Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 15 de março de 2010

A história da animação Portuguesa com bocados que se desfizeram em serrim....

Fui ontem domingo a uma sessão da Monstra na Gulbenkian . O tema era , "Animação e dança".Gostei mais de uns filmes do que de outros . Destaco um filme , "Amourette" da realizadora Suiça , Maja Gehrig, de 2009,  em que dois daqueles bonecos articulados de madeira , que os artistas usam para estudar a figura humana , (mas estes completos com todas as miudezas), dançam , dançam, fazem amor e dançam e fazem amor , tanto, tanto, que acabam por se desfazer em serrim. Não , não é só a história que desperta gargalhadas, (despertou mesmo) que interessa, é a linguagem estética , o movimento , a boa sincronização com a música. Puro divertimento.
O último filme, que vi nessa sessão  é daquelas coisas que continua a ser considerado divertimento, mas que desculpem até me deu tonturas, os olhos e a cabeça ficam mesmo baralhadas, e são risquinhos e mais risquinhos sobre películas de cinema, que tem tanto contraste sobre o negro e com tanto movimento, que se tornam pura agressão física, via olhinhos. No dia em que estas coisas deixarem de aparecer em festivais eu abro uma garrafa de champanhe. Pffffffff..não há pachorra! Estou a Falar de Free Radicals de Len Lye, 1958 Reino Unido.

Bom no catálogo li atentamente a história da animação Portuguesa, gostei do que lá está, mas registo que acontecimentos importantes de lá desapareceram, talvez se tenham desfeito em serrim , quem sabe !!!!!

Aqui vão :

Não são mencionadas as horas e horas de animação Portuguesa feitas para o programa "Rua Sésamo".
A propósito vou contar uma pequena história verdadeira, desta lutadora de causas justas :

Fui uma das autoras e realizadoras de muita animação da Rua Sésamo. Quando vi o primeiro episódio da série na televisão fiquei estupefacta pois na ficha técnica não eram mencionados os inúmeros animadores portugueses, tendência nada democrática nem condizente com a moda internacional, Hollyood incluído, em que todos os técnicos , artistas, etc, até moços de recados (best boys) aparecem na ficha técnica. Apelei junto dos meus colegas, cujos nomes não divulgo, para fazermos um abaixo assinado para que a RTP incluísse os nosso nomes na ficha técnica. Fizemos o abaixo assinado, a RTP, recebeu-me para falar sobre o assunto. Conseguimos .Passei a ser mal amada por essa instituição, aliás por todas penso, pffff…que me importa…durmo bem. Sou orgulhosamente conhecida por estas e outras razões como a pessoa que dá problemas em todo o lado, porque caladinha me queriam mas caladinha não fiquei .E rebelde até ao fim ficarei.Mas durmo bem, ah,!!! e não recorto coisinhas das fotos.

Recebi um Sete de Ouro pela animação feita para este programa, mas esse facto também se deve ter desfeito em serrim....

Fiz o primeiro teledisco totalmente rodado em animação em Portugal, "Impressões digitais " dos GNR, recebi um Sete de ouro, por ele, mas esse facto também se deve ter desfeito em serrim...
Enfim, goste-se ou não do estilo, estas coisas também fazem parte da história da animação portuguesa.
Não era só Estaline que recortava coisinhas das fotos....pfffffffffff....em "democracia" também se faz isso.


...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Powered By Blogger