No Haiti, na Madeira, no Chile, as casas das pessoas (o seu lugar mais intimo e seguro) , foram fortemente afectadas por terramotos e enchurradas fora do comum.
No Haiti as casas desfizeram-se aos bocadinhos enquanto caiam. "Pernas fracas, cabeça e troncos pesados" pareceu-me, ao ver os telhados caidos , esmagando paredes e estrutura enquanto a terra se sacudia fortemente.Este foi o país onde se registram mais mortos: milhares.
Na Madeira a enchurrada leva as terras pelos montes abaixo, o seu leito roubado pelas construções, e as casas inclinam, mas permanecem inteiras, como que cubos lançados num jogo, pela encosta abaixo.
No Chile um terramoto de 8.8 : vi hoje na televisão, casas com cerca de quatro pisos , depois do maior terramoto de há cem anos, inclinaram cerca de 40 graus para trás, mas mantendo-se inteiras.Fortes, como a torre de Pisa.
Neste país são também assustadoras as imagens de prédios de catorze andares, blocos largos : em alguns casos rachados a meio, e mantendo os andares de cima mais ou menos intactos, mas esmagando os de baixo...pfffffffffff....que horror ( um prédio parecia-me que tinha baixado drásticamente de altura).
Credo, Jesus , canhoto, Deus me livre de sentir uma desgraça assim neste prédio de 9 andares onde vivo, numa colina....pffffff.............
Arca de Noé , precisa-se..........
...
segunda-feira, 1 de março de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário