Número total de visualizações de páginas

domingo, 13 de setembro de 2009

As cebolas do norte.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”


Agosto, 2009

Hoje cortei uma cebola, aqui na Póvoa de Varzim, mesmo em frente ao mar, não na praia mas neste "flatezito" construído mesmo onde estava a casinha dos meus avós Poveiros, que Deus os tenha, enfim voltando à cebola o objectivo de a cortar era fazer um xarope para a minha filha que está constipada desde que apanhou muito sol na Praia de Carcavelos, deve ser disso e não de ter vindo de boleia do Festival do Sudoeste com um dos 10 que apanharam a gripe A, mas já passou uma semana e ela não tem febre , daí deve ser uma constipação normal, voltando á cebola poveira, esta foi uma cebola a sério pois deixou mesmo os meus olhinhos a chorar, lavei-os mais as mãos, vim para este café com net à borla e os olhos ainda tem vontade de chorar. Bom aqui no norte é assim as cebolas são a sério, os clubes também , o FCP mete golos e defende-os apesar de todos os blás, blás , é assim , etc...Mau é o nevoeiro, mas também não se pode ter tudo bom, aqui na Póvoa há um odor a maresia dos mais fortes de Portugal, há muitas algas no mar , sargaço...bom, mas apesar de haver muito nevoeiro mesmo assim ainda posso enxergar a péssima arquitectura feita em direcção ao céu, onde antes havia uma terra cheia de céu e horizonte , memórias vivas do passado dos nossos avós , agora há linhas e ângulos rectos por quase todo o lado, e um céu que era das gaivotas agora é do cimento. Aqui há uns anos mandaram-me por e-mail um filme muito antigo da zona à beira mar da Póvoa e não só, e eu ao vê-lo chorei mesmo sentida pois essa era a terra onde eu dei os meus primeiros passos, com o café Avenida, etc., muitos prédios baixos mas cada um com a sua personalidade e uma história, todos sabíamos quem vivia aqui e acolá, mas agora é a multidão e o sentimento de que alguém roubou a memória, o passado desta linda terra de pescadores e não só. Dizem que a direita cede com muita facilidade aos interesses dos construtores civis, ora aí está uma óptima razão para votar na esquerda.

Bom amanhã vou ver se apanho o metro aqui na Póvoa ,até ao Porto( pela primeira vez ), é que quero ir à Casa da Música . Depois conto como foi. também quero ir ao Castelo de Guimarães, berço da nacionalidade ,e a Barcelos berço da minha mãe.

Entretanto vou ver se faço um blog pago pois assim é uma seca, muitas vezes quero pôr aqui fotos e isto já ultrapassou o limite.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Powered By Blogger