Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Acabou o poder absoluto.Vem aí o diálogo.

Resultados das eleições:


Muitas abstenções,.....de mais, mais que os votos no PS.

PS é o partido mais votado , mas vai ter de dialogar para governar , pois perdeu a maioria absoluta, o que é bom mesmo muito bom. Acabou o poder absoluto em Portugal e isso é fantástico .Foi o Partido que mais votos perdeu.

PSD não conseguiu ganhar, focou-se muito no TGV . TGV significa passeio, turismo e quem não quer ir passear mesmo sabendo que o TGV se vai pagando aos bochechos?

PP, de Portas ganhou pois andou animado e fez campanha clara sobre ideias claras e que agradam a muitos: autoridade dos profs, fim desta avaliação, mais polícias, mais agricultura, etc. Também não se mostrou anti - poder.

BE, ganhou muitos votos pois deixou claro que quer mais justiça na economia, contra esta avaliação dos profs (mas não falou na autoridade dos profs...) mas mostrou-se um pouco anti- poder a nível de convergências com o PS.

CDU evoluiu pouco pois é muito sempre do mesmo e as pessoas sabem que é um partido fechado conservador de esquerda. Mas aguentou-se.





...

domingo, 27 de setembro de 2009

Casa das histórias de Paula Rego









Ontem fui aqui, ver a magnífica obra de Paula Rego, num edifício à altura dessa obra:
http://www.casadashistoriaspaularego.com/

Fica perto da Cidadela em Cascais, zona lindíssima, toda ela dedicada à cultura, perto da baía, . O Centro Cultural de Cascais mesmo ali perto também é digno de se ver. È um edifício antigo bem restaurado. Todas as terrinhas deviam ter um centro cultural, que não é a mesma coisa que uma Galeria, nem pouco mais ou menos. Num centro cultural a cultura vive e faz-se não se mostra apenas!

Parabéns à Câmara de Cascais. Portugal no seu melhor. Os prédios por lá são baixos , muito bem porque se vê o céu , mas vi lá um em construção a erguer a sua cabeçorra cinzenta de betão...pffff..oxalá não sirva de pretexto para mais um com mais um andarzinho e mais outro e mais outro e depois ficámos asfixiados em betão e caixilho.



...

sábado, 26 de setembro de 2009

O arco-íris político pairando sobre as cabeças de Portugal.

Hoje é dia de meditação. Temos sobre as nossas cabeças um arco-íris com as cores de todos os cumprimentos de onda , ....vermelho , amarelo,... azul, verde, roxo, ultravioleta, infra -vermelhos, etc, etc. Todas essas cores vísiveis e invísiveis  dão-nos  a luz diáriamente, mesmo que com trovoadas e relâmpagos .
Vamos meditar sobre elas todas  e escolher a que de momento é  a mais importante para a saúde e bem estar de Portugal.



...

A minha pintura


  
Posted by Picasa

A minha pintura.

Posted by Picasa

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Na hora de votar convém não esquecer....

Recebi por e-mail :


Jorge Pedreira   em Novembro de 2008:


"Caso haja grande número de professores a abandonar o ensino,

 sempre se poderiam recrutar novos no Brasil"


Valter Lemos na Assembleia da República, em 24 -1-2008:

"Vocês (deputados do PS) estão a dar ouvidos a esses

professorzecos"


Margarida Moreira ( da DREN) em Viana do Castelo em 28-11-2008:


"Os professores ...são arruaceiros, covardes, são como o

esparguete (depois de esticados partem) , só são valentes quando

estão em grupo"



Maria de Lurdes Rodrigues em Junho :

"Admito que perdi os professores mas ganhei a opinião pública"





...

Professores autoridade pública, ....concordo.

Sim, concordo,  porque assim poderíamos ter mais hipóteses de exercer a nossa profissão num clima de maior paz !!!!
Eis o que me chegou  por mail sobre o que se legislou na vizinha Espanha:

Madrid dará al maestro rango de autoridad pública




"Los docentes serán autoridad pública en la Comunidad de Madrid. Es una de las medidas que introducirá la futura Ley de Autoridad del Profesor que la presidenta madrileña, Esperanza Aguirre, va a anunciar mañana en la cámara regional, según fuentes de su Ejecutivo, y cuyo texto llevará al hemiciclo en las próximas semanas. La iniciativa de elevar el rango de los maestros ya la asumió el año pasado la Comunidad Valenciana y existe también, aunque sólo para los directores de los centros escolares, en Cataluña, desde hace unos meses. En el caso de Madrid persigue el objetivo de reforzar la figura del maestro. Al ser reconocidos como autoridad pública, los profesores -al igual que jueces, policías, médicos o los pilotos y marinos al mando de una nave- cuentan con una protección especial. La agresión a uno de ellos está tipificada por el Código Penal como atentado contra la autoridad en los artículos 550 a 553, que recogen penas de prisión de dos a cuatro años.(...)"





Para quem tem alguma rejeição à língua de Cervantes, eis a tradução de dois parágrafos:










“Ao serem reconhecidos como autoridade pública, os professores – tal como os juízes, polícias, médicos e pilotos e comandantes de navios – contam com uma protecção especial. A agressão a um professor está tipificada pelo Código Penal como atentado contra a autoridade”


“Além de serem autoridade pública, têm presunção da verdade, o que significa que a sua palavra tem mais valor do que a de outro cidadão”






Em Portugal nestes quatro anos foi o que sabemos. Quão diferente é o “socialista” Sócrates do seu homólogo Zapatero..."















quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Chegaram os fantasmas à campanha.

Salazar anda a deambular por entre nós com lençol de fantasma, cheio de teias de aranha.
Pffff...que medo.
Os danados dos esquerdistas preparam-se para nos nacionalizar a ponta do nariz.
Pffff...que medo.
Um espião vai observar o voto de todos os portugueses .
Pfff...que medo!
Cruzes Jesus canhoto, minha nossa senhora, ai de mim se voto torto nas eleições.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Pinceladas à Portuguesa.

Paula Rego esteve ontem na RTP2, no "Câmara Clara", numa entrevista e retrospectiva absolutamente imperdível. Nós Portugueses/as conseguimos ser fantásticos quando queremos e encontrámos condições.


Os Gatos Fedorentos estão a tornar a campanha mais leve, são um "digestivo" da campanha, bem hajam. Os políticos, nos "Gatos" até se parecem pessoas normais , ainda bem.

Triste, saber que aquele juiz do caso "Casa Pia"( Rui Teixeira ) está com a carreira empatada, pelas razões erradas. Mau exemplo para a democracia e para os outros juízes. Ai ,... a democracia está a mirrar um pouco!



...

domingo, 20 de setembro de 2009

O silêncio da campanha.

Ontem O Bloco de Esquerda esteve muito bem com um cenário verde limpo num comício em Sintra.

Em Coimbra o arco-íris baralhou-se quando Manuel Alegre entrou no comício do PS. A cor de Sócrates não liga com a de Manuel Alegre.

Ferreira Leite é a prova de que as mulheres também estão aí para todas as curvas da vida, em qualquer idade.Pêna ser à direita.

Portas ainda não entendeu que o estado fez-se especialmente para os desafortunados da vida.

Jerónimo continua com a sua convicção inabalável sobre as qualidades de um vermelho sem nuances.

A TV continua a mostrar o barulho da campanha.

A TVI 24 tem alguns debates interessantes sobre os "Quês" das campanhas.A SIC notícias também.


Já me sinto preparada para votar mas ainda me tenho que preparar psicológicamente para um resultado eleitoral que não me agrade.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Já estou farta da campanha.

Já estou farta da campanha, aliás nem sei para que serve esta parte da campanha, jantaradas, passeios a pé, ajuntamentos, grandes cartazes, bandeiras de toda a cor e feitio, enfim....já estou velha para este tipo de coisas.Sondagens assim e assado. Tenho dúvidas sobre a divulgaçãodas sondagens, funcionam como uma previsão do resultado das eleições, podendo assim influenciar as cabeças, mas enfim ...
Quero é saber o resultado das eleições , e o meu voto é para que as maiorias absolutas desapareçam deste país para sempre. Os "piquenos" também devem influenciar a governação.

Bom , se não fosse a campanha ainda tinhamos o telejornal de sexta da TVI...pfff...que campanha chata.

domingo, 13 de setembro de 2009

Póvoa de Varzim , não era assim !



















Agora uma fotografia tirada da areia, olhando para a terra, que terra, onde está ela?
Grandes contrastes....
Palavras para quê. Explicar o que já está feito....para quê.
Contrastes inquietantes...perturbadores...pesados ...como o.... cimento.
E o mar enrola na areia...porque se sente feliz...
...

O mar da Póvoa de Varzim.

Nasci em 1954, Maio, não muito longe desta praia deste mar.Um mar generoso e  perigoso, com marés mansas e outras de revolta total. Um mar infinito, com um horizonte muito, muito distante.Um mar próximo.
...

O monte mais alto, do meu mundo.




































Ontem subi ao Monte Maninho, quase 50 anos depois de por lá ter andado em miúda. È o monte mais alto do meu mundo, da minha vida. Já a ele tinha subido em miúda, rodeada de irmãos, primos, lendas de mouras encantadas que por lá passaram e o medo mais o pressentimento de que nunca nos iríamos cruzar com lobos e raposas. Mas de noite mergulhada num silêncio total, era eu, os meus sonhos, e o uivar dos lobos que vinham do Monte Maninho, ali ao lado. Foram tempos maravilhosos.


