crato desmontou a ideia de que escola inclusiva nada tem a ver com as políticas do "eduquês" que tem saído da 5 de Outubro, que ao fim e ao cabo não tem contribuído para a ascensão das classes mais baixas. Foi dito e bem, pfff...há quanto tempo que isto era preciso ser dito, que muitos dos teóricos do “eduques” da 5 de Outubro põe os filhos a estudar em colégios privados com a obtusa desculpa de que os horários na pública são maus.


Este programa foi a minha amêndoa de Páscoa.

Quem quiser ver , pode ir ao site da RTP.


...

domingo, 28 de março de 2010

Coisas ao léu.

Instituição milenar, e muito museológica, a  Igreja  católica revela agora que tem muitos, ainda activos "santinhos de pau carunchoso", isto é padres pedófilos. Acredito, Deus queira que sejam uma minoria.Provávelmente sempre foi assim.Simplesmente, os padres, o papa, a Igreja no seu conjunto, deveriam assumir que tem desejo sexual como todos os mortais, e que por isso necessitam de namorar e casar como todo o mundo, pondo de parte as crianças, como é óbvio, que apenas devem ter lugar importante no mundo dos adultos, como filhos, ou sobrinhos, ou ...alunos, nunca como companheiros sexuais!!!!!!!!!!!. A política de manter segredo sobre a pedófilia no seio da Igreja tem estado profundamente errrada, pois não é com mudanças de paróquia que se resolve qualquer coisa.
Nos meus tempos de Liceu, na Póvoa de Varzim tive uma colega que era filha de um padre, desde então que percebi que os padres não se completavam a 100% com o celibbato forçado.
As mulheres na igreja são tratadas como seres humanos de segunda classe, não podem ser sacerdotizas.Bom lembremo-nos que a Eva  resolveu um dia ir ao paraíso oferecer uma maçã cheia de pecado ao inocente Adão. Perturbou-o, incomodou-o, levou-o a pecar, e por isso para sempre ficou de castigo, ficámos todas. Pffff....

Mudando de assuntos...


O corpo de Leandro apareceu no rio Tua.È dificil comentar assuntos tão tristes.O menino não tinha autorização para sair da escola, mas saiu. Coisas deste género estão  mal , muito mal em muitas escolas.


Actas desaparecidas na  escola daquele professor de música  que se suicidou.Hum,....este assunto cheira mesmo muito mal. Escafede de mais.


...

domingo, 21 de março de 2010

Monstra, mais um dia, o 20 de Março de 2010.

Fui espectadora de duas sessões da Monstra, ontem. Na sala 3, pelas 17h, competição 06.Esta sessão tinha dois filmes portugueses, de Nuno Beato e Joana Toste.


Em seguida vi a retrospectiva de Priit Parn, the Independent Parn.( o “a” em Parn leva duas pintas em cima), animador da Estónia.Se contar com a sessão da Gulbenkian, em que vi "Abraço do vento" de José Miguel Ribeiro, apenas vi três filmes portugueses, o que é pouco pois havia mais a ver, por isso os meus comentários aqui , não se podem generalizar a toda a animação portuguesa. As questões técnicas não tem problemas na animação portuguesa, mas as histórias/conteúdos são muito insípidas, assépticas, assexuadas, sem ponta de erotismo algum. Os argumentos por certo vão todos ao confessionário, antes de serem aprovados. Resultado enfadonho. Por certo a política cultural, do poder, também é muito "Santinha"!!!!

Bom, para esquecer toda esta animação insonsa, tirei a barriga da miséria, com personagens completos nos filmes de Priit Parn, cineasta de corpo e alma inteira. Narrativas com críticas aos estereótipos estéticos, culturais/comportamentais do nosso mundo , e ao quarto escuro e sombrio das decisões do poder. Inesquecível o último filme. Traço e formas algo rudes, caricaturas por excelência de todos nós . História inesquecível a do último filme que vi: um senhor X vem a encontrar uma senhora Y (nomes dados por mim pois não me lembro dos nomes reais) de uma forma muito insólita, mas nada de especial se desenvolve entre eles . X é musculoso, farta cabeleira alaranjada, dá espectáculos de piruetas que levam ao rubro plateias de milhares de mulheres e homens.Y, passa o tempo todo dentro de casa perto de uma velha senhora, a fazer um novelo para a vida inteira. Ambos se decidem libertar de algo . X vai ao barbeiro/ cabeleireiro e pede-lhe para cortar a cabeleira . Este não quer mas perante as ameaças de X, cede. Acontece que sem a cabeleira X fica horrível pois a sua cabeça é meia torta. Desesperado e de cabeça perdida, mata o barbeiro. A partir daí tem a polícia atrás de si, e então esconde-se debaixo da terra em tubos de canalizações enormes, durante meses a fio, anos talvez, até que o cabelo lhe volta a crescer.

