Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Início de uma desilusão.

Estou a ficar péssimista com a nova ministra e as suas "aparentes" novas propostas.


...

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

"Ágora"

È um filme imperdível. Cinema Europeu, realizador espanhol.. Conta a história de uma grande mulher , nome complicado que já não me lembro,grande astrónoma , pensadora e filósofa  de Alexandria em 300 e tal depois de Cristo, altura de  decadência do Império Romano.Era a favor da paz e do conhecimento, morreu e os registos da  sua obra  foram apagadas na altura porque ousou ultrapassar auilo que era permitido a uma mulher na altura : obedecer cegamente aos homens.A sua memória sobreviveu.
Morta à pedrada.
Sob o ponto de vista da ciência da altura o filme é muito interessante também. Apesar de tudo ela foi e é muito amada pelos homens, pelos melhores homens como por este realizador e por quem lhe deu condições para fazer este belo filme.


...

Pensamento de Natal.

Mesmo aqueles que nos olham com desconfiança precisam de amor neste Natal.
Todos precisamos de amor este Natal .
O Natal é como que um "calor humano " que nos faz mais fortes para enfrentarmos os desmandos desagradáveis do Inverno e da vida.
Feliz Natal para todos.


...

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Para já, só uma tremedeira ...um bocado assustadora!

Senti solavancos na cama. Acordei sobressaltada...seria um sonho esquisito ou uma tremedeira provocada por um terramoto?


A resposta veio do meu cão: também ele incomodado andava para trás e para a frente no corredor a ladrar zangado contra o abanar estranho da casa. Não, não era um sonho, porque esses não são detectados pelo cão. Foi um tremor de terra, fraco graças ao Deus da sorte.



...

domingo, 13 de dezembro de 2009

Código deontológico sobre a terra.

Código Deontológico para os professores, concordo, com consequências para os infractores.Entretanto as negociações vão andando. Nas circunstâncias actuais não concordo com a avaliação por pares, porque eles nem sempre afinam a "dança" a pares. Quantas vezes nem a orquestra, nem os bailarinos acertam, e o bailarico mais parece o sítio do mafarrico!

Um bocado de céu , é o que tem, quem vive num 9º andar sem montacargas . Se o prédio fosse abaixo , o que caberia a cada um, de terra, seria talvez um metro quadrado, mas sempre poderíamos dizer que tivemos uma área razoável de céu.No caso de morte para quem vive num andar alto, o seu caixão não caberia no elevador, a não ser se for de pé.Tem uma certa piada, um morto descer de elevador, em pé.Gostaria de saber como vai ser esse meu momento.
Se me sair o euromilhões , juro a "pés juntos" que arranjo uma casa sobre a terra.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Mesmo bom.

Um bom copo de vinho numa boa companhia, uma ternura de quem nos quer bem, uma lambidela do nosso cão , um CD a tocar e encantar. Há bocados de vida assim, em que temos pouco, mas bom. Entalados em coisas simples, entregámo-nos à brisa da vida e ficámos leves a pairar sobre nós próprios.

Rodrigo Leão apresenta-nos música assim, inspiradora, para embalar ...
Comprei , Rodrigo Leão &Cinema Ensemble,  tenho  usado e abusado do CD "A mãe".

...

domingo, 29 de novembro de 2009

"Capitalismo, uma história de amor"

È um filme de Michael Moore. Era para ir com uma jovem pessoa, ver um filme em que uma rapariga se apaixona por um vampiro ( Lua nova) . Ainda bem que não fui. Para além do brilho dos néones, está na sombra uma América vítima do capitalismo. Michael Moore mostra-nos , num estilo muito ao seu jeito, uma colagem de documentários e alguma ficção, que nos abre os olhos e a mente, para o coração dos que sofrem injustamente por abusos de quem só quer o lucro imediato. Chocante foi saber que algumas empresas fazem seguros de vida para os trabalhadores e que o benefício desse seguro, em caso de morte vai para a empresa e não para a família . Chocantes os exemplos que nos relatou a respeito destes seguros. Em relação à habitação , documentou casos em que as pessoas vão para o olho da rua , sem qualquer hesitação : uma família que vivia há quatro gerações na mesma quinta, é  escorraçada, "despejada" como se de verdadeira sujidade se tratasse, do fundo de um caixote de lixo.Já não aguentavam a subida de juros do empréstimo que fizeram para aí construir uma habitação.Foi revoltante ver as lágrimas sinceras e a raiva na cara deste ferroviário e de sua mulher que trabalhava num lar de idosos. Enfim muito podia relatar, ...mas a pergunta fica no ar, tem sido  a América uma democracia , ou são antes os bancos que a tem governado segundo as suas conveniências ?
Mas a Constituição dos Estados Unidos começa assim: Nós o Povo...


Aconselho vivamente a todos os que querem ver mais para além do brilho dos néones....

sábado, 14 de novembro de 2009

"O homem do prédio"

"Eu sou um homem na cidade " cantava e canta Carlos do Carmo.Hoje estava a passear o cão , e lembrei-me dessa canção , reflectindo no facto de que  muitos homens e mulheres vieram das cidades para grandes prédios nos arredores, e por isso nós todos merecíamos uma outra canção:" Eu sou o homem e a mulher do prédio "(Ah e os putos tb!!!)...pffff....


.....

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Modelos de avaliação de professores.

O melhor modelo que para aí anda parece-me ser sem dúvida o do Bloco de Esquerda.
A proposta do CDS , acaba por ser mais ou menos o que estava: A avaliação do professor pelo Conselho Pedagógico das Escolas, continua a ser avaliação por pares, até porque estão lá no CP colegas de departamento dos avaliados.Parece novidade mas até nem é assim tanto. Já na proposta do CDS concordo com o Portefólio, mas este e eventuais aulas assistidas só devem ser avaliados por avaliadores externos, que assim terão uma visão alargada e não fechada do ensino numa dada região, e daí da visão global e desinteressada dos problemas poderão sair as soluções mais assertivas.
O modelo do BE relaciona a avaliação do professor com o contexto da escola o que está correctissimo

Agora vou para a Escola.


...

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Capitocialismo ou sociapitalismo, em Berlim?

"Adeus Lenine" é um filme muito interessante sobre a queda do muro de Berlim. Porque não o passam na televisão?
Estive em Berlim ocidental antes da queda do muro, cerca de 15 anos antes.Visitei também Berlim leste na mesma altura, para ver um museu, já não me lembro qual. Ninguém me mordeu.Claro que aquela divisão  não fazia sentido, muitas familias foram separadas durante muitas décadas, muitos mitos se criaram sobre o socialismo e o capitalismo, de ambos os lados .Berlim ocidental era a montra do capitalismo, diziam-me então.O lado de lá a montra do socialismo.De ambos os lados do muro reinava a tristeza.
Agora é fazer um "shake" com os  melhores ingredientes de ambos os regimes e seguir em frente com o....


...

domingo, 8 de novembro de 2009

Ditados portugueses.

Estes são os ditados Portugueses, que aprendi directamente da boca dos meus antepassados, ou de outras fontes, e que me tem ajudado a trilhar o meu caminho (apresentados por ordem alfabética):

-Coitadinho, não morreu, mas está ...inchadinho...

-De pequenino se torce o pepino.

-Depressa e bem não há ninguém.

-Devagar se vai ao longe.

-Não deixes para amanhã, o que podes fazer hoje.

-Nunca o invejoso medrou, nem quem à beira dele morou.

-O que não mata, engorda...

-Os cães ladram e a caravana passa.

-Quando uma porta se fecha, outra se abre.

-Quem feio ama, bonito lhe parece.

Aquele é um "santinho" de pau carunchoso.


...

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

"O dia da saia"

È um filme sobre o sofrimento de uma escola muito difícil, num bairro multicultural já de si com muitos problemas.Na hora de já não aguentar mais uma "maquilhagem" que a sufoca, desvenda-se a realidade escolar nua e crua : um corpo docente que se critica mais do que se entreajuda, um director que sabe dos problemas mas que arranja sempre óptimas desculpas para nada fazer, uma turma de jovens que acham porventura que o modo de ser violento lhes traz mais vantagens que o conhecimento .Uma professora que só aguenta a escola à custa de calmantes, e que está já pela ponta dos cabelos.Vi também naqueles seus jovens alunos, principalmente nos rapazes um machismo demasiado agressivo e não me enganei: as armas e a  violação também faziam parte do seu mundo.Jovens sempre prontos a desafiar a orientação da professora que já não sabe qual o seu papel num labirinto de constantes desencontros. Um filme com emoções do príncipio ao fim.
Uma aula que acaba mal .
Um filme actual, mesmo em cima dos acontecimenrtos.
Aconselho a todos os professores e a todos que se preocupam com o ensino público e laico.
Mais um bom filme europeu, a olhar para dentro de nós.
Quero mais cinema europeu na Europa.Em todo o mundo.

sábado, 24 de outubro de 2009

Adivinhem de que falo.

Desde que puseram os.............. a mandar na............, passando os ...................para trás, tudo começou a andar ás arrecuas, porque os.........sabem no geral menos das matérias que os e as ................ Então a ................ passou a ter o nível de qualidade dos................... e não dos.............. .


Concluindo, cada.............tem a ................que merece.




...

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Na Educação, é tempo de esperança.

Agrada-me que este governo tenha mais mulheres e tenho esperanças positivas em relação a Isabel Alçada, na Educação.


...

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Histórias de sobrevivência "natural".





A planta lá do fundo secou quase por completo, e sem qualquer intervenção minha "plantou-se" no vaso da frente. O vaso pendurado no tecto  também não faz feliz a planta , que decidiu sozinha ir descendo e amarrar-se à planta do vaso grande sobre a bancada ( que por sua vez já tinha saltado lá do fundo).
  Lições de vida,  na minha cozinha.


...

Dou graças a Deus.

Dou graças a Deus que José Saramago tenha regressado a Portugal. È profundamente espiritual e inteligente e Portugal precisa de o ter cá.
Ainda não li o seu último livro, sobre "Caim" , mas estou ddesejosa de o fazer.Quanto ao "Evangelho segundo Jesus Cristo", li, é lindo, nunca compreendi a razão dos protestos da Igreja sobre tão belo livro. Está na altura de a Igreja se sair debaixo  das teias de aranha, o mundo necessita de uma Igreja a par do seu tempo.

Quanto ao deputado do PSD que pediu a José Saramago para renunciar à sua nacionalidade, só lamento que  gente tão imbecil e caciqueira chegue a deputado. A política necessita de gente inteligente e democrata, não de figurinhas fascizantes.


...

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Muitas perguntas, na minha aula pessoal.

Escola Democrática,  Democracia na Escola,  Escola na Democracia , Escola e Democracia, em muitas situações se tem associado a palavra Democracia à Escola.
Resta saber se o melhor que a democracia pode e deve ter, foi o que  entrou  e se instalou na escola, se isso a beneficiou ou não ,  ou se pelo contrário foi  o pior dela que lá se matriculou . Pois, pois ...a democracia tem zonas pouco iluminadas ,  as ideais, muitas das  vezes, para as lutas e disputas pelo poder.
E o que é que de bom a Escola tem dado à democracia?
Eu sei que muita boa  coisa  há na Escola....


Estou cheia de perguntas e reflexões para fazer, mas...tenho que ir fazer o jantar, oxalá não tenha um jantar pedagógico....


...

sábado, 17 de outubro de 2009

Pronta para recortar os legumes das saladas!



Obrigada , Sr Diamantino Para a próxima fica a minha tesoura grande, aquela que o Sr. disse que me tinha custado uma fortuna.Não custou assim tanto, mas que vale muito para mim, lá isso vale.


...
Posted by Picasa

A minha faca da cozinha nas mãos do Sr.Diamantino, amolador.


Ao fundo, alguém que se apresenta apenas em sombra. Em primeiro plano, o Sr. Diamantino, afia a minha faca da cozinha, por 2€. Eu divertida registo sinais de um Portugal antigo, de muitas artes e ofícios, que chega até mim, apenas porque calhei ir passear o cão no momento certo.


...

Traz nos olhos Algarvios, muitas viagens por Portugal.





...
...Posted by Picasa

Sr.Diamantino, amolador de facas.












































Simpático, 35 anos . Pratica musculação , entrando mesmo em concursos e ganhando prémios. Percorre Portugal, a amolar facas, tesouras e arranjar guarda-sóis e guarda chuvas. Acedeu ao meu pedido de o fotografar.


...
 Posted by Picasa

Lisboa na frente.

Helena Roseta e o seu movimento ,  tomaram  a iniciativa de se dirigir aos  grupos parlamentares da nova A.R., recordando-lhes , que “uma das principais atribuições da Assembleia da República, nos termos do artº 162 da Constituição da República Portuguesa, é a fiscalização dos actos do Governo e da Administração, sendo assim pedem à Assembleia da Républica que tomem uma iniciativa legislativa com vista a revogar o Decreto-lei 188/2008, de 23 de Setembro, que alterou as bases da concessão do direito de exploração, em regime de serviço público, do terminal de contentores nas instalações portuárias de Alcântara Sul, aprovadas pelo Decreto-Lei n.º 287/84 de 23 de Agosto.


...

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Machismo , autoritarismo....

Hoje o Fórum da TSF foi sobre igualdade, eis a minha intervenção:

O machismo é uma ideologia tanto defendida por homens como mulheres.Sem querer fazer muitas generalizações, digo que normalmente o tipo de mulheres que defendem a superioridade do homem, são as que ascendem socialmente e se tornam excelentes auxiliares do homem na gestão do seu poder autoritário.


Mas nem todos os homens são assim, há homens que defendem as mulheres- Ruy Gonçalves , em 1557 escreveu o primeiro livro feminista português . Neste livro considerava que " as mulheres são aptas para todo o género de ciências e conhecimentos sublimes, ..../...as mulheres não tem tantos defeitos como lhes querem impor , contra a verdade, " etc. .

As mulheres tradicionalmente foram subjugadas de forma injusta ao longo dos séculos, foram as primeiras a serem enviadas para as fogueiras da inquisição. Na Idade Média, eram oficialmente  consideradas como  tendo uma mentalidade igual à das crianças .
Era justo que o mundo se redimisse do que lhes fez e lhes pedisse desculpa.

Que contrapor a este modelo pouco democrático de visão do mundo, que concentra quase só no homem todo o poder? Isto: assumir que todos os seres humanos são diferentes , mas são exactamente essas diferenças que podem tornar o mundo mais rico.
Portanto, toda a variedade de homens e mulheres deveriam ser respeitados e mais participantes  em todas as decisões , tanto as da esfera pública como nas da esfera familiar.

Colocar no nosso parlamento homens e mulheres, com exactamente  as mesmas características , e todos prontinhos a dizer que sim aos chefes, de nada contribui para um mundo mais democrático , especialmente se todos esses homens e mulheres contribuirem para que a nossa mentalidade portuguesa , muito machista, ainda continue .



Mudar mentalidades é o que urge fazer primeiro, só depois faz algum sentido ter uma lei para traduzir esse mundo mais aberto ás diferentes  sensibilidades.

Ter um parlamento, que apesar da lei das quotas, tem cada vez mais homens que mulheres traduz bem o poder pouco democrático deste país e apesar de a lei ter mudado, o mundo continua desigual.


...

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Mais?

Tavira abandonada?

Pouco ou nada  se falou  em urbanismo, crescimento desmesurado do betão, impermeabilização dos solos, ilhas de calor nas cidades, etc., etc., estas e muitas outras coisas que tem a ver com a gestão sustentada do território, porque não convém, e grande parte dos que votam à boa tradição portuguesa, está bem quando tudo consigo próprio está bem, para além do mais a festa da campanha eleitoral foi gira , tipo arraial , portanto nada de grandes novidades. Não, não quero parecer arrogante, havia para aí alguns bons programas , mas nem sempre ganharam. Muita gente nem os lê, fica-se pela escolha de sorriso mais familiar. Mas a isso tem direito.


Agora o que está, está.

Duas coisinhas espero, para bom exemplo deste país: estou de olhos completamente arregalados a seguir a obra da equipe de António Costa em Lisboa e Macário Correia em Faro, ambos prometem qualidade. Aguardo um desenvolvimento sustentado e de inclusão. Aliás, Macário já disse que se vai dedicar ao urbanismo...

Um temor: que acontecerá agora à bela Tavira.

Bloco de Esquerda, bons programas mas faltou-lhe implantação dos candidatos, junto das populações.Não tem tradição autárquica.

Elisa Ferreira teve um riso demasiado arrogante, e interrompia muito. Esteve mal. E chamou gamela à coisa nobre que deveria estar a fazer em Bruxelas.

Agora vem aí as novidades da governação do país com Sócrates ao comando. Esperemos que sejam boas, elas, as novidades, pois queremos viver em paz e num país com um desenvolvimento justo, inclusivo e sustentado.


...

domingo, 11 de outubro de 2009

Eles andavam aguerridos.

Aguerridos sim, uma senhora de Mondim de Bastos , Vila Real, disse que eles andavam aguerridos . Hoje dia de eleições um mata o outro. estava, ou estavam de cabeça perdida. Um erA candidato pelo PS, que eventualmente terá matado o outro para se defender.O outro , o que morreu , era marido da candidata do PSD.

Estamos de luto. Esta morte é sinal de que a nossa "democracia" tem demasiada guerra estúpida à mistura.

Deveria ter desenvolvimento, inclusão.
O povo observa de fora.

Vou votar contra isto, esta guerra estúpida pela gamela.

Pffff...uma mulher ficou viúva....e não era preciso.


Noutro local os boletins excluiram uma sigla partidária.
Pffff.....que primáriamente estúpido.


...

sábado, 10 de outubro de 2009

.................... Sonho e resignação....................



Sempre sonhei com o impossível.

E gosto de sonhar assim.

Sentiria falta destes sonhos se os não tivesse.




...


Posted by Picasa

terça-feira, 6 de outubro de 2009

No morno e doce sul .....


....estive no 5 de Outubro.Posted by Picasa
A agarrar o sol e  a brisa quente que se espraiam por dentro de um lento Outono .
Na foto a Ilha de Cabanas, á direita.

No morno e doce sul.


Posted by Picasa

No morno e doce sul.


Posted by Picasa

No morno e doce sul.


Posted by Picasa

Amália e uma pergunta que não consigo esquecer .

Salvo erro, fez ontem ou anteontem, 10 anos que morreu Amália.


Foi grande, por isso fez escola. È uma referência da Portugalidade assim como Camões. Bom que esteja no Panteão, representa bem o melhor que as mulheres e os homens Portugueses conseguem ser na cultura. Um dia longínquo, esperemos, Paula Rego também ali ficará bem.

Em adolescente não gostava de fado, agora gosto. Associava muito o fado ao cinzentismo do antigo regime e a tudo o mais que a cinzenta vida tem e tinha. Foi preciso viver nesta espécie de liberdade, e crescer, e ter um "fado" de vida para me aperceber, o quanto Português é o fado. È a nossa tristeza, é o nosso gostar de estar triste, é a nossa vida contra as marés da vida , a nossa sina, passada para canção. E Amália tinha a "voz" que fez o fado crescer, ganhar ainda mais dignidade no altar dos Deuses*.



Bom, mudando de assunto ou talvez não, porque será que na arquitectura portuguesa não ouvimos falar de mulheres arquitectas. Os meus alunos fizeram-me essa pergunta, e eu desafio arquitectas e arquitectos do meu país a falarem sobre isso. O fado da arquitectura não pode ser cantado pelas mulheres porquê ??????????? ??????????


*Nota : para mim Deuses são os imperfeitos humanos a fazerem o seu melhor.



sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Eu espio, tu espias , nós somos espiados, etc,

Bom,  eu já me tinha apercebido que em Portugal há muita coscuvelhice. Espiar é um verbo bem Portugês. A primeira anedota que me contaram tinha a ver com alguém que espreitava a uma fechadura para  ver alguém a tomar banho na casa de banho. Mas esta era uma anedota adolescente, que talvez eu eventualmente ponha na etiqueta "anedotas" .
Bom, então já todos sabemos que podemos ser espiados , só nos resta uma de três atitudes:

A) Não ligamos, temos mais que fazer ...
B) Escondemos demasiado bem aquilo que é um grande segredo, absolutamente "cabeludo".
C) Inventamos falsos segredos para brincar ao gato e ao rato com os espiões.

Em qualquer caso há que defender o direito a não se ser espiado, quando se trata de altos cargos da nação.

E quando a mais alta figura do estado é espiada não se deve gozar com o facto, especialmente se se tem responsabilidades de estado.


...

Elas estão aí, as autárquicas.

Foi bom não terem sido no mesmo dia das legislativas , pois se a campanha para as legislativas deu  cansaço cerebral, duas campanhas juntas ainda pior.
Eu já decidi, voto em quem mais fala de forma certa sobre ambiente, soluções  para a recuperação de casas em estado lastimável e que dão um ar completamente decadente a Portugal, em urbanismo controlado e desenhado para os humanos, e em mais coisas giras...etc, et,  mas não digo em quem vou votar  porque o voto é secreto.

A procissão portuguesa ainda vai no adro.

Ela é muito lenta a nossa procissão. Há que tempos saiu para a rua o “Andor” da Casa Pia, pensava eu que já teria passado a Rua Justa mas ainda está no adro da Igreja. Logo atrás, também a passo de caracol, vem o vistoso e espampanante “Andor “ Freeport, com alguns santinhos de pau carunchoso ingleses( eventualmente…) ao lado dos nossos, e pensava eu que já tínhamos procissão que chegasse, mas não , o melhor andor ainda está para vir, este dedicado ao mar, e com santinhos dentro de Submarinos, alguns alemães, talvez…..

A nossa procissão está, eventualmente, a ficar internacional…

Bom, mas a andar assim em câmara super lenta, qual o devoto que aguenta esperar que a procissão dê a volta completa à nossa santa terra? Uns já dormem de cansaço, outros já nem  acreditam na eficácia do santo cortejo. Outros , muitos mesmo, foram para casa. Deixaram de ser fiéis nesta paróquia.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Acabou o poder absoluto.Vem aí o diálogo.

Resultados das eleições:


Muitas abstenções,.....de mais, mais que os votos no PS.

PS é o partido mais votado , mas vai ter de dialogar para governar , pois perdeu a maioria absoluta, o que é bom mesmo muito bom. Acabou o poder absoluto em Portugal e isso é fantástico .Foi o Partido que mais votos perdeu.

PSD não conseguiu ganhar, focou-se muito no TGV . TGV significa passeio, turismo e quem não quer ir passear mesmo sabendo que o TGV se vai pagando aos bochechos?

PP, de Portas ganhou pois andou animado e fez campanha clara sobre ideias claras e que agradam a muitos: autoridade dos profs, fim desta avaliação, mais polícias, mais agricultura, etc. Também não se mostrou anti - poder.

BE, ganhou muitos votos pois deixou claro que quer mais justiça na economia, contra esta avaliação dos profs (mas não falou na autoridade dos profs...) mas mostrou-se um pouco anti- poder a nível de convergências com o PS.

CDU evoluiu pouco pois é muito sempre do mesmo e as pessoas sabem que é um partido fechado conservador de esquerda. Mas aguentou-se.





...

domingo, 27 de setembro de 2009

Casa das histórias de Paula Rego









Ontem fui aqui, ver a magnífica obra de Paula Rego, num edifício à altura dessa obra:
http://www.casadashistoriaspaularego.com/

Fica perto da Cidadela em Cascais, zona lindíssima, toda ela dedicada à cultura, perto da baía, . O Centro Cultural de Cascais mesmo ali perto também é digno de se ver. È um edifício antigo bem restaurado. Todas as terrinhas deviam ter um centro cultural, que não é a mesma coisa que uma Galeria, nem pouco mais ou menos. Num centro cultural a cultura vive e faz-se não se mostra apenas!

Parabéns à Câmara de Cascais. Portugal no seu melhor. Os prédios por lá são baixos , muito bem porque se vê o céu , mas vi lá um em construção a erguer a sua cabeçorra cinzenta de betão...pffff..oxalá não sirva de pretexto para mais um com mais um andarzinho e mais outro e mais outro e depois ficámos asfixiados em betão e caixilho.



...

sábado, 26 de setembro de 2009

O arco-íris político pairando sobre as cabeças de Portugal.

Hoje é dia de meditação. Temos sobre as nossas cabeças um arco-íris com as cores de todos os cumprimentos de onda , ....vermelho , amarelo,... azul, verde, roxo, ultravioleta, infra -vermelhos, etc, etc. Todas essas cores vísiveis e invísiveis  dão-nos  a luz diáriamente, mesmo que com trovoadas e relâmpagos .
Vamos meditar sobre elas todas  e escolher a que de momento é  a mais importante para a saúde e bem estar de Portugal.



...

A minha pintura


  
Posted by Picasa

A minha pintura.

Posted by Picasa

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Na hora de votar convém não esquecer....

Recebi por e-mail :


Jorge Pedreira   em Novembro de 2008:


"Caso haja grande número de professores a abandonar o ensino,

 sempre se poderiam recrutar novos no Brasil"


Valter Lemos na Assembleia da República, em 24 -1-2008:

"Vocês (deputados do PS) estão a dar ouvidos a esses

professorzecos"


Margarida Moreira ( da DREN) em Viana do Castelo em 28-11-2008:


"Os professores ...são arruaceiros, covardes, são como o

esparguete (depois de esticados partem) , só são valentes quando

estão em grupo"



Maria de Lurdes Rodrigues em Junho :

"Admito que perdi os professores mas ganhei a opinião pública"





...

Professores autoridade pública, ....concordo.

Sim, concordo,  porque assim poderíamos ter mais hipóteses de exercer a nossa profissão num clima de maior paz !!!!
Eis o que me chegou  por mail sobre o que se legislou na vizinha Espanha:

Madrid dará al maestro rango de autoridad pública




"Los docentes serán autoridad pública en la Comunidad de Madrid. Es una de las medidas que introducirá la futura Ley de Autoridad del Profesor que la presidenta madrileña, Esperanza Aguirre, va a anunciar mañana en la cámara regional, según fuentes de su Ejecutivo, y cuyo texto llevará al hemiciclo en las próximas semanas. La iniciativa de elevar el rango de los maestros ya la asumió el año pasado la Comunidad Valenciana y existe también, aunque sólo para los directores de los centros escolares, en Cataluña, desde hace unos meses. En el caso de Madrid persigue el objetivo de reforzar la figura del maestro. Al ser reconocidos como autoridad pública, los profesores -al igual que jueces, policías, médicos o los pilotos y marinos al mando de una nave- cuentan con una protección especial. La agresión a uno de ellos está tipificada por el Código Penal como atentado contra la autoridad en los artículos 550 a 553, que recogen penas de prisión de dos a cuatro años.(...)"





Para quem tem alguma rejeição à língua de Cervantes, eis a tradução de dois parágrafos:










“Ao serem reconhecidos como autoridade pública, os professores – tal como os juízes, polícias, médicos e pilotos e comandantes de navios – contam com uma protecção especial. A agressão a um professor está tipificada pelo Código Penal como atentado contra a autoridade”


“Além de serem autoridade pública, têm presunção da verdade, o que significa que a sua palavra tem mais valor do que a de outro cidadão”






Em Portugal nestes quatro anos foi o que sabemos. Quão diferente é o “socialista” Sócrates do seu homólogo Zapatero..."















quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Chegaram os fantasmas à campanha.

Salazar anda a deambular por entre nós com lençol de fantasma, cheio de teias de aranha.
Pffff...que medo.
Os danados dos esquerdistas preparam-se para nos nacionalizar a ponta do nariz.
Pffff...que medo.
Um espião vai observar o voto de todos os portugueses .
Pfff...que medo!
Cruzes Jesus canhoto, minha nossa senhora, ai de mim se voto torto nas eleições.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Pinceladas à Portuguesa.

Paula Rego esteve ontem na RTP2, no "Câmara Clara", numa entrevista e retrospectiva absolutamente imperdível. Nós Portugueses/as conseguimos ser fantásticos quando queremos e encontrámos condições.


Os Gatos Fedorentos estão a tornar a campanha mais leve, são um "digestivo" da campanha, bem hajam. Os políticos, nos "Gatos" até se parecem pessoas normais , ainda bem.

Triste, saber que aquele juiz do caso "Casa Pia"( Rui Teixeira ) está com a carreira empatada, pelas razões erradas. Mau exemplo para a democracia e para os outros juízes. Ai ,... a democracia está a mirrar um pouco!



...

domingo, 20 de setembro de 2009

O silêncio da campanha.

Ontem O Bloco de Esquerda esteve muito bem com um cenário verde limpo num comício em Sintra.

Em Coimbra o arco-íris baralhou-se quando Manuel Alegre entrou no comício do PS. A cor de Sócrates não liga com a de Manuel Alegre.

Ferreira Leite é a prova de que as mulheres também estão aí para todas as curvas da vida, em qualquer idade.Pêna ser à direita.

Portas ainda não entendeu que o estado fez-se especialmente para os desafortunados da vida.

Jerónimo continua com a sua convicção inabalável sobre as qualidades de um vermelho sem nuances.

A TV continua a mostrar o barulho da campanha.

A TVI 24 tem alguns debates interessantes sobre os "Quês" das campanhas.A SIC notícias também.


Já me sinto preparada para votar mas ainda me tenho que preparar psicológicamente para um resultado eleitoral que não me agrade.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Já estou farta da campanha.

Já estou farta da campanha, aliás nem sei para que serve esta parte da campanha, jantaradas, passeios a pé, ajuntamentos, grandes cartazes, bandeiras de toda a cor e feitio, enfim....já estou velha para este tipo de coisas.Sondagens assim e assado. Tenho dúvidas sobre a divulgaçãodas sondagens, funcionam como uma previsão do resultado das eleições, podendo assim influenciar as cabeças, mas enfim ...
Quero é saber o resultado das eleições , e o meu voto é para que as maiorias absolutas desapareçam deste país para sempre. Os "piquenos" também devem influenciar a governação.

Bom , se não fosse a campanha ainda tinhamos o telejornal de sexta da TVI...pfff...que campanha chata.

domingo, 13 de setembro de 2009

Póvoa de Varzim , não era assim !



















Agora uma fotografia tirada da areia, olhando para a terra, que terra, onde está ela?
Grandes contrastes....
Palavras para quê. Explicar o que já está feito....para quê.
Contrastes inquietantes...perturbadores...pesados ...como o.... cimento.
E o mar enrola na areia...porque se sente feliz...
...

O mar da Póvoa de Varzim.

Nasci em 1954, Maio, não muito longe desta praia deste mar.Um mar generoso e  perigoso, com marés mansas e outras de revolta total. Um mar infinito, com um horizonte muito, muito distante.Um mar próximo.
...

O monte mais alto, do meu mundo.




































Ontem subi ao Monte Maninho, quase 50 anos depois de por lá ter andado em miúda. È o monte mais alto do meu mundo, da minha vida. Já a ele tinha subido em miúda, rodeada de irmãos, primos, lendas de mouras encantadas que por lá passaram e o medo mais o pressentimento de que nunca nos iríamos cruzar com lobos e raposas. Mas de noite mergulhada num silêncio total, era eu, os meus sonhos, e o uivar dos lobos que vinham do Monte Maninho, ali ao lado. Foram tempos maravilhosos.


Ontem encontrei a toca de uma raposa, como se vê na imagem.

Dizem-me que já não se ouvem os lobos de noite.

Isto tudo fica em Mariz aldeia do concelho de Barcelos.


...

Debate Ferreira Leite e José Sócrates, as diferenças do centrão.

Vestígios que ficaram na minha cabeça:




José Sócrates a dizer que não é bonito estarmos convencidos que somos os mais sapientes numa determinada área do saber (a propósito de Ferreira Leite ter dito que ele não sabe de economia), e vê-lo dizer isto com jeitinho de quem está sempre convencido de que tem a razão toda, aliás a sua política para os professores foi desgastante nesse ponto, pois o tempo em que ele e a ministra estiveram arrogantemente indiferentes aos professores foi demais e provocou estragos irreparáveis na vida das pessoas.



Ferreira Leite a dizer que não gosta que o PS se junte aos espanhóis (PS`s de lá) para influenciar a política cá. Só com isso ela ganhou o debate e digo isto apesar de me agradar o TGV, só que é em Portugal, e só com os Portugueses que isso se tem que decidir.

Quanto ao mais , também achei interessante saber que antes de ser líder do PSD Ferreira Leite concordava com a política do Sócrates para a educação, ora bem , ela mostrou inteligência em ter mudado de opinião, não é inflexível, ...só os "burros" é que nunca mudam...
Estou em mudanças.



Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/08/29

Mudar de casa, mudar de ares, pegar no arco-íris e guardá-lo numa nova manta, embora do mesmo género, enfim por vezes é melhor mudar para http://www.margaridatrocado.blogspot.com/.

Vemo-nos por lá, ok ?????????????

Prometo que a manta será toda transportada para lá.


....

Gabirus em SAC.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”



Agosto 2009



Andei lá pelo norte , venho um pouco com vogais abertas e "bs" em vez de "bs" principalmente no falar, espero que isso aqui passe desapercebido. Fui a Guimarães e à Ribeira no Porto, mas agora não é isso que me traz aqui mas sim as novidades que no meu regresso encontrei em SAC.

Ora bem, alguém que andasse cheio de medalhas com retratos seus, ou fios pendurados ao pescoço com fotografias suas, poder-se-ia chamar de vaidoso ou "gabiru" (termo muito antigo) . Normal é andarmos com fotografias de santos ao pescoço ou berloques e contas, para nos animarem a figura. È redundante algo fazer-se acompanhar de bandeira sua , não tem pés nem cabeça. Num jazigo até faz sentido pois a figura vai-se desfazendo e a fotografia lá fica em sua substituição. Agora em vez de uma pessoa imaginemos uma terra , cheia de berloques com fotografias dos seus recantos, é a mesma coisa, uma terra demasiado " gabiru " , a dizer olhem como eu estou bonita mais na fotografia que na realidade, tenho imensos recantos bonitos para serem visitados, aqui ao lado da fotografia, desculpem mas como não deram por ela eu venho chamar a atenção e recolocar a reprodução da imagem real aqui também, portanto ali em baixo há um lindíssimo lago cheio de árvores e relva , aqui mais em cima podem voltar a deliciar-se com ele mas agora em fotografia , sempre fica mais bonito que fazer outro lago.

Bom , seria talvez sonhar de mais, pensar que se poderia fazer uma escultura ou um painel bidimensional de azulejo ou pintura , uma obra de arte que conseguisse captar o sentimento que se tem na alma quando se vive numa terra que custa a subir , mas é fácil na descida , com ruas demasiado largas, prédios altíssimos em que poucos vizinhos se conhecem, em que a principal notícia é sempre a falta de pagamento das quotas do prédio , as obras de que este necessita , as aborrecidas avarias de elevadores, a água que se infiltra, etc, assim falo eu que vivo a meio da encosta, embora digam que ao pé do lago lá em baixo , as coisas são diferentes, como dizia , arte que nos fizesse lembrar a nossa alma , mas isso não aconteceu apenas estou a imaginar essa hipótese.