Ontem encontrei a toca de uma raposa, como se vê na imagem.

Dizem-me que já não se ouvem os lobos de noite.

Isto tudo fica em Mariz aldeia do concelho de Barcelos.


...

Debate Ferreira Leite e José Sócrates, as diferenças do centrão.

Vestígios que ficaram na minha cabeça:




José Sócrates a dizer que não é bonito estarmos convencidos que somos os mais sapientes numa determinada área do saber (a propósito de Ferreira Leite ter dito que ele não sabe de economia), e vê-lo dizer isto com jeitinho de quem está sempre convencido de que tem a razão toda, aliás a sua política para os professores foi desgastante nesse ponto, pois o tempo em que ele e a ministra estiveram arrogantemente indiferentes aos professores foi demais e provocou estragos irreparáveis na vida das pessoas.



Ferreira Leite a dizer que não gosta que o PS se junte aos espanhóis (PS`s de lá) para influenciar a política cá. Só com isso ela ganhou o debate e digo isto apesar de me agradar o TGV, só que é em Portugal, e só com os Portugueses que isso se tem que decidir.

Quanto ao mais , também achei interessante saber que antes de ser líder do PSD Ferreira Leite concordava com a política do Sócrates para a educação, ora bem , ela mostrou inteligência em ter mudado de opinião, não é inflexível, ...só os "burros" é que nunca mudam...
Estou em mudanças.



Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/08/29

Mudar de casa, mudar de ares, pegar no arco-íris e guardá-lo numa nova manta, embora do mesmo género, enfim por vezes é melhor mudar para http://www.margaridatrocado.blogspot.com/.

Vemo-nos por lá, ok ?????????????

Prometo que a manta será toda transportada para lá.


....

Gabirus em SAC.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”



Agosto 2009



Andei lá pelo norte , venho um pouco com vogais abertas e "bs" em vez de "bs" principalmente no falar, espero que isso aqui passe desapercebido. Fui a Guimarães e à Ribeira no Porto, mas agora não é isso que me traz aqui mas sim as novidades que no meu regresso encontrei em SAC.

Ora bem, alguém que andasse cheio de medalhas com retratos seus, ou fios pendurados ao pescoço com fotografias suas, poder-se-ia chamar de vaidoso ou "gabiru" (termo muito antigo) . Normal é andarmos com fotografias de santos ao pescoço ou berloques e contas, para nos animarem a figura. È redundante algo fazer-se acompanhar de bandeira sua , não tem pés nem cabeça. Num jazigo até faz sentido pois a figura vai-se desfazendo e a fotografia lá fica em sua substituição. Agora em vez de uma pessoa imaginemos uma terra , cheia de berloques com fotografias dos seus recantos, é a mesma coisa, uma terra demasiado " gabiru " , a dizer olhem como eu estou bonita mais na fotografia que na realidade, tenho imensos recantos bonitos para serem visitados, aqui ao lado da fotografia, desculpem mas como não deram por ela eu venho chamar a atenção e recolocar a reprodução da imagem real aqui também, portanto ali em baixo há um lindíssimo lago cheio de árvores e relva , aqui mais em cima podem voltar a deliciar-se com ele mas agora em fotografia , sempre fica mais bonito que fazer outro lago.

Bom , seria talvez sonhar de mais, pensar que se poderia fazer uma escultura ou um painel bidimensional de azulejo ou pintura , uma obra de arte que conseguisse captar o sentimento que se tem na alma quando se vive numa terra que custa a subir , mas é fácil na descida , com ruas demasiado largas, prédios altíssimos em que poucos vizinhos se conhecem, em que a principal notícia é sempre a falta de pagamento das quotas do prédio , as obras de que este necessita , as aborrecidas avarias de elevadores, a água que se infiltra, etc, assim falo eu que vivo a meio da encosta, embora digam que ao pé do lago lá em baixo , as coisas são diferentes, como dizia , arte que nos fizesse lembrar a nossa alma , mas isso não aconteceu apenas estou a imaginar essa hipótese.

Olhem as fotografias.

Aqui não as poderei pôr mas prometo que vou amanhã pô-las no meu outro novo blog, também pintaramanta, em http://www.margaridatrocado.blogspot.com , criado por causa de ser dificil pôr aqui fotos . Em breve acabarei com este aqui e ficarei apenas com o outro, que espero visitem.

As cebolas do norte.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”


Agosto, 2009

Hoje cortei uma cebola, aqui na Póvoa de Varzim, mesmo em frente ao mar, não na praia mas neste "flatezito" construído mesmo onde estava a casinha dos meus avós Poveiros, que Deus os tenha, enfim voltando à cebola o objectivo de a cortar era fazer um xarope para a minha filha que está constipada desde que apanhou muito sol na Praia de Carcavelos, deve ser disso e não de ter vindo de boleia do Festival do Sudoeste com um dos 10 que apanharam a gripe A, mas já passou uma semana e ela não tem febre , daí deve ser uma constipação normal, voltando á cebola poveira, esta foi uma cebola a sério pois deixou mesmo os meus olhinhos a chorar, lavei-os mais as mãos, vim para este café com net à borla e os olhos ainda tem vontade de chorar. Bom aqui no norte é assim as cebolas são a sério, os clubes também , o FCP mete golos e defende-os apesar de todos os blás, blás , é assim , etc...Mau é o nevoeiro, mas também não se pode ter tudo bom, aqui na Póvoa há um odor a maresia dos mais fortes de Portugal, há muitas algas no mar , sargaço...bom, mas apesar de haver muito nevoeiro mesmo assim ainda posso enxergar a péssima arquitectura feita em direcção ao céu, onde antes havia uma terra cheia de céu e horizonte , memórias vivas do passado dos nossos avós , agora há linhas e ângulos rectos por quase todo o lado, e um céu que era das gaivotas agora é do cimento. Aqui há uns anos mandaram-me por e-mail um filme muito antigo da zona à beira mar da Póvoa e não só, e eu ao vê-lo chorei mesmo sentida pois essa era a terra onde eu dei os meus primeiros passos, com o café Avenida, etc., muitos prédios baixos mas cada um com a sua personalidade e uma história, todos sabíamos quem vivia aqui e acolá, mas agora é a multidão e o sentimento de que alguém roubou a memória, o passado desta linda terra de pescadores e não só. Dizem que a direita cede com muita facilidade aos interesses dos construtores civis, ora aí está uma óptima razão para votar na esquerda.

Bom amanhã vou ver se apanho o metro aqui na Póvoa ,até ao Porto( pela primeira vez ), é que quero ir à Casa da Música . Depois conto como foi. também quero ir ao Castelo de Guimarães, berço da nacionalidade ,e a Barcelos berço da minha mãe.

Entretanto vou ver se faço um blog pago pois assim é uma seca, muitas vezes quero pôr aqui fotos e isto já ultrapassou o limite.

Pintar a manta com a TV.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

Agosto/2009
Pedro Granger tem um bom programa para jovens na TVI 24, salvo erro. tem um diálogo franco e inteligente com jovens, ainda bem.

Tenho que realçar isto pois estou farta de ver "lixo" para jovens em canais como a MTV, todos à volta do falso brilho de concursos baseados no sexo, romance , etc...onde se incentiva muitas das vezes , a meu ver , a promiscuidade. Enfim, este blog aqui é para pintar a manta , eu só tenho que cumprir o meu dever.


...

"As vantagens de ser solteira"

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

Agosto 2009

È um divertido livro, de Allia Zobel, que me ofereceram aqui há uns anos.A autora dedica o livro, entre outros, a todos os homens que não casaram com ela!! È uma leitura leve para o verão. Vou transcrever umas passagens que dedico aos muitos e muitas nesta situação ( como eu ...). No livro , a autora arranja dezenas de razões para continuar solteira:

- A única mãe com quem tens de ser simpática é a tua.

-Podes lambuzar a cara e as mãos com cremes de beleza e ir para a cama de luvas e com uma t-shirt velha.

-Só aspiras a casa quando te apetece.

-Não precisas de arranjar desculpas quando bates com o carro.

-Não és obrigada a ver o domingo desportivo.

-Podes cortar as unhas dos pés na cama.

-Podes comprar bolo para dois e comê-lo todo.

-Podes recortar do jornal tudo o que quiseres.

-Ninguém se rirá se disseres que não tens nada que vestir.

Podes gastar uma "nota preta " no cabeleireiro sem recear represálias.

-Podes beber a última cerveja fresca.

-Não chateias ninguém se imitares pintassilgos enquanto pintas as unhas.

-Não tens de alterar o teu nome.

-Podes ouvir constantemente a mesma música.

-Não tens de escolher vestidos de noiva.

-Podes fazer montes de barulhos esquesitos à mesa.

-Louça suja? Podes optar por lavá-la logo ou escondê-la dentro do forno. Podes acumulá-la durante dias, ou mesmo semanas, até já não haver nenhuma limpa. Se já nem com palha de aço consegues tirar a porcaria da caçarola, podes deitá-la fora , que ninguém tem nada com isso.

E , claro, podes sempre comer em pratos de papel, e pronto!

-Podes passar o sábado numa maratona de vídeos em vez de limpares a casa.

-Não tens de preocupar-te com o facto de ganhares mais do que uma certa pessoa.

-Podes por camadas de maquilhagem.