A senhora Y, mata a velha senhora a quem está presa pela meada, decide tratar da sua imagem, veste-se de forma muito erótica, ficando muito parecida com a Marylin Monroe, naquele seu vestido de saia muito redonda , onde a actriz se deixou fotografar numa tampa da rua de onde saia muito vento e que lhe fez levantar a saia que ela prendeu então com as mãos, assim relata a famosa foto. Bom mas Y, intencionalmente não veste cuequinhas. Percorre as ruas todas da cidade com um andar muito sexy, cantando feliz. Durante meses e anos, também. Pára por cima de um tampa em grade  de uma  rua, de onde vem muito vento, e dança . A saia levanta de vez em quando com o vento Junta-se uma multidão a aplaudi-la freneticamente, chegando ao êxtase sempre que a saia sobe. Ora bem, quem estava debaixo da terra mesmo por baixo da tampa em grade era X, que vê Y num plano inferior.hum...tudo nu. X decide sair do bueiro indo pois de encontro às pernas nuas de Y, mas………….foge, foge...ainda com medo da polícia....



Priit Parn era biólogo, deixou esse mundo, pelo da animação. Ainda bem.


...

sábado, 20 de março de 2010

Manuel Alegre.

Manuel Alegre, homem da cultura e da política, resistente e persistente, sem medo das palavras,defensor de causas justas, e sempre do lado do povo, está de volta.
 Esperemos que seja o próximo Presidente da Républica.


...

quinta-feira, 18 de março de 2010

Democracia é bagunça??

Ora bem ,vamos lá ver como cresceu e se desenvolveu a democracia desde o 25 de Abril. Eis alguns aspectos do estado actual do país:


CGD injecta quarenta mil milhões de euros, dinheiro do povo, no BPN , banco privado .

Médicos reformam-se do SNS , e formam empresas que depois os colocam de novo a servir o SNS, ganhando 9 vezes mais, com dinheiro do povo.

Os CTT, empresa maioritariamente do estado, está aparentemente a ser quase privatizada, isto é os lucros actuais , dinheiro do povo passarão para privados e os serviços que actualmente dão prejuízo serão provavelmente subcontratados para empresas sediadas em Marte.

A REN e outras empresas que tais, geram lucros enormes, dão prémios multimilionários aos seus administradores com dinheiro do povo. REN também pronta para a privatização...pfffffffffff....!!

Primeiro ministro diz que um telejornal é travestido e ele pouco depois sai do ar.

Os maus da fita, os diabolizados, são as classes profissionais, professores, etc,...

Os salários e a precariedade de emprego são muito baixos para classe média e a outra ainda mais baixa.

O 25 de Abril deu muitas alegrias ao povo, e este regime continua a dar........

Sócrates culpado desta política.


...

segunda-feira, 15 de março de 2010

A história da animação Portuguesa com bocados que se desfizeram em serrim....