Olhem as fotografias.

Aqui não as poderei pôr mas prometo que vou amanhã pô-las no meu outro novo blog, também pintaramanta, em http://www.margaridatrocado.blogspot.com , criado por causa de ser dificil pôr aqui fotos . Em breve acabarei com este aqui e ficarei apenas com o outro, que espero visitem.

As cebolas do norte.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”


Agosto, 2009

Hoje cortei uma cebola, aqui na Póvoa de Varzim, mesmo em frente ao mar, não na praia mas neste "flatezito" construído mesmo onde estava a casinha dos meus avós Poveiros, que Deus os tenha, enfim voltando à cebola o objectivo de a cortar era fazer um xarope para a minha filha que está constipada desde que apanhou muito sol na Praia de Carcavelos, deve ser disso e não de ter vindo de boleia do Festival do Sudoeste com um dos 10 que apanharam a gripe A, mas já passou uma semana e ela não tem febre , daí deve ser uma constipação normal, voltando á cebola poveira, esta foi uma cebola a sério pois deixou mesmo os meus olhinhos a chorar, lavei-os mais as mãos, vim para este café com net à borla e os olhos ainda tem vontade de chorar. Bom aqui no norte é assim as cebolas são a sério, os clubes também , o FCP mete golos e defende-os apesar de todos os blás, blás , é assim , etc...Mau é o nevoeiro, mas também não se pode ter tudo bom, aqui na Póvoa há um odor a maresia dos mais fortes de Portugal, há muitas algas no mar , sargaço...bom, mas apesar de haver muito nevoeiro mesmo assim ainda posso enxergar a péssima arquitectura feita em direcção ao céu, onde antes havia uma terra cheia de céu e horizonte , memórias vivas do passado dos nossos avós , agora há linhas e ângulos rectos por quase todo o lado, e um céu que era das gaivotas agora é do cimento. Aqui há uns anos mandaram-me por e-mail um filme muito antigo da zona à beira mar da Póvoa e não só, e eu ao vê-lo chorei mesmo sentida pois essa era a terra onde eu dei os meus primeiros passos, com o café Avenida, etc., muitos prédios baixos mas cada um com a sua personalidade e uma história, todos sabíamos quem vivia aqui e acolá, mas agora é a multidão e o sentimento de que alguém roubou a memória, o passado desta linda terra de pescadores e não só. Dizem que a direita cede com muita facilidade aos interesses dos construtores civis, ora aí está uma óptima razão para votar na esquerda.

Bom amanhã vou ver se apanho o metro aqui na Póvoa ,até ao Porto( pela primeira vez ), é que quero ir à Casa da Música . Depois conto como foi. também quero ir ao Castelo de Guimarães, berço da nacionalidade ,e a Barcelos berço da minha mãe.

Entretanto vou ver se faço um blog pago pois assim é uma seca, muitas vezes quero pôr aqui fotos e isto já ultrapassou o limite.

Pintar a manta com a TV.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

Agosto/2009
Pedro Granger tem um bom programa para jovens na TVI 24, salvo erro. tem um diálogo franco e inteligente com jovens, ainda bem.

Tenho que realçar isto pois estou farta de ver "lixo" para jovens em canais como a MTV, todos à volta do falso brilho de concursos baseados no sexo, romance , etc...onde se incentiva muitas das vezes , a meu ver , a promiscuidade. Enfim, este blog aqui é para pintar a manta , eu só tenho que cumprir o meu dever.


...

"As vantagens de ser solteira"

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

Agosto 2009

È um divertido livro, de Allia Zobel, que me ofereceram aqui há uns anos.A autora dedica o livro, entre outros, a todos os homens que não casaram com ela!! È uma leitura leve para o verão. Vou transcrever umas passagens que dedico aos muitos e muitas nesta situação ( como eu ...). No livro , a autora arranja dezenas de razões para continuar solteira:

- A única mãe com quem tens de ser simpática é a tua.

-Podes lambuzar a cara e as mãos com cremes de beleza e ir para a cama de luvas e com uma t-shirt velha.

-Só aspiras a casa quando te apetece.

-Não precisas de arranjar desculpas quando bates com o carro.

-Não és obrigada a ver o domingo desportivo.

-Podes cortar as unhas dos pés na cama.

-Podes comprar bolo para dois e comê-lo todo.

-Podes recortar do jornal tudo o que quiseres.

-Ninguém se rirá se disseres que não tens nada que vestir.

Podes gastar uma "nota preta " no cabeleireiro sem recear represálias.

-Podes beber a última cerveja fresca.

-Não chateias ninguém se imitares pintassilgos enquanto pintas as unhas.

-Não tens de alterar o teu nome.

-Podes ouvir constantemente a mesma música.

-Não tens de escolher vestidos de noiva.

-Podes fazer montes de barulhos esquesitos à mesa.

-Louça suja? Podes optar por lavá-la logo ou escondê-la dentro do forno. Podes acumulá-la durante dias, ou mesmo semanas, até já não haver nenhuma limpa. Se já nem com palha de aço consegues tirar a porcaria da caçarola, podes deitá-la fora , que ninguém tem nada com isso.

E , claro, podes sempre comer em pratos de papel, e pronto!

-Podes passar o sábado numa maratona de vídeos em vez de limpares a casa.

-Não tens de preocupar-te com o facto de ganhares mais do que uma certa pessoa.

-Podes por camadas de maquilhagem.

-Podes sair com tantos tipos quantos couberem na agenda

-Podes decorar o apartamento com posters dos Grateful Dead e pintar a cozinha de lilás e cor de rosa , sem que ninguém faça uma cena.

-Se ganhares o totoloto não tens de dividir com ninguém.

-Não precisas de uma razão decente para comprares um vestido.

Podes passar um dia inteiro no museu a olhar para os Picassos .

-Podes falar sozinha à vontade. Não tens de baixar a voz quando te telefona um antigo namorado

Podes estar horas a falar ao telefone sem ninguém de pé a bufar e a olhar para o relógio.

Nas festas podes flirtar com quem te apetecer.

Podes gastar a ultima nota na pedicura e comer feijão verde toda a semana.

Podes mudar os móveis do sítio a meio da noite.



...ainda não acabou!  Leiam, é giro este livro.


...


....

Raul Solnado, até sempre.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/08/08

Desde miúda, que me habituei a ver Raul Solnado na TV , com a sua generosa figura de actor de humor e não só. Entregava-se por inteiro ao que fazia. Pode-se dizer que era daquelas pessoas especiais impossíveis de esquecer . No regime obscuro, antes do 25 de Abril, com outros colegas, Fialho Gouveia e Carlos Cruz, fez a diferença com o programa Zip-Zip, dando-nos a todos uma lufada de ar fresco para conseguirmos aguentar por mais um pouco aquele regime tão de vistas curtas.

Morreu tranquilo , imagino. Morte suave , é a merecida para quem dá o seu melhor à vida, e que envelhece e morre por dela estar repleto.

Também era cidadão atento aos destinos políticos de Lisboa, vi-o ao vivo há alguns meses, no lançamento da campanha para uma Convergência de Esquerda em Lisboa, lançada pela Renovação Comunista. Sem grandes resultados esse movimento mas muito elucidativo quanto à vontade de muita gente em que essa convergência se concretizasse.

Até sempre Raul Solnado.


...

Gosto de ti...

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”



2009/08/08


Gosto de ti apaixonadamente,

De ti que és a vitória, a salvação

De ti que me trouxeste pela mão

Até ao brilho desta chama quente.



A tua linda voz de água corrente

Ensinou-me a cantar...e essa canção

Foi ritmo nos meus versos de paixão,

Foi graça no meu peito de descrente.



Bordão a amparar minha cegueira,

Da noite negra o mágico farol,

Cravos rubros a arder numa fogueira



E eu, que era neste mundo uma vencida

ergo a cabeça ao alto, encaro o sol!

Águia real, apontas-me a subida!



Florbela Espanca


...

Sinais preocupantes.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/08/07

È com muita preocupação que ouvi hoje a notícia de que muitos sindicalistas se sentem perseguidos pelo actual poder . Sinais inquietantes destes tempos. Espero que tenham a solidariedade de todos os colegas, do país.

A liberdade é essencial em qualquer regime que se queira chamar democrático. A liberdade de cada um, especialmente dos que tem menos poder e influência, deve ser respeitada, tem de ser !

Etelvina (de Sérgio Godinho)

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”



2009/08/06


Etelvina com seis meses já se tinha de pé

Foi deixada num cinema depois da matinée

Com um recado na lapela que dizia assim

Quem tomar conta de mim,

quem tomar conta de mim

Saiba que fui vacinada,

Saiba que sou malcriada.