-Podes sair com tantos tipos quantos couberem na agenda

-Podes decorar o apartamento com posters dos Grateful Dead e pintar a cozinha de lilás e cor de rosa , sem que ninguém faça uma cena.

-Se ganhares o totoloto não tens de dividir com ninguém.

-Não precisas de uma razão decente para comprares um vestido.

Podes passar um dia inteiro no museu a olhar para os Picassos .

-Podes falar sozinha à vontade. Não tens de baixar a voz quando te telefona um antigo namorado

Podes estar horas a falar ao telefone sem ninguém de pé a bufar e a olhar para o relógio.

Nas festas podes flirtar com quem te apetecer.

Podes gastar a ultima nota na pedicura e comer feijão verde toda a semana.

Podes mudar os móveis do sítio a meio da noite.



...ainda não acabou!  Leiam, é giro este livro.


...


....

Raul Solnado, até sempre.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/08/08

Desde miúda, que me habituei a ver Raul Solnado na TV , com a sua generosa figura de actor de humor e não só. Entregava-se por inteiro ao que fazia. Pode-se dizer que era daquelas pessoas especiais impossíveis de esquecer . No regime obscuro, antes do 25 de Abril, com outros colegas, Fialho Gouveia e Carlos Cruz, fez a diferença com o programa Zip-Zip, dando-nos a todos uma lufada de ar fresco para conseguirmos aguentar por mais um pouco aquele regime tão de vistas curtas.

Morreu tranquilo , imagino. Morte suave , é a merecida para quem dá o seu melhor à vida, e que envelhece e morre por dela estar repleto.

Também era cidadão atento aos destinos políticos de Lisboa, vi-o ao vivo há alguns meses, no lançamento da campanha para uma Convergência de Esquerda em Lisboa, lançada pela Renovação Comunista. Sem grandes resultados esse movimento mas muito elucidativo quanto à vontade de muita gente em que essa convergência se concretizasse.

Até sempre Raul Solnado.


...

Gosto de ti...

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”



2009/08/08


Gosto de ti apaixonadamente,

De ti que és a vitória, a salvação

De ti que me trouxeste pela mão

Até ao brilho desta chama quente.



A tua linda voz de água corrente

Ensinou-me a cantar...e essa canção

Foi ritmo nos meus versos de paixão,

Foi graça no meu peito de descrente.



Bordão a amparar minha cegueira,

Da noite negra o mágico farol,

Cravos rubros a arder numa fogueira



E eu, que era neste mundo uma vencida

ergo a cabeça ao alto, encaro o sol!

Águia real, apontas-me a subida!



Florbela Espanca


...

Sinais preocupantes.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/08/07

È com muita preocupação que ouvi hoje a notícia de que muitos sindicalistas se sentem perseguidos pelo actual poder . Sinais inquietantes destes tempos. Espero que tenham a solidariedade de todos os colegas, do país.

A liberdade é essencial em qualquer regime que se queira chamar democrático. A liberdade de cada um, especialmente dos que tem menos poder e influência, deve ser respeitada, tem de ser !

Etelvina (de Sérgio Godinho)

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”



2009/08/06


Etelvina com seis meses já se tinha de pé

Foi deixada num cinema depois da matinée

Com um recado na lapela que dizia assim

Quem tomar conta de mim,

quem tomar conta de mim

Saiba que fui vacinada,

Saiba que sou malcriada.

Etelvina com dezasseis anos já conhecia

Todos os reformatórios da terra onde vivia

Entregaram-na a uma velha que ralhava assim

Ai menina sem juízo

nem mereces um sorriso

Vais acabar num bueiro

sem futuro nem dinheiro.

"Eu durmo sozinha à noite

Vou dormir à beira rio à noite, à noite

Acocorada com o rio à noite, à noite"

Etelvina era da rua como outros são do campo

Sua cama era um caixote sem paredes nem tampo

Sua janela uma ponte que dizia assim:

Dentro das minhas cidades

já não sei quem é ladrão

Se um que anda fora de grades

se outro que está na prisão

Etelvina só gostava era de andar pela cidade

A semear desacatos e a colher tempestades

A meter-se c´os ricaços, a dizer assim:

Você que passa de carro

Ferre aqui a ver se eu deixo

Venha cá que eu já o agarro

Dou-lhe um pontapé no queixo.

"Eu durmo sozinha à noite

Vou dormir à beira rio à noite, à noite

Acocorada com o rio à noite, à noite"

Etelvina já cansada de viver sem ninguém

A não ser de vez em quando amores de vai e vem

Pôs um anúncio no jornal que dizia assim:

Mulher desembaraçada

Quer viver com alma irmã

De quem não seja criada

De quem não seja mamã.

Etelvina já sabia que não ia encontrar

Nem um príncipe encantado nem um lobo do mar

Só alguém com quem pudesse dizer assim:

O amor já não é cego

Abre os olhinhos à gente

Faz lutar com mais apego

A quem quer vida diferente.

O seu homem encontro-o à noite

A dormir à beira rio, à noite, à noite

Acocorado com frio à noite, à noite.

...............................................................

Foi uma muito agradável surpresa ouvir este belo tema , ontem na TSF.

Sérgio Godinho deveria passar mais na rádio.


...

Rotundas e obras feitas.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/08/06

Há aqui em Stº António dos Cavaleiros, uma rotunda, relativamente perto de minha casa, que para alguns funciona como roleta russa. Por ela passam imensos carros a toda a hora , na minha modesta opinião, esta rotunda deveria ter semáforos, pois tem características problemáticas:

1) uma das vias de acesso é uma longa descida de onde aparecem muitos carros a alta velocidade

2) é enorme , está num plano inclinado, com muita vegetação a meio, o que faz com que de uma das vias de acesso só se vejam os carros que entram da mais próxima, apenas!

3) agora vem a questão da roleta russa, vou descrever a passagem de dois potenciais assassinos pela rotunda:

cheguei ao acesso à rotunda e parei, reparei que havia carros uns atrás dos outros já dentro da rotunda, de repente a alta velocidade, do acesso da esquerda vem um carro que faz da sua entrada um jogo, mete-se entre dois dos carros de forma altamente perigosa ,ao calhas, tipo deixa ver se caibo entre dois, neste segundo aqui !!!!! Olho para a cara do condutor: era jovem, vinha acompanhado por outro jovem e ria-se de forma "alarde" como se tivesse metido uma lança em Àfrica, com o seu jogo de roleta russa.Imbecil assassino é ele por certo, é pena a polícia não estar escondidinha nesta rotunda. Outro caso que me lembre, foi hoje, estava num outro acesso e da esquerda, do acesso que é uma longa descida, vem um carro a alta velocidade , que entra e sai da rotunda sem qualquer paragem, por acaso não se cruzou com nenhum carro, foi de ficar arrepiada. Condutor masculino de meia idade com carro vistoso e cérebro de alfinete.

Semáforos urgentes nesta rotunda por favor , é que por aqui moram muitos imbecis assassinos!

Não sou contra rotundas , até acho que elas facilitam o fluir do trânsito, se tiverem visibilidade ou tendo muito movimento, tendo semáforos, tudo bem, mas este não é o caso.

Há outros locais de SAC que tem imensos semáforos e muito menos movimento.

Um outro local que precisaria de semáforos é o cruzamento ao pé do terminal dos autocarros, junto do café Seripipi e Kurica , com o novo acesso à Mealhada é uma confusão o fluir do imenso tráfego! Depois há imensos transeuntes que ao sairem dos autocarros atravessam as passadeiras, mas como passam à frente dos autocarros, os carros de trás não os vêem , tentam por vezes ultrapassar o autocarro parado, e são repentinamente surpreendidos pelos transeuntes. Para eles transeuntes deveria haver semáforos também . Muita coisa a pensar por aqui. Parece-me ideia infeliz haver uma última paragem de autocarro em cima de um cruzamento cheio de movimento! Mas onde estão as cabecinhas pensadoras de Portugal! Certamente aqui perto não estão!


...

Eu e os meus quadros.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/08/05

Por vezes faço quadros que tem muito a ver com o estado de espírito do tempo em que foram feitos, e logo depois arrumo-os, escondo-os , porque eles fogem da linha que vinha seguindo. Bom, eles acabam por ser a prova que a linha dá muitas cambalhotas e reviravoltas. Também os ponho de lado na altura em que os faço, ou porque o estado de espírito da altura era mais virado para a tristeza, ou porque acho tudo ridículo ou feio nessa altura, etc., devem ser essas as razões porque ponho coisas na gaveta,

Bom , mas porque ando em arrumações tudo vê a luz do dia, e acabo por achar hoje maravilhoso o que dantes achava uma parvalheira.


...

Não , não vou passar o Agosto todo em arrumações, estou aqui estou no ir de férias....

As minhas arrumações: da casa e da cabeça.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/08/04

As de fundo são anuais. Encho sacos e sacos com as inutilidades que aparentemente fizeram a minha riqueza pessoal no passado, mas que no presente são um empecilho. Objectos que tenho há muito e que só com o correr do tempo posso garantir que não servem em nada a minha vida. Este ano destaco nessa lista milhares de pregos muito pequenos , todos juntos são capazes de encher três caixas de cotonetes. estão enferrujados na sua maioria e portanto rodeados de um pó castanho irritante. Porque os tenho eu? Talvez um dia há muitos anos tenha ido comprar meia dúzia de pregos pequeninos, como eram baratinhos terei sido aconselhada a comprar a peso uma grande quantidade. Para quê? para me irritarem todos os anos , todos os anos olho para eles e acabo por decidir não os deitar fora, porque tenho pena deles e da classe operária que é obrigada a fazer tanta coisa para o lixo. Já imagino os meus descendentes cheios de pregos pequeninos enferrujados, a fazerem lotes entre eles para os levarem para casa.