Fui ontem domingo a uma sessão da Monstra na Gulbenkian . O tema era , "Animação e dança".Gostei mais de uns filmes do que de outros . Destaco um filme , "Amourette" da realizadora Suiça , Maja Gehrig, de 2009,  em que dois daqueles bonecos articulados de madeira , que os artistas usam para estudar a figura humana , (mas estes completos com todas as miudezas), dançam , dançam, fazem amor e dançam e fazem amor , tanto, tanto, que acabam por se desfazer em serrim. Não , não é só a história que desperta gargalhadas, (despertou mesmo) que interessa, é a linguagem estética , o movimento , a boa sincronização com a música. Puro divertimento.
O último filme, que vi nessa sessão  é daquelas coisas que continua a ser considerado divertimento, mas que desculpem até me deu tonturas, os olhos e a cabeça ficam mesmo baralhadas, e são risquinhos e mais risquinhos sobre películas de cinema, que tem tanto contraste sobre o negro e com tanto movimento, que se tornam pura agressão física, via olhinhos. No dia em que estas coisas deixarem de aparecer em festivais eu abro uma garrafa de champanhe. Pffffffff..não há pachorra! Estou a Falar de Free Radicals de Len Lye, 1958 Reino Unido.

Bom no catálogo li atentamente a história da animação Portuguesa, gostei do que lá está, mas registo que acontecimentos importantes de lá desapareceram, talvez se tenham desfeito em serrim , quem sabe !!!!!

Aqui vão :

Não são mencionadas as horas e horas de animação Portuguesa feitas para o programa "Rua Sésamo".
A propósito vou contar uma pequena história verdadeira, desta lutadora de causas justas :

Fui uma das autoras e realizadoras de muita animação da Rua Sésamo. Quando vi o primeiro episódio da série na televisão fiquei estupefacta pois na ficha técnica não eram mencionados os inúmeros animadores portugueses, tendência nada democrática nem condizente com a moda internacional, Hollyood incluído, em que todos os técnicos , artistas, etc, até moços de recados (best boys) aparecem na ficha técnica. Apelei junto dos meus colegas, cujos nomes não divulgo, para fazermos um abaixo assinado para que a RTP incluísse os nosso nomes na ficha técnica. Fizemos o abaixo assinado, a RTP, recebeu-me para falar sobre o assunto. Conseguimos .Passei a ser mal amada por essa instituição, aliás por todas penso, pffff…que me importa…durmo bem. Sou orgulhosamente conhecida por estas e outras razões como a pessoa que dá problemas em todo o lado, porque caladinha me queriam mas caladinha não fiquei .E rebelde até ao fim ficarei.Mas durmo bem, ah,!!! e não recorto coisinhas das fotos.

Recebi um Sete de Ouro pela animação feita para este programa, mas esse facto também se deve ter desfeito em serrim....

Fiz o primeiro teledisco totalmente rodado em animação em Portugal, "Impressões digitais " dos GNR, recebi um Sete de ouro, por ele, mas esse facto também se deve ter desfeito em serrim...
Enfim, goste-se ou não do estilo, estas coisas também fazem parte da história da animação portuguesa.
Não era só Estaline que recortava coisinhas das fotos....pfffffffffff....em "democracia" também se faz isso.


...

domingo, 14 de março de 2010

Ainda o assédio moral nas empresas, e...os Cubanos que não trabalham na France Telecom....

Quando numa empresa e instituição se ignoram os conflitos e agressões, é por várias razões, uma das quais é o proveito que deles se tira. Chama-se a isso assédio moral, muitas vezes é funcionalmente /intencionalmente provocado para mandar um trabalhador para fora da empresa.Isso também acontece nas Escolas portuguesas, e eu sei do que falo .


Na escola onde leccionava o professor de música, que dizem era frágil, pudera , não há desculpa para o tratarem mal. Ouvi uns alunos dizerem que ele não sabia impor respeito, eu pergunto-me que RAIO de educação é esta em que as diferentes personalidades/identidades das pessoas não são respeitadas, e se consente que o que é frágil é para ser esmagado? Para mim esta escola não funcionava bem, assim como a do menino que se suicidou também não estava bem .
Aqui estão uns excertos de notícias relacionadas com os 40 suicídios na France Telecom.

Aqueles Cubanos que falam em falta de liberdade, suicidam-se voluntariamente, é bom que eles saibam que num regime de capitalismo selvagem vão ser empurrados por desespero para o suicídio, depois de serem tratados pior que um saco de batatas. Cuba vence , em questão de suicídio. Que fazer com a liberdade de palavra na boca se ao mesmo tempo somos humilhados durante anos a fio, com consentimento e aplauso dos poderes do biquinho da pirâmide do poder..........................????????????