Etelvina com dezasseis anos já conhecia

Todos os reformatórios da terra onde vivia

Entregaram-na a uma velha que ralhava assim

Ai menina sem juízo

nem mereces um sorriso

Vais acabar num bueiro

sem futuro nem dinheiro.

"Eu durmo sozinha à noite

Vou dormir à beira rio à noite, à noite

Acocorada com o rio à noite, à noite"

Etelvina era da rua como outros são do campo

Sua cama era um caixote sem paredes nem tampo

Sua janela uma ponte que dizia assim:

Dentro das minhas cidades

já não sei quem é ladrão

Se um que anda fora de grades

se outro que está na prisão

Etelvina só gostava era de andar pela cidade

A semear desacatos e a colher tempestades

A meter-se c´os ricaços, a dizer assim:

Você que passa de carro

Ferre aqui a ver se eu deixo

Venha cá que eu já o agarro

Dou-lhe um pontapé no queixo.

"Eu durmo sozinha à noite

Vou dormir à beira rio à noite, à noite

Acocorada com o rio à noite, à noite"

Etelvina já cansada de viver sem ninguém

A não ser de vez em quando amores de vai e vem

Pôs um anúncio no jornal que dizia assim:

Mulher desembaraçada

Quer viver com alma irmã

De quem não seja criada

De quem não seja mamã.

Etelvina já sabia que não ia encontrar

Nem um príncipe encantado nem um lobo do mar

Só alguém com quem pudesse dizer assim:

O amor já não é cego

Abre os olhinhos à gente

Faz lutar com mais apego

A quem quer vida diferente.

O seu homem encontro-o à noite

A dormir à beira rio, à noite, à noite

Acocorado com frio à noite, à noite.

...............................................................

Foi uma muito agradável surpresa ouvir este belo tema , ontem na TSF.

Sérgio Godinho deveria passar mais na rádio.


...

Rotundas e obras feitas.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/08/06

Há aqui em Stº António dos Cavaleiros, uma rotunda, relativamente perto de minha casa, que para alguns funciona como roleta russa. Por ela passam imensos carros a toda a hora , na minha modesta opinião, esta rotunda deveria ter semáforos, pois tem características problemáticas:

1) uma das vias de acesso é uma longa descida de onde aparecem muitos carros a alta velocidade

2) é enorme , está num plano inclinado, com muita vegetação a meio, o que faz com que de uma das vias de acesso só se vejam os carros que entram da mais próxima, apenas!

3) agora vem a questão da roleta russa, vou descrever a passagem de dois potenciais assassinos pela rotunda:

cheguei ao acesso à rotunda e parei, reparei que havia carros uns atrás dos outros já dentro da rotunda, de repente a alta velocidade, do acesso da esquerda vem um carro que faz da sua entrada um jogo, mete-se entre dois dos carros de forma altamente perigosa ,ao calhas, tipo deixa ver se caibo entre dois, neste segundo aqui !!!!! Olho para a cara do condutor: era jovem, vinha acompanhado por outro jovem e ria-se de forma "alarde" como se tivesse metido uma lança em Àfrica, com o seu jogo de roleta russa.Imbecil assassino é ele por certo, é pena a polícia não estar escondidinha nesta rotunda. Outro caso que me lembre, foi hoje, estava num outro acesso e da esquerda, do acesso que é uma longa descida, vem um carro a alta velocidade , que entra e sai da rotunda sem qualquer paragem, por acaso não se cruzou com nenhum carro, foi de ficar arrepiada. Condutor masculino de meia idade com carro vistoso e cérebro de alfinete.

Semáforos urgentes nesta rotunda por favor , é que por aqui moram muitos imbecis assassinos!

Não sou contra rotundas , até acho que elas facilitam o fluir do trânsito, se tiverem visibilidade ou tendo muito movimento, tendo semáforos, tudo bem, mas este não é o caso.

Há outros locais de SAC que tem imensos semáforos e muito menos movimento.

Um outro local que precisaria de semáforos é o cruzamento ao pé do terminal dos autocarros, junto do café Seripipi e Kurica , com o novo acesso à Mealhada é uma confusão o fluir do imenso tráfego! Depois há imensos transeuntes que ao sairem dos autocarros atravessam as passadeiras, mas como passam à frente dos autocarros, os carros de trás não os vêem , tentam por vezes ultrapassar o autocarro parado, e são repentinamente surpreendidos pelos transeuntes. Para eles transeuntes deveria haver semáforos também . Muita coisa a pensar por aqui. Parece-me ideia infeliz haver uma última paragem de autocarro em cima de um cruzamento cheio de movimento! Mas onde estão as cabecinhas pensadoras de Portugal! Certamente aqui perto não estão!


...

Eu e os meus quadros.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/08/05

Por vezes faço quadros que tem muito a ver com o estado de espírito do tempo em que foram feitos, e logo depois arrumo-os, escondo-os , porque eles fogem da linha que vinha seguindo. Bom, eles acabam por ser a prova que a linha dá muitas cambalhotas e reviravoltas. Também os ponho de lado na altura em que os faço, ou porque o estado de espírito da altura era mais virado para a tristeza, ou porque acho tudo ridículo ou feio nessa altura, etc., devem ser essas as razões porque ponho coisas na gaveta,

Bom , mas porque ando em arrumações tudo vê a luz do dia, e acabo por achar hoje maravilhoso o que dantes achava uma parvalheira.


...

Não , não vou passar o Agosto todo em arrumações, estou aqui estou no ir de férias....

As minhas arrumações: da casa e da cabeça.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/08/04

As de fundo são anuais. Encho sacos e sacos com as inutilidades que aparentemente fizeram a minha riqueza pessoal no passado, mas que no presente são um empecilho. Objectos que tenho há muito e que só com o correr do tempo posso garantir que não servem em nada a minha vida. Este ano destaco nessa lista milhares de pregos muito pequenos , todos juntos são capazes de encher três caixas de cotonetes. estão enferrujados na sua maioria e portanto rodeados de um pó castanho irritante. Porque os tenho eu? Talvez um dia há muitos anos tenha ido comprar meia dúzia de pregos pequeninos, como eram baratinhos terei sido aconselhada a comprar a peso uma grande quantidade. Para quê? para me irritarem todos os anos , todos os anos olho para eles e acabo por decidir não os deitar fora, porque tenho pena deles e da classe operária que é obrigada a fazer tanta coisa para o lixo. Já imagino os meus descendentes cheios de pregos pequeninos enferrujados, a fazerem lotes entre eles para os levarem para casa.

Muitas conchas do mar, vão para o lixo, lamento mas tenho de mais. Devia devolvê-las à praia mas...estou sem paciência, talvez...

Espero ficar com o mínimo em casa, estou muito minimalista talvez a idade me tenha levado a isso.

Só o útil.

Nos votos para as eleições a palavra útil já é mais ambígua. Ora vejamos: se queremos mais deputados de esquerda no parlamento só temos uma hipótese , votar neles. Havendo muitos deputados com o pensamento no lado esquerdo da vida, o centrão deixará de ser tão omnipotente, tão surdo também por vezes, e terá que olhar , dialogar , conversar, negociar com este lado esquerdo da vida.

Se há esquerda e direita, a primeira com tendência a subir , porque será que Portugal tem sido tão maneta, agindo e pensando quase sempre com o braço direito. O braço esquerdo pode enferrujar com falta de uso e depois arrastará consigo tudo , até o lado direito. Neste país muitos políticos de esquerda, homens e mulheres de alto gabarito, acabam de envelhecer e morrer sem terem dado o seu melhor ao país, por causa de preconceito e falta de democracia, mas é tempo de dizer basta .

Por isto tudo sou contra o apelo de algumas pessoas de esquerda no voto útil no PS, acenando com o papão do PSD. Elegemos deputados para as legislativas e deveremos eleger exactamente aqueles que farão a diferença. Se somos de esquerda qual a razão porque não acreditamos em nós próprios e vamos votar em outros que não aqueles que poderão trazer ventos de esquerda para a vida portuguesa?


...

Conta poupança.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/29

Ora cá está uma medida toda interessante deste governo: doar 200 euros para uma conta poupança paraque os jovens um dia possam enfrentar melhor os custos com os seus estudos. Muito Bem.

Mas será só para os putos que vão nascer ou é também para os que acabaram de nascer apenas há seis, doze ou dezassete anitos?

Ar imperial.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/28



Não, não estou a falar de uma grande caneca de cerveja fresquinha, daquelas que escorrem mesmo bem com o calor de verão. Estou a falar, isso sim de um grande cartaz em que aparece um candidato a um cargo, que nem reparei qual era, por ter ficado tão embasbacada com o ar imperial do candidato, ao jeito dos imperadores do ex Império Romano, de há milhares de anos atrás, aqueles mesmos que gostavam que se pensasse que tinham engolido os deuses todos do Olimpo , bom...o sítio lá longe onde eles descansam e gerem o seu poder omnipotente ( que linda palavra-omnipotente). Pois, esse candidato está com um ar tão sério, com um olhar tão fixo, tão, tão compenetrado , assim em coisas super sérias e poderosas, que até mete medo.