Muitas conchas do mar, vão para o lixo, lamento mas tenho de mais. Devia devolvê-las à praia mas...estou sem paciência, talvez...

Espero ficar com o mínimo em casa, estou muito minimalista talvez a idade me tenha levado a isso.

Só o útil.

Nos votos para as eleições a palavra útil já é mais ambígua. Ora vejamos: se queremos mais deputados de esquerda no parlamento só temos uma hipótese , votar neles. Havendo muitos deputados com o pensamento no lado esquerdo da vida, o centrão deixará de ser tão omnipotente, tão surdo também por vezes, e terá que olhar , dialogar , conversar, negociar com este lado esquerdo da vida.

Se há esquerda e direita, a primeira com tendência a subir , porque será que Portugal tem sido tão maneta, agindo e pensando quase sempre com o braço direito. O braço esquerdo pode enferrujar com falta de uso e depois arrastará consigo tudo , até o lado direito. Neste país muitos políticos de esquerda, homens e mulheres de alto gabarito, acabam de envelhecer e morrer sem terem dado o seu melhor ao país, por causa de preconceito e falta de democracia, mas é tempo de dizer basta .

Por isto tudo sou contra o apelo de algumas pessoas de esquerda no voto útil no PS, acenando com o papão do PSD. Elegemos deputados para as legislativas e deveremos eleger exactamente aqueles que farão a diferença. Se somos de esquerda qual a razão porque não acreditamos em nós próprios e vamos votar em outros que não aqueles que poderão trazer ventos de esquerda para a vida portuguesa?


...

Conta poupança.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/29

Ora cá está uma medida toda interessante deste governo: doar 200 euros para uma conta poupança paraque os jovens um dia possam enfrentar melhor os custos com os seus estudos. Muito Bem.

Mas será só para os putos que vão nascer ou é também para os que acabaram de nascer apenas há seis, doze ou dezassete anitos?

Ar imperial.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/28



Não, não estou a falar de uma grande caneca de cerveja fresquinha, daquelas que escorrem mesmo bem com o calor de verão. Estou a falar, isso sim de um grande cartaz em que aparece um candidato a um cargo, que nem reparei qual era, por ter ficado tão embasbacada com o ar imperial do candidato, ao jeito dos imperadores do ex Império Romano, de há milhares de anos atrás, aqueles mesmos que gostavam que se pensasse que tinham engolido os deuses todos do Olimpo , bom...o sítio lá longe onde eles descansam e gerem o seu poder omnipotente ( que linda palavra-omnipotente). Pois, esse candidato está com um ar tão sério, com um olhar tão fixo, tão, tão compenetrado , assim em coisas super sérias e poderosas, que até mete medo.

Vá lá, queremos cartazes com políticos com ar simpático, já que vamos ter que levar com eles durante meses nas ruas do País. Um sorrisinho mais leve, mesmo maroto ,ou divertido...vá lá, ....é que precisamos de sorrir e rir um pouco mais neste país.

Para além do mais nós todos sabemos que os políticos também sabem contar anedotas giras...


...

A credibilidade da política.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/26

No caso Joana Amaral Dias acredito muito mais em Francisco Louçã do que no PS.

Segundo o folhetim da vida real, Joana Amaral Dias terá recusado um cargo importante no estado, em troco de ser nº 2 nas listas por Coimbra. Mulher de M grande foi ela em ter recusado este "negócio político".

A política quando se faz assim já nem digna desse nome deve ser, pois política deveria ser a palavra mais nobre sobre a terra.

Enfim triste cenário este em que um partido do poder vale-se de tudo para ser popular, mas perde credibilidade sem dúvida , e muita....


...

Cheiro a mar e perfume de bosque. No prato uma patanisca.O fado a bailar por entre os pinheiros.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/21

Nunca pensei que o sentimento de sucesso artístico, se pudesse alicerçar algum dia em mim, ou outro digno desse nome, no sentimento de que para um ter sucesso tudo à volta devesse murchar, especialmente pelo castigo forçado de falta de água.

Por isso gosto de estar na Fiartil, porque lá o sentimento de fraternidade artística me pareceu sempre mais forte do que o de competição selvagem. Os artistas , dividem lanches, trocam segredos técnicos, falam sobre a vida e o mundo, as suas vidas e opções artísticas, em 99% dos casos. Por isso renasço um pouco quando lá estou. Vem-me uma lágrima ao olho e digo que ali está um dos melhores recantos de Portugal, um sítio onde ficou guardada a candura criativa da sua alma, uma alma profunda e universal, com cheirinho a mar e perfume de bosque .

Portugal no seu melhor.

Música ao vivo todos os dias.

Na sexta Mafalda Arnaut.

Estou lá até domingo, com gosto.


....

Convite

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/20

Uma tendência para um abstraccionismo "leve", um pouco perdido entre a vida e o céu, figuras que ora voam , ora dançam, muitos elementos vegetalistas, e humanos, é esta a tendência , o rumo dos últimos tempos da minha arte, especialmente registada no azulejo, a minha prática preferida recente.

Tudo isto e muitas mais novidades, como a paixão pela ganga, que se manifesta nas peças, tal e tal, etc., …poderão ver no pavilhão 32 da Fiartil de 20 a 26 de Julho, próxima 2ª feira , até domingo.

Arte contemporânea, sem dúvida.

Apareçam!

Margarida Moreira

(Fiartil - feira de artesanato do Estoril, perto do Casino e em frente ao centro de Congressos. Muito sítio para estacionar)



....

Desabafo

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/18

Nesta sociedade muuuiiiito patriarcal , a culpa de tudo o que está errado é culpa das mulheres, que submissamente tem que aguentar com as culpas a todo o tempo, e eu estou farta e cansada disso.


...

Não há problema, não é comunismo.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”



2009/07/18


Uma fábrica fecha e abre mais à frente com outro nome,

não há problema , não é comunismo.

Os trabalhadores são todos despedidos,

não há problema, não é comunismo.

Os jovens perdem-se no vício da droga ,

enquanto os traficantes enchem os bolsos.

Não há problema, não é comunismo.

Os jovens perdem a saúde em noitadas seguidas,

nos bares da noite , enquanto os donos se enchem de notas.

Não há problema , não é comunismo.

Doentes morrem, porque não aguentam esperar pelas operações.

Não há problema, não é comunismo.

Trabalha-se novamente em regime de escravatura,

de manhã à noite, para comprar o pão.

Não há problema, não é comunismo.

Alguns banqueiros enganaram tudo e todos,

deixando muitos sem um tostão.

Não há problema, porque não é comunismo.

Rasga-se a lei e constrói-se em área protegida.

Não há problema, não é comunismo.

A nossa terra comum aquece demais devido à poluição.

Não há problema, não é comunismo.

Exploram-se , todos os segundos da noite e do dia,

sem deixar momentos para descansar e pensar

As palavras todas ficam secas de tanto mau uso.

Não há problema, não é comunismo.

Viva o capitalismo, lindo de morrer.

Vive livre sobre tudo e todos.

Brilha tanto que até cega.



Margarida Moreira


...

Alteração de condições de negociação ...pfffff...que quer dizer isto....???????????

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/16

Não posso deixar aqui registado o meu profundo desalento e desânimo perante esta tomada de posição da Ministra da Educação em relação ao modelo de avaliação. Chamou os sindicatos para dizer que fica tudo na mesma, até haver uma modificação, assim como poderia ter dito que há chuva até haver sol, ou que somos novos até ficarmos velhos....pfff ...a isto se chama empatar os professores, a isto se chama falta de consideração pelos professores e seus representantes.

Disse a ministra que será assim, tudo na mesma até se alterarem as condições de negociação, isto não é nada , ela não se explica, o que quererá ela dizer? será que ela quer que os dirigentes sindicais mudem.... para uns do tipo "sim senhora ministra " (lembram-se da série Inglesa, de partir o côco a rir....em que todos os que dependiam dos ministros, diziam, "yes, prime-minister".

Há sem dúvida um jogo pouco transparente na 5 de Outubro. E isso é muito feio num regime dito democrático.

Estaline, Hitler e Alberto João Jardim (A.J.J.)

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/16

Alberto João Jardim vive num Castelo do passado, tipo o de Harry Potter , e lá toma o pequeno almoço com Estaline , Hitler , Mussolini, Salazar e Franco e montes de teias de aranha a sobrevoarem-lhe a taça dos corn-flakes .

Como ele gosta do Castelo do passado, onde tudo é fotografado a preto e branco, sem tons de cinzento, todinho em alto contraste . Para A.J.J. todos as cores, quer sejam tons pasteis , cores puras e radiantes, ou tons acinzentados devem ser reduzidos a apenas dois valores: o preto e branco. De branco rotula-se ele , santinho de pau carunchoso, cavaleiro da idade-média , cheio de espadas pontiagudas , reviradas na ponta, prontas para atacar os inimigos coloridos que não sejam da sua cor vazia e fria. Um homem do passado sempre a arranjar pretextos para retirar da democracia muitos democratas .Belzebu tirano é ele por certo .