Semanário Sol Domingo, 14 Março 2010 16º C Máx
França


Relatório acusa ex-dirigentes da France Telecom de nada fazerem perante vaga de suicídios


Um relatório da inspecção do trabalho que investiga a onda de suicídios de trabalhadores da France Telecom acusa antigos dirigentes de topo de nada fazerem perante as consequências do seu plano de reorganização da empresa
O documento indica que os últimos suicídios na France Telecom «não são casos particulares» e estão relacionados com a política de reorganização e gestão posta em marcha a partir de 2006.


O diário francês Le Parisien publica hoje excertos do relatório, enviado para a Procuradoria de Paris, no qual a inspectora Sylvia Catala fala de «assédio moral» no seio do operador francês de telecomunicações.


Segundo a responsável, os mais altos cargos da empresa foram alertados «em diversas ocasiões» por médicos, sindicalistas e inspectores laborais sobre «os efeitos sobre a saúde dos trabalhadores» que estava a ter a política de reorganização da empresa.


Apesar disso, acrescenta o relatório, foram apenas aplicadas medidas para remediar o «sofrimento» do quadro de pessoal.


As acusações dirigem-se, em concreto, contra três directores, entre eles, o antigo presidente Didier Lombard, recentemente substituído no cargo por Sthéphane Richard.


A inspectora argumenta que os cerca de quarenta suicídios ocorridos nos últimos anos são consequência do 'Plan Next', posto em marcha em 2006 para melhorar o rendimento, eficácia e produtividade da empresa.


Esse plano previa a supressão de 22 mil postos em três anos e a transferência forçada de 11 mil trabalhadores.


Lusa / SOL






Relatório acusa ex-dirigentes da France Telecom de nada fazerem perante vaga de suicídios


De Marco Lopes da Silva (LUSA) – Há 20 horas


Paris, 13 mar (Lusa) - Um relatório da inspeção do trabalho que investiga a onda de suicídios de trabalhadores da France Telecom acusa antigos dirigentes de topo de nada fazerem perante as consequências do seu plano de reorganização da empresa.


O documento indica que os últimos suicídios na France Telecom "não são casos particulares" e estão relacionados com a "política de reorganização e gestão posta em marcha a partir de 2006.


O diário francês Le Parisien publica hoje excertos do relatório, enviado para a Procuradoria de Paris, no qual a inspetora Sylvia Catala fala de "assédio moral" no seio do operador francês de telecomunicações.


© 2010 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.


....

sábado, 13 de março de 2010

MEACP : a Monstra, a Eternidade e a Assertividade com as Coisas Passageiras....

Acredito na arte como reinterpretação humana, do que quer que seja que os humanos experienciem. Pôr uma ordem no caos humano, ignorá-lo, acentuá-lo , percebê-lo, enfim seja ele o que for. Não a compreendo sem o elemento de mudança: "mudam-se os tempos mudam-se as vontades, muda-se o ser , muda-se a esperança, todo o mundo é composto de mudanças" - Luís de Camões, o autor de uma das frases /lemas minhas preferidas. Outro dos meus lemas preferidos é uma colagem de uma frase que alguém criou acrescentada de algo meu: " È a falar que as pessoas se entendem" ( frase de autor desconhecido), a que juntei: "quando se querem entender".. Então fica assim :


" È a falar que as pessoas se entendem, quando querem entender"

Assim quando quero falar com alguém com quem quero falar digo :

È a falar que as pessoas se entendem , quando se querem entender. Queres entender-te comigo?" Se a pessoa diz sim , então falo e normalmente entendemo-nos. Se a pessoa começa logo com insultos e agressões já sei que ela não se deseja entender. Das duas uma : ou viro a cara e ignoro, e isso é uma bofetada de luva branca, ou ponho os pontos nos is, isto é digo-lhe de forma assertiva aquilo que realmente merece ouvir, porque uma coisa aprendi na vida: os sacaninhas, que gostam de pisar tudo e todos para se imporem , precisam de ser contrariados e de ver que há gente que deles não tem medo, e isso é um caminho que não é fácil para irem perdendo terreno para a sua caça ilegal. Bom , mas quem disse que a vida é um mar de rosas? E então os picos!!! Definitivamente os conflitos fazem parte dela. Da tempestade surge a bonança.