Vá lá, queremos cartazes com políticos com ar simpático, já que vamos ter que levar com eles durante meses nas ruas do País. Um sorrisinho mais leve, mesmo maroto ,ou divertido...vá lá, ....é que precisamos de sorrir e rir um pouco mais neste país.

Para além do mais nós todos sabemos que os políticos também sabem contar anedotas giras...


...

A credibilidade da política.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/26

No caso Joana Amaral Dias acredito muito mais em Francisco Louçã do que no PS.

Segundo o folhetim da vida real, Joana Amaral Dias terá recusado um cargo importante no estado, em troco de ser nº 2 nas listas por Coimbra. Mulher de M grande foi ela em ter recusado este "negócio político".

A política quando se faz assim já nem digna desse nome deve ser, pois política deveria ser a palavra mais nobre sobre a terra.

Enfim triste cenário este em que um partido do poder vale-se de tudo para ser popular, mas perde credibilidade sem dúvida , e muita....


...

Cheiro a mar e perfume de bosque. No prato uma patanisca.O fado a bailar por entre os pinheiros.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/21

Nunca pensei que o sentimento de sucesso artístico, se pudesse alicerçar algum dia em mim, ou outro digno desse nome, no sentimento de que para um ter sucesso tudo à volta devesse murchar, especialmente pelo castigo forçado de falta de água.

Por isso gosto de estar na Fiartil, porque lá o sentimento de fraternidade artística me pareceu sempre mais forte do que o de competição selvagem. Os artistas , dividem lanches, trocam segredos técnicos, falam sobre a vida e o mundo, as suas vidas e opções artísticas, em 99% dos casos. Por isso renasço um pouco quando lá estou. Vem-me uma lágrima ao olho e digo que ali está um dos melhores recantos de Portugal, um sítio onde ficou guardada a candura criativa da sua alma, uma alma profunda e universal, com cheirinho a mar e perfume de bosque .

Portugal no seu melhor.

Música ao vivo todos os dias.

Na sexta Mafalda Arnaut.

Estou lá até domingo, com gosto.


....

Convite

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/20

Uma tendência para um abstraccionismo "leve", um pouco perdido entre a vida e o céu, figuras que ora voam , ora dançam, muitos elementos vegetalistas, e humanos, é esta a tendência , o rumo dos últimos tempos da minha arte, especialmente registada no azulejo, a minha prática preferida recente.

Tudo isto e muitas mais novidades, como a paixão pela ganga, que se manifesta nas peças, tal e tal, etc., …poderão ver no pavilhão 32 da Fiartil de 20 a 26 de Julho, próxima 2ª feira , até domingo.

Arte contemporânea, sem dúvida.

Apareçam!

Margarida Moreira

(Fiartil - feira de artesanato do Estoril, perto do Casino e em frente ao centro de Congressos. Muito sítio para estacionar)



....

Desabafo

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/18

Nesta sociedade muuuiiiito patriarcal , a culpa de tudo o que está errado é culpa das mulheres, que submissamente tem que aguentar com as culpas a todo o tempo, e eu estou farta e cansada disso.


...

Não há problema, não é comunismo.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”



2009/07/18


Uma fábrica fecha e abre mais à frente com outro nome,

não há problema , não é comunismo.

Os trabalhadores são todos despedidos,

não há problema, não é comunismo.

Os jovens perdem-se no vício da droga ,

enquanto os traficantes enchem os bolsos.

Não há problema, não é comunismo.

Os jovens perdem a saúde em noitadas seguidas,

nos bares da noite , enquanto os donos se enchem de notas.

Não há problema , não é comunismo.

Doentes morrem, porque não aguentam esperar pelas operações.

Não há problema, não é comunismo.

Trabalha-se novamente em regime de escravatura,

de manhã à noite, para comprar o pão.

Não há problema, não é comunismo.

Alguns banqueiros enganaram tudo e todos,

deixando muitos sem um tostão.

Não há problema, porque não é comunismo.

Rasga-se a lei e constrói-se em área protegida.

Não há problema, não é comunismo.

A nossa terra comum aquece demais devido à poluição.

Não há problema, não é comunismo.

Exploram-se , todos os segundos da noite e do dia,

sem deixar momentos para descansar e pensar

As palavras todas ficam secas de tanto mau uso.

Não há problema, não é comunismo.

Viva o capitalismo, lindo de morrer.

Vive livre sobre tudo e todos.

Brilha tanto que até cega.



Margarida Moreira


...

Alteração de condições de negociação ...pfffff...que quer dizer isto....???????????

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/16

Não posso deixar aqui registado o meu profundo desalento e desânimo perante esta tomada de posição da Ministra da Educação em relação ao modelo de avaliação. Chamou os sindicatos para dizer que fica tudo na mesma, até haver uma modificação, assim como poderia ter dito que há chuva até haver sol, ou que somos novos até ficarmos velhos....pfff ...a isto se chama empatar os professores, a isto se chama falta de consideração pelos professores e seus representantes.

Disse a ministra que será assim, tudo na mesma até se alterarem as condições de negociação, isto não é nada , ela não se explica, o que quererá ela dizer? será que ela quer que os dirigentes sindicais mudem.... para uns do tipo "sim senhora ministra " (lembram-se da série Inglesa, de partir o côco a rir....em que todos os que dependiam dos ministros, diziam, "yes, prime-minister".

Há sem dúvida um jogo pouco transparente na 5 de Outubro. E isso é muito feio num regime dito democrático.

Estaline, Hitler e Alberto João Jardim (A.J.J.)

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/16

Alberto João Jardim vive num Castelo do passado, tipo o de Harry Potter , e lá toma o pequeno almoço com Estaline , Hitler , Mussolini, Salazar e Franco e montes de teias de aranha a sobrevoarem-lhe a taça dos corn-flakes .

Como ele gosta do Castelo do passado, onde tudo é fotografado a preto e branco, sem tons de cinzento, todinho em alto contraste . Para A.J.J. todos as cores, quer sejam tons pasteis , cores puras e radiantes, ou tons acinzentados devem ser reduzidos a apenas dois valores: o preto e branco. De branco rotula-se ele , santinho de pau carunchoso, cavaleiro da idade-média , cheio de espadas pontiagudas , reviradas na ponta, prontas para atacar os inimigos coloridos que não sejam da sua cor vazia e fria. Um homem do passado sempre a arranjar pretextos para retirar da democracia muitos democratas .Belzebu tirano é ele por certo .

Toda esta prosa ficcional foi inspirada na notícia que ouvi hoje e que dizia que ele queria pôr na constituição da Madeira, artigos que proíbam o Comunismo e fascismo, ora , os modelos do passado não se repetem no presente, o que lá deveria estar é que todos os regimes que persigam as pessoas devido à sua ideologia , deviam ser proibidos.

Com esta terminologia AJJ está a arranjar pretexto para perseguir muitos comunistas e gente de direita , que são também democratas.

Em democracia , a de hoje e de ontem , e a que vem ,cabe tudo, apenas porque os seres humanos são mais autoritários ou mais democratas, independentemente de serem de esquerda ou direita. Sobre os abusos de poder que acontecem na dita democracia , não ouço Alberto João Jardim....

Espero que do Castelo da 5 de Outubro saia hoje um projecto de modelo de avaliação de professores, mais justo e democrático. Para que ele mude de Castelo feio para Palácio encantado.


...

O relatório técnico da OCDE sobre a avaliação dos profs.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/15

Bom acabei de ouvir na TSF notícias sobre o estudo que a OCDE fez ao actual modelo de avaliação dos profs e se ainda ouço bem , é dito claramente que este modelo gerou muitas tensões ( inúteis e prejudiciais a toda a comunidade escolar, digo eu ) lá é feita claramente a sugestão para que este modelo seja alterado, de forma a que a avaliação dos profs seja uma fórmula que assente em vários pilares: uma avaliação qualitativa do Prof., feita pela escola, uma outra avaliação com critérios comuns ao país e feita por uma entidade externa e uma parcela que inclua a própria avaliação externa da escola. Se bem ouvi , concordo e muito com isto.

Esta seria uma boa oportunidade para o Ministério dar o braço a torcer e assumir que o actual modelo não é bom, mas não, continuam a ter a mais anti-pedagógica das atitudes , a do não diálogo, a do não assumir os erros ou fraquezas...que pena....isto vir dum ministério da "Educação".


..

O que tem de nascer tem sempre muita força.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/14

Hoje vou falar sobre os tratamentos para a infertilidade. O parlamento legislou para que esses tratamentos não fossem feitos a mulheres solteiras ( ou homens já agora) o que acho profundamente errado, pois homens e mulheres solteiros e solteiras , ou então um casado com uma solteira ou um solteiro com uma casada , etc., sempre tiveram filhos, embora essa não seja a maneira mais usual de se ter um filho.