Toda esta prosa ficcional foi inspirada na notícia que ouvi hoje e que dizia que ele queria pôr na constituição da Madeira, artigos que proíbam o Comunismo e fascismo, ora , os modelos do passado não se repetem no presente, o que lá deveria estar é que todos os regimes que persigam as pessoas devido à sua ideologia , deviam ser proibidos.

Com esta terminologia AJJ está a arranjar pretexto para perseguir muitos comunistas e gente de direita , que são também democratas.

Em democracia , a de hoje e de ontem , e a que vem ,cabe tudo, apenas porque os seres humanos são mais autoritários ou mais democratas, independentemente de serem de esquerda ou direita. Sobre os abusos de poder que acontecem na dita democracia , não ouço Alberto João Jardim....

Espero que do Castelo da 5 de Outubro saia hoje um projecto de modelo de avaliação de professores, mais justo e democrático. Para que ele mude de Castelo feio para Palácio encantado.


...

O relatório técnico da OCDE sobre a avaliação dos profs.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/15

Bom acabei de ouvir na TSF notícias sobre o estudo que a OCDE fez ao actual modelo de avaliação dos profs e se ainda ouço bem , é dito claramente que este modelo gerou muitas tensões ( inúteis e prejudiciais a toda a comunidade escolar, digo eu ) lá é feita claramente a sugestão para que este modelo seja alterado, de forma a que a avaliação dos profs seja uma fórmula que assente em vários pilares: uma avaliação qualitativa do Prof., feita pela escola, uma outra avaliação com critérios comuns ao país e feita por uma entidade externa e uma parcela que inclua a própria avaliação externa da escola. Se bem ouvi , concordo e muito com isto.

Esta seria uma boa oportunidade para o Ministério dar o braço a torcer e assumir que o actual modelo não é bom, mas não, continuam a ter a mais anti-pedagógica das atitudes , a do não diálogo, a do não assumir os erros ou fraquezas...que pena....isto vir dum ministério da "Educação".


..

O que tem de nascer tem sempre muita força.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/14

Hoje vou falar sobre os tratamentos para a infertilidade. O parlamento legislou para que esses tratamentos não fossem feitos a mulheres solteiras ( ou homens já agora) o que acho profundamente errado, pois homens e mulheres solteiros e solteiras , ou então um casado com uma solteira ou um solteiro com uma casada , etc., sempre tiveram filhos, embora essa não seja a maneira mais usual de se ter um filho.

Muitos de nós solteiros ou casados não estaríamos cá se não houvesse desde sempre filharada fora do matrimónio, não sejam mal agradecidos.

A vida desenha-se tal qual como ela é , ou mais institucional ou menos, mas o que tem de ser tem sempre muita força.

Maria João Pires e Cristiano Ronaldo

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/08

Uma , a pianista excelente , reconhecida internacionalmente vive momentos de desamor com Portugal, vale milhões mas talvez algumas iminências pardas a tenham aborrecido e foi para o Brasil , e em jeito de desabafo manifestou desejo de pedir a nacionalidade Brasileira, como se de um exílio se tratasse. parece-me que falta esclarecer porque é que as relações de Maria João Pires com Portugal andam azedas. Quando José Saramago foi desiludido com o país, para Lanzarote , ficámos a saber porquê porque ele não tem papas complicadas na língua , assim deveria falar Maria João Pires.

Quanto às artes futebolísticas, aí não há eminências pardas algumas a chatear, rolam milhões e rola a bola com paixão nos pés do nosso Cristiano Ronaldo , bom representante de uma juventude, que quando tem objectivos e é lutadora , acaba por colher frutos. Felicidades para ele na linda , muito guapa Madrid.

Ah, fiquei com desejos de ir até lá...sempre que ouço um espanhol ou espanhola a falar lembro-me da minha avozita materna que era espanhola, muito gostava eu um dia de descobrir os meus familiares afastados do lado dela, hum Cristiano Ronaldo é que me podia ajudar nessa empreitada , pffff mas ele não lê o meu blog e só tem olhinhos para a bola!!!!!

Pfffffffffffff agora mudando de assunto, sempre que faço atchim lembro-me da gripe A , ando amedrontada.......tudo começa com espirros não é??



....

Lixo na TV, com PT.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/08/

A PT tem um anúncio sobre um número de telefone que acabei por não perceber para que serve, mas atenta à converseta de um pacóvio qualquer apercebi-me que o anúncio leva a ridículo um político, um seu filho e uma sua banda que já não existe (Ban), e acho mal que os anúncios sirvam para este tipo de coisas .

Lixo na TV deveria ser proibido. A democracia é respeito por todos.


...

MJ no momento da despedida do corpo.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/08

O enterro de Michael Jackson foi lindo, uma cerimónia / espectáculo em que se juntaram muitos que dele muito gostavam e que o relembraram em imagens e reproduções / reinterpretações das suas músicas .

A sua filha mais velha, filha de uma enfermeira, creio, é linda embora nada mestiça mas com traços seus. Bom não tinha que ser mestiça, filhos de pais de raças diferentes nem sempre saiem mestiços. Mas o mais importante é que ela disse que ele foi um pai excepcional e isso foi uma nova revelação pois essa faceta de MJ não era muito revelada para os media.

Os enterros todos deveriam ser assim , um espectáculo neste ou noutro estilo, em que se relembra e homenageia quem morreu. No momento da despedida faz bem engrandecer o melhor que os seres humanos deixam uns aos outros, a sua obra, os seus filhos, os seus amigos verdadeiros... e a sua imagem.

Pffffff....corninhos não são argumentos.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/04

Já todo o mundo falou dos corninhos, menos eu , mas ainda vou a tempo, e agora passados uns dias ainda apanho os desenvolvimentos.

Então o que aconteceu é que um ministro ouviu uns argumentos políticos que não lhe agradaram e como ficou furibundo, sem argumentos credíveis para contrapor , o que fez?.... desceu ao mais baixo nível da má criação para ofender pessoalmente um deputado que tem tanto direito a estar na assembleia, como ele aparentemente tinha em ser ministro. O mais baixo que há é numa discussão política ou outra meterem-se ofensas pessoais, desculpem lá mas isso é baixo de mais para um parlamento. Infelizmente eu também sei o que isso é também já me fizeram o mesmo, só que quando isso aconteceu não aconteceu nada a quem me ofendeu mas a mim , retirei-me , afastei-me desse meio baixo. O primeiro ministro fez bem, reagiu de imediato, exonerou o ministro a seu pedido ( ???) a assembleia também, assim se credibilizou um pouco a assembleia.

Em causa estava um argumento utilizado por Bernardino Soares que dizia que Manuel Pinho foi portador de um cheque da EDP para o Clube Local de Futebol (de Aljustrel), e isto é realmente lamentável alguém se insinuar com um cheque de uma empresa privada ...enfim que maneira lamentável de fazer política ...enfim ....dinheiro para influenciar...bom ...isto faz lembrar aquelas senhoras que recebem dinheiro para fazerem ...aquilo que a gente sabe. Enfim como andam os meandros da política.

Mais desenvolvimentos deprimentes, um senhor lá de Aljustrel vem defender o ministro, enfim , estão bons uns para o outro, um dá o que não deve dar o outro recebe o que não devia receber.

Pfff ...dinheiro e corninhos de mãos dadas!!!!!!!!

Desabafo sobre o dilema.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/02

Manuela Ferreira Leite está cheia de palavras interessantes para os professores, é bem clara quanto ao sistema de avaliação, estatutos, burocracia etc. Bom o problema será os professores de esquerda votarem nela, é um verdadeiro dilema, dilema que num dos lados pende para o voto pragmático e no outro para a traiçãozinha à esquerda.Tudo se resolveria se votássemos em ministros apenas ou políticas.

Os ossinhos da morte.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/07/01

Ontem à noite, 30 minutos no telejornal da RTP1 sobre os coveiros. Brilhante. Agora frequentam cursos, talvez tirem vantagem das TIC para falar com eles os que se passaram para o outro lado, morreram, foram-se , esticaram o pernil, perderam o calor do corpo, ficaram frios. O coração deixou de fazer tic, tic tic ou noutros toc, toc, toc. O coração precisa de amor e vida descansada , fiz exames, o meu tem uma arritmia.

Dizia um coveiro: uma das vezes em que desenterrei um corpo, chorei mesmo, fiquei triste. Tratava-se de um senhor que eu conhecia mesmo bem, olhei para o retrato que estava na campa, e retirei os seus ossos , fazemos isso passados dez anos que o corpo foi enterrado. Ao que nós nos reduzimos ....ossos.

Entretanto a reportagem mostrou assim rapidamente de esguelha uns ossos desses que são retirados passados dez anos, e pude ver é mesmo só osso com manchas pretas devido à terra penso. As peças do nosso corpo ficam soltas.

È este o destino do corpo das vaidades e dos prazeres do cansaço da alegria e da tristeza e do grande amor. A vida é para ser vivida a cem por cento pois como podemos constatar lá em baixo na cova não se pode beber uma cervejolas fresca com marisco ao pé da brisa do mar , também não podemos ver a conta , não podemos fazer amor com a paixão da nossa vida nem podemos vestir lingerie sexy , pois não assentaria bem .

Morreu Pina Bauch,dá para ver que é uma artista da minha onda pois privilegia a expressão, coreografou e dançou o nosso drama, em cima do palco. Pôs lá aquela vida muito especial, aquela que não faz parte da morte, nem do passado. Aquele tic, tac que nos faz amar e sofrer.