Bom , e a Monstra aí está, repleta de vitalidade e é um prazer ver como o cinema de animação português cresceu. Tirei um mestrado em cinema de animação em Inglaterra. Lá estive praticamente quase a ganhar um prémio de animação no "First bite competition" com um filme que realizei em conjunto com um ilustrador” Fast removals”. Tanto lá com cá, tive a oportunidade de ficar ligada ao reino inseguro da arte .Já que não tenho fortuna, nem ninguém a sustentar-me , optei pela segurança, sendo professora. Perdi tempo e estado de espírito sequencial para me dedicar exclusivamente à arte. Perdi fama que já tive, prémios e entrevistas, todo um foguetório que nunca me impressionou muito. Cresci mais na compreensão do que é o ser humano, e a ensinar cresci muito também como "artista plástica", simplesmente porque há sempre que aprender para ensinar. Perto dos 56 anos, cansada, ainda tenho sete turmas!!!!!!!!!!!!!! Uma filha já meia criada ( se escreve aqueles poemas...).

Finalmente , lentamente, saborosamente, detalhadamente , estou a fazer o meu muito pessoal filme de animação, fazendo tudo para que fique intenso, saboroso e belo, assim como que um bombom , que se desfazerá no coração de quem o vê. A música já existe e é linda. Estará pronto quando estiver, porque a hora de nascer é um momento muito especial, num dia qualquer, duma estação qualquer, dum ano qualquer, porque o julgamento de qualquer obra de arte é o do juízo final da eternidade....


...

quinta-feira, 11 de março de 2010

O professor de música deixou o inferno da escola e foi para o céu.

Queria ensinar música.Era insultado nas aulas.As sucessivas gerações de jovens que passam por este sistema de ensino tem assistido a humilhações de alunos e professores , pois na escola , quando os jovens assim o desejam podem  mandar nos professores e insultá-los também. Muitas vezes os vários poderes instalados desde o topo da pirâmide , aplaudem. São "poderes" que muitas vezes trepam a pirâmide porque ficam bem na sua "decoração"  condizente com a cor do vértice superior. Se um professor destoa da decoração da escola tanto melhor que tenha problemas. A culpa é dele, não presta, ninguém gosta dele, só levanta problemas em todo o lado, não sabe ouvir, é cego, vamos malhar nele em conjunto.
Ficam mais ou menos todos surdos a todos os problemas, à excepção de um : manter a decoração da pirâmide intacta, pois muitos previlégios os esperam. È assim mais ou menos desde o 25 de Abril.
Há muito que ando desiludida com o desenho do sistema de ensino, sistema que não pôs o saber e conhecimento no seu centro mas vários interesses, que por aí não passam.
Suicidou-se o professor de música. Estou com ele onde ele estiver. Um dia colega, será feita justiça à tua morte.Os incompetentes poderes surdos da escola, que para piorar mais o cenário,  ainda querem estimular a competição entre nós, em vez da cooperação, terão os dias contados.
Eras um artista, gostavas de música mas viveste no inferno.
Paz à tua alma.
O mundo onde viveste não te merece.


...

Humilhação no local de trabalho.

Deste site Brasileiro, retirei o seguinte sobre assédio moral no local de trabalho:

http://www.assediomoral.org/spip.php?article1



O que é humilhação  ?

Conceito: É um sentimento de ser ofendido/a, menosprezado/a, rebaixado/a, inferiorizado/a, submetido/a, vexado/a, constrangido/a e ultrajado/a pelo outro/a. É sentir-se um ninguém, sem valor, inútil. Magoado/a, revoltado/a, perturbado/a, mortificado/a, traído/a, envergonhado/a, indignado/a e com raiva. A humilhação causa dor, tristeza e sofrimento.

E o que é assédio moral no trabalho?

É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.

Caracteriza-se pela degradação deliberada das condições de trabalho em que prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relação a seus subordinados, constituindo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e a organização. A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpabilizada e desacreditada diante dos pares. Estes, por medo do desemprego e a vergonha de serem também humilhados associado ao estímulo constante à competitividade, rompem os laços afetivos com a vítima e, freqüentemente, reproduzem e reatualizam ações e atos do agressor no ambiente de trabalho, instaurando o ’pacto da tolerância e do silêncio’ no coletivo, enquanto a vitima vai gradativamente se desestabilizando e fragilizando, ’perdendo’ sua auto-estima.