Muitos de nós solteiros ou casados não estaríamos cá se não houvesse desde sempre filharada fora do matrimónio, não sejam mal agradecidos.

A vida desenha-se tal qual como ela é , ou mais institucional ou menos, mas o que tem de ser tem sempre muita força.

Maria João Pires e Cristiano Ronaldo

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/08

Uma , a pianista excelente , reconhecida internacionalmente vive momentos de desamor com Portugal, vale milhões mas talvez algumas iminências pardas a tenham aborrecido e foi para o Brasil , e em jeito de desabafo manifestou desejo de pedir a nacionalidade Brasileira, como se de um exílio se tratasse. parece-me que falta esclarecer porque é que as relações de Maria João Pires com Portugal andam azedas. Quando José Saramago foi desiludido com o país, para Lanzarote , ficámos a saber porquê porque ele não tem papas complicadas na língua , assim deveria falar Maria João Pires.

Quanto às artes futebolísticas, aí não há eminências pardas algumas a chatear, rolam milhões e rola a bola com paixão nos pés do nosso Cristiano Ronaldo , bom representante de uma juventude, que quando tem objectivos e é lutadora , acaba por colher frutos. Felicidades para ele na linda , muito guapa Madrid.

Ah, fiquei com desejos de ir até lá...sempre que ouço um espanhol ou espanhola a falar lembro-me da minha avozita materna que era espanhola, muito gostava eu um dia de descobrir os meus familiares afastados do lado dela, hum Cristiano Ronaldo é que me podia ajudar nessa empreitada , pffff mas ele não lê o meu blog e só tem olhinhos para a bola!!!!!

Pfffffffffffff agora mudando de assunto, sempre que faço atchim lembro-me da gripe A , ando amedrontada.......tudo começa com espirros não é??



....

Lixo na TV, com PT.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/08/

A PT tem um anúncio sobre um número de telefone que acabei por não perceber para que serve, mas atenta à converseta de um pacóvio qualquer apercebi-me que o anúncio leva a ridículo um político, um seu filho e uma sua banda que já não existe (Ban), e acho mal que os anúncios sirvam para este tipo de coisas .

Lixo na TV deveria ser proibido. A democracia é respeito por todos.


...

MJ no momento da despedida do corpo.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/08

O enterro de Michael Jackson foi lindo, uma cerimónia / espectáculo em que se juntaram muitos que dele muito gostavam e que o relembraram em imagens e reproduções / reinterpretações das suas músicas .

A sua filha mais velha, filha de uma enfermeira, creio, é linda embora nada mestiça mas com traços seus. Bom não tinha que ser mestiça, filhos de pais de raças diferentes nem sempre saiem mestiços. Mas o mais importante é que ela disse que ele foi um pai excepcional e isso foi uma nova revelação pois essa faceta de MJ não era muito revelada para os media.

Os enterros todos deveriam ser assim , um espectáculo neste ou noutro estilo, em que se relembra e homenageia quem morreu. No momento da despedida faz bem engrandecer o melhor que os seres humanos deixam uns aos outros, a sua obra, os seus filhos, os seus amigos verdadeiros... e a sua imagem.

Pffffff....corninhos não são argumentos.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/04

Já todo o mundo falou dos corninhos, menos eu , mas ainda vou a tempo, e agora passados uns dias ainda apanho os desenvolvimentos.

Então o que aconteceu é que um ministro ouviu uns argumentos políticos que não lhe agradaram e como ficou furibundo, sem argumentos credíveis para contrapor , o que fez?.... desceu ao mais baixo nível da má criação para ofender pessoalmente um deputado que tem tanto direito a estar na assembleia, como ele aparentemente tinha em ser ministro. O mais baixo que há é numa discussão política ou outra meterem-se ofensas pessoais, desculpem lá mas isso é baixo de mais para um parlamento. Infelizmente eu também sei o que isso é também já me fizeram o mesmo, só que quando isso aconteceu não aconteceu nada a quem me ofendeu mas a mim , retirei-me , afastei-me desse meio baixo. O primeiro ministro fez bem, reagiu de imediato, exonerou o ministro a seu pedido ( ???) a assembleia também, assim se credibilizou um pouco a assembleia.

Em causa estava um argumento utilizado por Bernardino Soares que dizia que Manuel Pinho foi portador de um cheque da EDP para o Clube Local de Futebol (de Aljustrel), e isto é realmente lamentável alguém se insinuar com um cheque de uma empresa privada ...enfim que maneira lamentável de fazer política ...enfim ....dinheiro para influenciar...bom ...isto faz lembrar aquelas senhoras que recebem dinheiro para fazerem ...aquilo que a gente sabe. Enfim como andam os meandros da política.

Mais desenvolvimentos deprimentes, um senhor lá de Aljustrel vem defender o ministro, enfim , estão bons uns para o outro, um dá o que não deve dar o outro recebe o que não devia receber.

Pfff ...dinheiro e corninhos de mãos dadas!!!!!!!!

Desabafo sobre o dilema.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/02

Manuela Ferreira Leite está cheia de palavras interessantes para os professores, é bem clara quanto ao sistema de avaliação, estatutos, burocracia etc. Bom o problema será os professores de esquerda votarem nela, é um verdadeiro dilema, dilema que num dos lados pende para o voto pragmático e no outro para a traiçãozinha à esquerda.Tudo se resolveria se votássemos em ministros apenas ou políticas.

Os ossinhos da morte.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/01

Ontem à noite, 30 minutos no telejornal da RTP1 sobre os coveiros. Brilhante. Agora frequentam cursos, talvez tirem vantagem das TIC para falar com eles os que se passaram para o outro lado, morreram, foram-se , esticaram o pernil, perderam o calor do corpo, ficaram frios. O coração deixou de fazer tic, tic tic ou noutros toc, toc, toc. O coração precisa de amor e vida descansada , fiz exames, o meu tem uma arritmia.

Dizia um coveiro: uma das vezes em que desenterrei um corpo, chorei mesmo, fiquei triste. Tratava-se de um senhor que eu conhecia mesmo bem, olhei para o retrato que estava na campa, e retirei os seus ossos , fazemos isso passados dez anos que o corpo foi enterrado. Ao que nós nos reduzimos ....ossos.

Entretanto a reportagem mostrou assim rapidamente de esguelha uns ossos desses que são retirados passados dez anos, e pude ver é mesmo só osso com manchas pretas devido à terra penso. As peças do nosso corpo ficam soltas.

È este o destino do corpo das vaidades e dos prazeres do cansaço da alegria e da tristeza e do grande amor. A vida é para ser vivida a cem por cento pois como podemos constatar lá em baixo na cova não se pode beber uma cervejolas fresca com marisco ao pé da brisa do mar , também não podemos ver a conta , não podemos fazer amor com a paixão da nossa vida nem podemos vestir lingerie sexy , pois não assentaria bem .

Morreu Pina Bauch,dá para ver que é uma artista da minha onda pois privilegia a expressão, coreografou e dançou o nosso drama, em cima do palco. Pôs lá aquela vida muito especial, aquela que não faz parte da morte, nem do passado. Aquele tic, tac que nos faz amar e sofrer.

Bela e eterna. Tal qual o outro senhor Michael Jackson.
Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/06/28

Sim, "Moon walk" é genial. Ele criava e todo o mundo gostava de imitar. Moon walk é assim tipo andar ilusionista, um misto de andar e deslizar. Para trás.Na lua tanto faz para trás ou para a frente, melhor tanto fez andar assim ou assado.

Já tentei imitar o " Moon walk" e saiu uma coisa levemente parecida, disse a minha filha.


...

Porquê querer mudar de identidade física???

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/06/28

Enquanto descansava ontem um pouco à noite estive horas seguidas de tarde a pintar azulejos- vi um conjunto de videoclips de Michael Jackson , e ainda bem que os vi, ele realmente deixou um património artístico fantástico nesta área. Era também um excelente coreógrafo e bailarino, podemos vê-lo nas favelas do Rio de Janeiro a cantar "They don´t care about us" rodeado de centenas de habitantes pobres destes bairros, podemos vê-lo noutro filme em que se vê rodeado de gente das nais variadas partes de globo, de diferentes credos e etnias, promovendo o amor e paz entre todos, enfim ele foi poderei dizer um pacifista e homem de esquerda também. Os filmes dele não se limitam a promover a canção, vão para além disso são obras maiores da sétima arte.

Michael Jackson soube rodear-se sempre de óptimos realizadores, artistas, só me parece que o não soube fazer no que diz respeito a médicos pois ter-se metido nessa aventura das operações plásticas foi demasiado deprimente, ele tinha mesmo uma carinha larocas como se pode ver, quando cantava nos "Jakson five" depois em jovem também era muito bem apessoado, bom mas de onde vieram essas ideias excêntricas de mudar de cara? A humanidade agradece ser esclarecida nessa questão.




...
Powered By Blogger