Bela e eterna. Tal qual o outro senhor Michael Jackson.
Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/06/28

Sim, "Moon walk" é genial. Ele criava e todo o mundo gostava de imitar. Moon walk é assim tipo andar ilusionista, um misto de andar e deslizar. Para trás.Na lua tanto faz para trás ou para a frente, melhor tanto fez andar assim ou assado.

Já tentei imitar o " Moon walk" e saiu uma coisa levemente parecida, disse a minha filha.


...

Porquê querer mudar de identidade física???

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/06/28

Enquanto descansava ontem um pouco à noite estive horas seguidas de tarde a pintar azulejos- vi um conjunto de videoclips de Michael Jackson , e ainda bem que os vi, ele realmente deixou um património artístico fantástico nesta área. Era também um excelente coreógrafo e bailarino, podemos vê-lo nas favelas do Rio de Janeiro a cantar "They don´t care about us" rodeado de centenas de habitantes pobres destes bairros, podemos vê-lo noutro filme em que se vê rodeado de gente das nais variadas partes de globo, de diferentes credos e etnias, promovendo o amor e paz entre todos, enfim ele foi poderei dizer um pacifista e homem de esquerda também. Os filmes dele não se limitam a promover a canção, vão para além disso são obras maiores da sétima arte.

Michael Jackson soube rodear-se sempre de óptimos realizadores, artistas, só me parece que o não soube fazer no que diz respeito a médicos pois ter-se metido nessa aventura das operações plásticas foi demasiado deprimente, ele tinha mesmo uma carinha larocas como se pode ver, quando cantava nos "Jakson five" depois em jovem também era muito bem apessoado, bom mas de onde vieram essas ideias excêntricas de mudar de cara? A humanidade agradece ser esclarecida nessa questão.




...

Nas férias vou poder....

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/06/27

Já me estou a preparar para as férias , psicologicamente e fisicamente, entrei na fase das consultas também. A mudança de ritmo por si só põe-me mal humorada , fico um pouco perdida, como se tivesse perdido a minha órbita à volta da escola por isso estou a fazer uma lista de coisas boas que as férias podem trazer:

-nas férias é bom lembrar que há coisas também muito importantes na vida para além do trabalho

-nas férias posso deitar imensas coisas fora , que acumulei no meu atelier

-nas férias posso dormir até tarde

-nas férias posso ir comprar uma roupinha gira com parte do subsídio de férias

-posso ir ao cinema sempre que me apetecer

-posso fazer arte todo o dia

-posso fazer programas com a minha filha

-posso fazer limpezas e arrumações



...

etc

À espera de um electrodoméstico - filme dramático.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/06/26

È assim, decidi comprar uma máquina de lavar louça que a outra já estava avariada há muito e dirigi-me a uma grande loja do ramo. Dia de entrega hoje, e a senhora tem que estar em casa das 14h ás 20h disseram-me eles na loja. Bom lá fiquei eu apesar de ter mesmo de sair de casa para tratar de "n" coisas importantes. Bem podiam dar uma estimativa mais precisa , mas não. Espero até meio da tarde e nada, nem uma satisfação. Então ligo para o serviço de assistência e dizem-me que o senhor que vai fazer a entrega está incontactável. Percebeu Srª Maria? .Eu sou Maria Margarida mas neste tipo de atendimento com música pelo meio sou Srª Maria. Doutora qual quê, isso é para Engenheiros e outros eu sou Sra Maria . Pelas 19.30 volto a telefonar já que o prazo dado por eles era até às 20h. Agora já sabiam em detalhe a hora de entrega: seria até às 22 , quase de certeza.....restava apenas uma pequena dúvida. Então a srª Maria , eu , desistiu da máquina, foi à loja, pediu e recebeu o dinheiro de volta e contou esta história no livro de reclamações. Está aí a trabalhar a geração que não acha que ser pontual é uma virtude. Os portugueses são assim uns para os outros: sem respeito e sem graça.


...

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O voto é secreto, misterioso, caprichoso, poderoso...

Passados quase 35 anos do 25 de Abril, já conhecemos melhor os partidos e já percebemos para que é que eles servem na cena portuguesa, para algumas coisas boas e muitas outras , nem pouco mais ou menos.O povo anda zangado. Não admira que já tenham havido sinais claros de que certas pessoas desligadas dos partidos tem grande apoio, como foi  o caso de Manuel Alegre e Helena Roseta. Por outro lado há certos partidos que me parece que o povo quer ver estriados no poder, como o caso do BE .
Dito tudo isto e acrescentando que aguentamos o Estado Novo 48 anos e este já vai em cerca de 35 anos com o centrão a governar, prevejo  novidades nestas eleições .Ou não, quem sabe, o voto é secreto, caprichoso, birrento, zangado...


...

A arte grande de Mickael Jackson renascerá ainda maior, agora liberta do corpo humano.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”


2009/06/25

Mickael Jackson onde estava ele que já tinha sido muito de nós todos mas desaparecera aqui há alguns anos , acusado de envolvimento com menores no seu Rancho Wonder Land. Tornado um Deus durante muitos anos e merecidamente, pelos espectáculos pela música , pela voz , no top das músicas, no top mediático pelas constantes operações. Trouxe algo de novo ao mundo da música , e é isso que o distinguiu do comum dos mortais , e é isso que vamos querer lembrar. Quanto aos seus pecados, são comuns aos de muitos outros mortais , a poeira do tempo os levará , ficará a sua arte. Agora descansa em paz.

Bom e a TVI tem sido notícia , se efectivamente ela for comprada pela Portugal Telecom , por vontade de alguém que lhe queira mudar a linha editorial, então o que se me oferecerá dizer é que aqui a democracia já era . Mas vamos ver. De qualquer maneira é bem visível que há alguém que não gosta e critica e muito, mesmo em congressos a TVI , esse alguém é José Sócrates.

Não dêem cabo da beleza da santa liberdade.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/06/23


Pensava eu que eram as pessoas que decidiam quando ir ao centro de saúde ou outro consultório pedir para fazer teste da sida , a notícia do dia agora é o centro de saúde, virado carrinha , a andar atrás das pessoas, para fazerem o teste da sida, neste caso parece que os jovens das escolas vão ser contemplados com esta carrinha. E já estou a imaginar listas de quem foi à carrinha ou não e porque não foi ???? hum ...andou por aí alguém a ter sexo sem preservativo.....hum isto cheira-me a demasiada ingerência/controle da vida das pessoas .Tá bem que se dêem noções de saúde às pessoas, que façam campanhas etc. mas por favor não exagerem senão esta sociedade fica irrespirável ...........

Em branco.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”


2009/06/22



Em branco.

Não há pachorra para quem os ateia.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/06/21

O tempo está uma brasa, nem apetece sair de casa, só à noite. As minhas previsões para o futuro são de que qualquer dia a humanidade inverte o seu ritmo : de noite trabalha e diverte-se e de dia fica em casa como num bunker , tudo cerrado, sem luz, a dormir . È que o desastre ambiental está aí, ontem dezasseis foguinhos no meu país, não há pachorra para a falta de consciência de quem, ou por descuido ou outra razão, os ateia.

Ontem por acaso ou não fui ao supermercado à noite e ele estava cheio.

Detesto vírgulas e acentos, também não tenho pachorra , apetece-me escrever tudo a eito, mas já agora para quem gosta aqui vai uma prenda:

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````

````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````````

`´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´

´.........?????????????........................!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

......................;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Com "Mas" e sem "Mas"....mais palavras livres.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/06/20

Então hoje vou dizer mais umas palavras , sem medo :

Freeport , outlet em zona de protecção ambiental.

Avaliação de professores manifestamente errada e como que um cestinho onde cabem todos os ódiozinhos.

TGV confortável ,caro mas não poluente ,.... virado para o futuro, bom quantas vezes eu já me imaginei a ir de TGV comer um croissant a Paris e uma salsicha à Alemanha e em Madrid qualquer outra coisa menos Paelha que é pesada, mas posso ir ver o Prado. E passo pela Holanda e Itália e..e...

Novo aeroporto, muito caro mas sim, e mais um mas .... mas por favor nunca em zona de protecção ambiental, realmente um país que não se quer parolo tem que ter um grande aeroporto porque um grande país é também aquele por onde passam pessoas de todo o mundo, e se nós convivermos com gente de todo o mundo , ficaremos melhores nós e eles especialmente se vierem cá muitos apoiantes e membros do .....

Partido Pirata um partido mesmo fixe e cool pois é a cultura que vai mudar o mundo, mentalidades e esta é para ser feita por todos e usufruída por todos sem as censuras das indústrias conservadoras da cultura que filtram mal a cultura deitando fora muita coisa boa e dando palha altamente espalhafatosa ao pessoal , então todos os fazedores da cultura estarão no mesmo pé de igualdade na net e os usufruidores dela também ...pffff ... a Net está mesmo a mudar a cultura , viva o Partido Pirata , espero que venha para cá.

Partido Nova Esquerda urgente saber qual a diferença, o que traz de novo.

As palavras que melhor traduzem o meu pensamento altamente crítico.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/06/18

Hoje vou ser bota de elástico, ultrapassada, chata, complicada, etc.,....isto tudo ao quadrado, mas não quero saber , o mais importante é dizer o que realmente penso, porque não quero ver chegar o momento do meu último suspiro , que espero seja muitíssimo tempo daqui para a frente , e dizia eu não quero ver chegar esse dia e dizer , puxa! mas que género de espantalho medricas sou eu que nunca tive coragem para dizer o que realmente penso. Poderei então perguntar , para que aprendi palavras e cabeça para pensar se tinha medo de as proferir! Bom por hoje fico por aqui, amanhã vou dizer mais um pouco daquilo que penso, sem medo de nenhuma palavra.

Poluição, cidade ecológica, etc.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/06/11

Não acredito...pfff...acabei de escrever um post sobre poluição , etc. , coloquei uma imagem e desapareceu tudo. Bom , como sou muito teimosa , mas preguiçosa vou pôr aqui um resumo bem resumido, com as palavras chaves porque já não estou com paciência para voltar a construir todas as frases:

noticiário da SIC notícias, radiações ultravioleta altas, camada de ozono, destruição, ilhas de calor nas cidades, poluição nas cidades, zonas altamente construídas, alta densidade de tráfico, comércio e serviços, indústrias poluidoras , ausência de pulmões verdes nas cidades , cidade ecológica precisa-se , políticos competentes também.


...

Limões para todos os gostos. Podres para as sondagens.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”


2009/06/07

(Eleições Europeias-2009)

A última freguesia a apurar foi a dos Limões, ou Limoeiros ou, etc e tal. O Limão é aquele sabor amargo , cheio de vitaminas, que tempera bem um prato pesado, indigesto. Ficou-se então a saber que pingara mais uma gota de vitaminas para o BE. Três deputados para um partido , que se bem me lembro, aqui há muitos anos era o último nos votos, mas que tem ganhado credibilidade à medida que outros a vão perdendo.

Pratos indigestos e pesados consideraram os portugueses serem aqueles que tínhamos sobre a mesa apresentados por Sócrates e seus ministros, especialmente um com gastronomia deveras azeda trazida da América latina pela ministra da educação .Não brilhou o recém chegado a candidato Vital Moreira vindo das sardinhadas da esquerda portuguesa, agora pronto a servir caviar na Europa. Mas lá vai ele de malas aviadas , todo contente para lá.

Paulo Rangel, granjeou simpatia. È simpático e aparenta ser boa pessoa. Parece disposto a ouvir o povo, mesmo que em Bruxelas. Mas atrás dele alguém discreto e simples mas firme, Manuela Ferreira Leite.

Os três partidos mais pequenos, arredados do poder (BE,CDU, PP) tem no seu conjunto mais um deputado que o PS e menos um que o PSD.

Portugal está a mudar, quer ver outros no poder, chega do mesmo.

Derrotadas de forma estrondosa foram as sondagens que nos andavam a acenar com a vitória do PS.

Muita esquerda , a crescer , a afirmar-se a rondar o poder. BE e CDU juntos mais de 20 %, é sinal de que o povo já não se deslumbra tanto com os ricos como se deslumbrava.

Esquerda que um dia, há-de fazer deste país um lugar mais fraterno, mais justo. A utopia nunca morre.

O avião francês que todos queremos salvar.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/06/02

È um pouco imprevidente atravessar-se todo um oceano sem barcos de reserva, insufláveis ou doutro género, se as cadeiras ou outros se empilham porque é que as aeronaves não levam uns barcos salva-vidas de reserva, empilhados uns nos outros.

È deprimente de mais a morte sobre o oceano em plena solidão , no meio da imensidão das águas profundas.

E porque é que são desenhadas estas rotas para aviões nos locais da atmosfera onde parece haver sempre grande turbulência.

E porque há dor,....

E porque morrem pessoas no meio da vida...

E ....

E...

E porque nos sentimos tão pequenos e frágeis perante um simples e traiçoeiro golpe acidental da "morte" .

Duzentas e tais pessoas como nós, dentro de um avião , um enorme pássaro de ferro, sem pernas, sem pára-quedas, sem anjos da guarda...sobre o oceano...sem vida....sem amor....na última viagem .

Iam lá crianças.

Uns dias antes uma menina foi de avião com a sua mãe biológica para a Rússia .Os pais afectivos que a criaram sofrem. A menina sofre. Imagine-se que a menina tinha ficado em Barcelos e um dia já crescida lhe diziam que a sua verdadeira mãe, aquela que a trouxe no ventre , partiu para a Rússia quando ela tinha seis anos abandonando-a .Ela sofreria muito com isso. Essa dor por certo seria maior que esta agora a de cortar os laços afectivos com os pais afectivos. A solução é continuarem os laços e a amizade entre todos.

Mas ficar no meio do oceano é bem pior.

E ainda mais...

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/05/24

Já se sabe que para o bem e o mal os adolescentes funcionam normalmente em grupo contra os adultos ou contra o mundo adulto , raramente a favor ou talvez sim, nunca contra os seus pares. Por regra .Mas há adolescentes prematuramente lúcidos.A aceitação pelos pares é o mais importante na adolescência.

E mais....

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/05/24

Os adolescentes não são nada fáceis como já pais e professores sabem. Podem ser mesmo injustos. Ou justos. Ou etc. .


...

António Arroio.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

Maio 2009

O ser humano tem muitas contradições, especialmente na adolescência. Na manifestação espontânea que aconteceu na António Arroio aquando da visita do Primeiro Ministro, Ministra da Educação e Ministro das Finanças, para a assinatura dos contratos que marcam o inicio das obras na dita escola (medida positiva), projecto do arquitecto Aires Mateus , surgiu um jovem a apelidar Marinetti de Deus. Marinetti iniciou um movimento artístico muito interessante, mas as suas opções politicas eram pelo fascismo. Salvador Dali também tem uma obra magnifica mas apoiava as atrocidades de Franco.

Temos sempre que distinguir duas coisas : a obra e a pessoa e nunca discriminar a obra por causa da pessoa . São duas esferas diferentes. Por vezes a obra é fraca aí a pessoa perde um pouco. A pessoa ganha mais quando a obra é melhor, mesmo que a pessoa em si faça opções más de natureza política por exemplo..

Não fiquei a perceber porque é que aquele jovem chamava Deus a Marinetti.

Ficou patente uma coisa: vivemos em liberdade e cada um pode dizer a sua coisa. Coisas muito variadas se dizem numa escola de artes onde a criatividade e originalidade são estimuladas em jovens que o que mais gostam de fazer na vida é explorar a sua criatividade e energia estética...com muito trabalho.

Há muita energia na António Arroio. E muita adolescência pura.


...

O machismo existe

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”


2009/05/23

Há décadas que vejo televisão. Ver pessoas exaltadas a discutir num país latino , como por vezes tenho visto na TV de longe a longe, ok pequenino,....

Somos um pouco temperamentais por vezes , é um pouco aborrecido, devemos controlar isso mas é demais por evidente que é algo que vem amarrado ao nosso código genético. Em mesas redondas isso pode acontecer , mas mesmo assim tem havido por lá sempre um moderador calmo (exteriormente!)Ultimamente tenho visto algo inédito: entrevistados a armarem-se em autênticos carapaus de corrida e passarem raspanetes aos jornalistas - mas só o tenho visto a fazerem-no com mulheres-jornalistas.

Ah, ah! se um jornalista homem pode incomodar muita gente, uma jornalista mulher parece incomodar muito mais.

Tenho assistido aos telejornais de Manuela Moura Guedes, realmente ela parece ser corajosa , mais que muitos jornalistas homens. Retrata bem o que de melhor podem ter as mulheres portuguesas - coragem , persistência, autocontrole, inteligência. Judite de Sousa e Manuela Moura Guedes já tinham levado umas piadinhas do nosso primeiro ministro, ontem foi Marinho Pinto a portar-se mal a extravasar o seu papel de entrevistado. Mas nunca vi essas cenas acontecerem com jornalistas homens!!!

Vá lá respeitinho pelas mulheres seja em que situação for!

Hoje também me apetece desabafar. Também????

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

Maio de 2009

Assusta-me um pouco o show eleitoral que aí vem, Vamos ter várias eleições começando pelas europeias. Em relação às europeias o que eu tenho a dizer é que quero uma Europa à esquerda e ecologicamente sustentável. Com justiça social e distribuição justa da riqueza.

Feitas de desperdícios vários, nas campanhas gastam-se rodos de dinheiro em papel, canetinhas gravadas com símbolos partidários, outdoors vários com retratinhos de famílias bem vestidinhas e felizes, slogans sedutores, palcos espectaculares com músicas de arrebatar num crescendo de notas musicais dramáticas até ao rebentamento de harmonias avassaladora que anunciam a vitória final sobre os inimigos-os outros - depois de batalhas várias, patrioticamente enfrentadas vitória é o mais importante. A vitória ! A vitória!