Em resumo: um ato isolado de humilhação não é assédio moral. Este, pressupõe:

1. repetição sistemática


2. intencionalidade (forçar o outro a abrir mão do emprego)


3. direcionalidade (uma pessoa do grupo é escolhida como bode expiatório)


4. temporalidade (durante a jornada, por dias e meses)


5. degradação deliberada das condições de trabalho


...

terça-feira, 9 de março de 2010

Também é romantica,...ainda bem!

Sentimento,


Busco encontrá-lo,

No fundo…

Do mar,

Da tempestade

Que é meu coração.



Meu coração,

Onde procuro

O sentido,

O sentimento,

A ausência.

Talvez dele,

Talvez de ti,

Talvez por ti,

Talvez.



Procuro a certeza,

Procuro-a no fundo,

Procuro encontrá-la.

E encontrei-a.

A certeza

De todas as incertezas,

A certeza que o talvez,

Por ti,

É a presença e,

Não a ausência,

De tudo.



Eu,

Envolta em sentimentos,

Teus

E por ti.

Tenho a certeza.






Fernanda Moreira Amado


....

A minha filha tem alma de poeta.

Aqui, na minha cabeça, sobre as minhas palavras, me rendo, a mim e ao meu coração, a um amor que espero encontrar.


Ocupando a minha cabeça, ocupando os meus momentos, deparei-me com uma ilusão. Uma ilusão que procura a sua própria realidade.

Anseio poder tornar essa mesma ilusão no teu amor.

Desejo que uma realidade anseie pela minha ilusão.

Uma ilusão simples, amar e ser amado, com o mundo a ceder, com a calma e serenidade do nosso amor, da nossa natureza, do nosso céu.






Fernanda Moreira Amado
 
 
...

sábado, 6 de março de 2010

O brilho das estrelas .

Há muitas estrelas no céu. Umas pequeninas e de vida curta. Outras ricas de energia cintilante , por trás de um céu escuro denso e pesado, apenas esperam a leveza de um dia claro e soalheiro para se mostrarem com a força da sua beleza intemporal. Saíram do "palco", mas nós sabemos que lá merecem voltar mais uma e outra vez, nesta geração, e noutra mais adiante ...


Hoje no festival da canção brilhou Fernando Tordo com a sua voz densa, quente , única, cantando Ary dos Santos."Minha laranja amarga e doce,....", "Tourada". eu sei lá , estas e outras tantas canções que teimam em ganhar brilho, sabor e sentido com o peso dos anos. São estas as estrelas de que falei hoje.

Do melhor que já alguma vez se escreveu para cantar em Portugal e no mundo como disse e bem Fernando Tordo.


...

De jeito nenhum....definitivamente não e não!

Liberdade em Cuba e em Portugal, em todo o mundo a favor de valores certos, sejam eles benéficos ou  não para  a esquerda ou direita , tons intermédios e  acromáticos também. Em democracia o combate político deve-se fazer pelo confronto claro de ideias e tramóias , não com censura ou prisões.


Por isso não concordo com a opinião de Mário Soares dizendo que os casos da justiça em Portugal não devem andar nos media. Escândalos, violências, tramóias, deturpações, mentiras do antigo regime fascista , eram cautelosamente desviadas dos olhos , ouvidos , inteligência do povo. Agora depois do 25 de Abril custa-me que um político apelidado de paladino da liberdade em Portugal venha defender o segredo de justiça, para quê, pergunto eu? Para que os podres dos ricos e poderosos fiquem escondidos e os podres do povo á mostra, escancarados??? Não muito obrigada, mas não....


...

quinta-feira, 4 de março de 2010

Leandro, 12 anos, já cá não está.

O autor de bulling pensa que o poder se conquista pela violência física ou psicológica, e este é um conceito de vida entranhado na sua cabeça, por isso o bulling é forma de vida continuada.
Os autores de bulling são ambiciosos e medíocres.


Nem a escola nem a família devem ignorar. Temos que ter valores diferentes e não hesitar em os exercer: impormos as nossas crenças com inteligência e aceitação do "diferente" são melhor caminho para encontrarmos um espaço e papel na sociedade, que exercer a boçalidade do bulling .
Há na escola os profissionais adequados , como psicólogos, assistentes sociais , intermediadores culturais , funcionários em qualidade e número suficiente para atalharem e corrigirem comportamentos desviantes? Não.

Mesmo assim, isso não desculpa que os professores de forma cooperativa e organizada não tenham actuado e evitado o suicídio do Leandro.

Pergunto-me a mim mesmo o que fazem certas associação de pais á volta da Escola. A intervenção do presidente da Associação de pais da escola do Leandro é um insulto à nossa inteligência e sensibilidade.

Na Escola Jorge Peixinho as coisas correm mal, muito mal também...não há explicação para que uma adolescente seja humilhada de forma continuada pelos seus pares. E quando os adultos ignoram, também eles a humilham.


...

Pfffffffffffff.......até quando?

Estou em greve, porque ela é justa para os trabalhadores e / ou colaboradores!

Mudando de assunto, ontem ouvi as declarações de Manuela Moura Guedes , jornalista corrida dos ecrâs por razões políticas antidemocráticas e todos nos devíamos incomodar muito com isso, hoje é ela amanhã poderão ser outros...
Como portuguesa ,que ainda  acredita que estámos num país independente , acho profundamente deprimente , revoltante, indignante , que um primeiro ministro português, recorra ao Rei de Espanha para o ajudar a resolver os problemas "dele ", não os de Portugal por certo.  Pffff, estou furiosa, com o nosso "chefe", ou melhor dizendo o"nosso primeiro". Até quendo se tem que aguentar isto?


...

terça-feira, 2 de março de 2010

Verbos que precisam de "ar".

Comunicar, . . .  amar, . . .   falar,. . . .   criar,. . .  educar,

ensinar,

 . . . dar, . . .


Enfim são muitos os verbos entre os  humanos, que precisam de ar, da tal atmosfera propícia  que permita ... hummmm,...respirar profundo , ......  expirar, ...hummmm,  ....encontrar por si, o  espaço necessário para reflectir , antes de agir,

comunicando, amando, falando, criando, educando, ensinando, dando, com os outros, para os outros, atendendo aos outros e a nós..

Os roteiros de vida ,
roubam-nos a inspiração,
a reflexão.
Espartilham-nos,
amordaçam-nos.
Estragam os verbos
que
necessitam
de
ar .


...

segunda-feira, 1 de março de 2010

2010, ano de terramotos e enchurradas diluvianas.

No Haiti, na Madeira, no Chile, as casas das pessoas (o seu lugar mais intimo e seguro) , foram fortemente afectadas por terramotos e enchurradas fora do comum.
No Haiti as casas desfizeram-se aos bocadinhos enquanto caiam. "Pernas fracas, cabeça e troncos pesados" pareceu-me, ao ver os telhados caidos , esmagando  paredes e estrutura enquanto a terra se sacudia fortemente.Este foi o país onde se registram mais mortos: milhares.
Na Madeira a enchurrada leva as terras pelos montes abaixo, o seu leito roubado pelas construções, e as casas inclinam, mas permanecem inteiras, como que cubos lançados num jogo, pela encosta abaixo.
No Chile um terramoto de 8.8 : vi hoje na televisão, casas  com cerca de quatro pisos , depois do maior terramoto de há cem anos, inclinaram  cerca de 40 graus para trás, mas mantendo-se inteiras.Fortes, como a torre de Pisa.
Neste país são também assustadoras as imagens de prédios de catorze andares, blocos largos : em alguns casos rachados a meio, e mantendo os andares de cima mais ou menos intactos, mas  esmagando  os de baixo...pfffffffffff....que horror ( um prédio parecia-me que tinha baixado drásticamente de altura).

Credo, Jesus , canhoto, Deus me livre de sentir uma desgraça assim neste prédio de 9 andares onde vivo, numa colina....pffffff.............
Arca de Noé , precisa-se..........


...
Powered By Blogger