Está tudo errado. Cada um de nós deveria ter o direito era de escolher o/a ministra para cada ministério e demiti-lo também sempre que as coisas corressem mal. (Isto não se aplicaria para a Europa ) Ou então ainda melhor: escolhíamos a politica que queríamos e depois ia para lá um robot praticá-la .Um robot tecnicamente e cientificamente dotado com o melhor da sabedoria humana .Honesto. Democrático, com capacidade e sensibilidade para ouvir e atender todos.

Vitória , vitória do desabafo.


...

Uma escola, um puzzle.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/05/21

Sinto uma enorme tentação em continuar a falar a propósito do caso da professora de Espinho, ou não fosse eu professora. E vem-me logo à cabeça a palavra avaliação de professores. E esta colega de História até poderia preparar uma maravilhosa aula de história , assistida por uma sua colega de departamento , titular, e ter uma óptima avaliação. Ou não. Esta avaliação de professores só leva à competição entre pares e isso é péssimo. (Não estaria a professora demasiado stressada e nervosa com isso????????????? Ou demasiado confiante??????????????????????)

Criar duas categorias artificiais de professores foi uma lástima que por certo ainda vai fazer correr muita tinta.

Numa escola de sucesso é fundamental o diálogo , a cooperação inclusiva, democrática, exigente, entre todos os protagonistas incluindo os pais. Todos tem direitos e deveres pelo menos para isso apontam os regulamentos criados pela própria escola....Uma escola é como um puzzle em que todas as peças se devem encaixar umas nas outras para se sentirem realizadas no seu lugar a desempenhar a sua função, contribuindo assim para a "imagem global" da escola . Basta uma peça desencaixar , para que toda a estrutura do puzzle sofra com isso. È importante que a todas as peças sejam dadas condições para cumprirem o seu papel da melhor forma possível. Basta uma peça estar perturbada ou ser perturbada que mais cedo ou mais tarde a estrurura do puzzle sofre , estragando o ambiente, a "imagem " geral.

È muito mais importante avaliar todo o ambiente e "cultura" da escola do que avaliar as peças isoladamente, porque elas simplesmente nunca funcionam isoladamente nas questões fundamentais.

Claro que a parte técnica e cientifica compete quase a cem por cento a cada professor, mas mesmo essas competências de pouco servirão se o puzzle estiver desencaixado.

Na escola de Espinho é demasiado evidente que uma peça está desadequada, como é que todo as outras peças do puzzle ainda não tinham dado por isso? Será que o puzzle estava todo desencaixado? Sim? Ou não?

E Portugal também é um puzzle ? Como está ele?

Hoje também me apetece desabafar. Também????


...

Estou chocada com a linguagem abusiva da "professora" de Espinho.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/05/20

Depois de ouvir e ler por mais que uma vez as palavras da professora de história numa sala de aula em Espinho ,( com legendas - a primeira vez só ouvi a gravação sonora, muito confusa), com alunos do 2º ciclo fiquei muito chocada com tudo o que ela diz. Mesmo que os alunos fossem mais velhos, considero que os termos usados em si são demasiado baixos para um professor ( "...os romanos, etc..comiam as raparigas" ) , as conversas sobre a perda da virgindade etc., são feitas de forma deselegante e não se percebe a que propósito aparecem. A professora não tem nada que perguntar aos alunos quando eles perderam a virgindade. Depois diz autênticos disparates quando afirma que a mãe lhe fez algo quando ela nasceu...enfim..nem quero repetir. Uma desgraça completa , um discurso sem pés nem cabeça, e demasiada conversa sobre sexo, que não dá para perceber a que propósito a professora aborda tanto este tema. As ameaças sobre a correcção dos testes são intoleráveis, a crítica aos pais à frente dos alunos também é antipedagógica (seria bom que os adultos se entendessem entre si), e a comparação que faz entre os seus diplomas e os de uma mãe também são errados. Nota-se que a professora está com cabeça perdida, reagindo a quente e revoltada a algo que aconteceu, mas a sua intervenção é um autêntico desastre que envergonha qualquer professor.


...

Uma misteriosa aula de história em Espinho.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/05/19

Quase todos os grandes artistas representaram a nudez humana. Muitas vezes é impossível abordar a arte de uma época histórica sem mostrar representações do corpo humano nu. Isso acontece nomeadamente com a arte grega. Mas também Paula Rego inclui essas questões com toda a grandeza , num estilo grandioso , de que só ela é capaz. Todos esses artistas elevaram a natureza física humana ao mais alto nível estético, como se de uma catedral se tratasse.

Não é possível termos consciência da totalidade da nossa natureza humana sem olharmos de frente para a nossa natureza sexual , que faz perto do "eu" . Na escola estes assuntos devem ser tratados sem tabus, com elegância claro, isso muitas vezes depende do professor pois há diferentes pontos de vista entre os alunos. Alguns deles reflectem na maneira como abordam essas questões, claramente uma visão pouco democrática , manifestando-se pela clara superioridade de um dos géneros Não são muitos os casos mas existem, por isso a educação sexual já devia ter começado logo com o 25 de Abril.

A educação sexual tarda, mas tarda mesmo em Portugal, e quando começar vai ser por certo um desfilar de telenovelas absolutamente tristes, apenas porque cá, sexo é tabu para muitos, que preferiam talvez que fossemos assexuados. Optando por não abordar estas questões com verdade a escola opta por uma moral conservadora desadequada dos tempos em que vivemos e mesmo da europa onde nos inserimos

Não sei o que provocou a conversa na aula de história de uma professora em Espinho, mas é bom perceber o enquadramento de tudo o que se passou. Claro que nem todos os professores são cinco estrelas mas creio que a maior parte deles faz o melhor que pode preciso compreender o enquadramento da conversa . Claro que a coisa chegou a um ponto em que a zanga entre professora e alunos é enorme e ela já parece ter perdido o controle do que diz. É preciso saber se a Escola agiu correctamente com sentido de justiça e equilíbrio.

O Cristo rei faz 50 anos e a nossa senhora de Fátima está presente.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”


2009/05/17

Cristo rei abre os braços. A senhora de Fátima de olhos vagos, reza de mãos juntas.

Estas são as imagens religiosas portuguesas, mais carismáticas.

Expressão corporal desenhada à nossa semelhança?

Acho que não. Podemos ter uma vida "santa" , homens e mulheres fugindo dos estereótipos para que as imagens nos encaminham... (com boa intenção talvez????).

Em adolescente cheguei a pensar que devia ir para freira, não sei porquê mas parece-me que adivinhava que não me ia adaptar bem ao mundo que ia encontrar. Realmente revejo-me pouco na maior parte das cenas reais que vejo em sociedade. Mas há gente maravilhosa também, cá fora.

Não tenho nada de pessoal contra a religião. Fui baptizada, fiz a primeira comunhão quase toda vestida de cor de rosa, a cor da moda na altura, para meninas de seis anos. Uma saia plissada branca e um conjunto de malha rosa, tudo a estrear nesse dia. Sapatos brancos de fivela e meias cor de rosa disso já não me lembro. Tenho uma fotografia desse dia. Depois puseram-me uma vela na mão, eu como era muito obediente aceitei tudo. Depois virei rebelde. Disseram-me que era um dia muito especial. Confessei os meus pecados do costume: era gulosa, ia às escondidas ao açucareiro. Ia à missa aos domingos de manhã, chegava tarde não encontrava assento e ficava em pé lá atrás demasiado encostada ao resto das pessoas, pfff ...não gostava. Mas gosto de estar numa igreja quando tenho lugar sentada. Ultimamente tenho estado por causa de enterros. Bom, o que tem uma igreja de especial: um cheiro único, silêncio, uma arquitectura virada para o céu e muita arte, pinturas esculturas, etc. se as sedes dos partidos fossem assim talvez a política fosse melhor.

Sempre gostei da personagem histórica que para mim é Cristo: inteligente, pregador do amor, da justiça.

Bom, mas grandes amigos tinha ele na altura ....morreu pregado na cruz , só.

Para mim é essa a grande lição que ele nos deixou, nem na hora da morte passou para o lado do inimigo para se safar.

Vejo a Bíblia como um documento histórico, quase um livro de escrita poética.

Bom , é assim que eu gosto de olhar para estes assuntos...

Quanto a Deus, quem é que não chama por alguém quando se sente só e infeliz? Aliás é para esses que ele mais serve para dar consolo, nem que seja apenas uma construção dentro do nosso cérebro.

Deuses , demónios e auxiliares de ambos é o que na realidade nós somos todos.

Preservativos nas escolas sim, com certeza .

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/05/17

Distribuição de preservativos nas escolas portuguesas, muito bem, aprovo. E educação sexual também aprovo, porque é preciso falar, o sexo não é só para fazer, é preciso termos um pensamento uma reflexão sobre ele. Não deve ficar fechado no mundo do silêncio.

A democracia chegará também à esfera íntima.

Adeus casa verde.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”


2009/05/17

Dentro do edifício da universidade onde andei em Londres havia um amplo espaço, que ocupava em altura cerca de dois pisos , bastante amplo , era a "green house" . Uma mini floresta tropical , com um pequeno lago, quedas de água, etc, que podíamos atravessar por uma ponte metálica .Havia recantos para parar um pouco, conversar, ouvir os pássaros, respirar um ar mais puro e oxigenado, ver verde...enfim ...era o paraíso ali à mão de semear.

Quando voltei em visita um ou dois , ou três... anos depois fiquei a saber que a "green house" tinha desaparecido, tinha sido destruída para encontrar mais espaço para outras coisas.

Fiquei de rastos, pois este foi um dos locais mais bonitos que encontrei na minha vida

Esta é uma montagem que fiz com fotografias que tirei lá . Pintei alguns espaços de branco, de forma a valorizar os pássaros e a ponte por onde eu costumava passar. Feito há cerca de vinte anos.

Intervalo.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”

2009/05/17

Mudar de país foi bom. Estive dois anos a estudar em Inglaterra aqui na Universidade , Royal College of Arts. Muita hesitação no fim , deveria ficar ou voltar para Portugal. Em Portugal tinha sol. Em Inglaterra uma vida nova, diferente, estimulante. Decidi voltar. Sabia que ia começar a andar às arrecuas, sabia que os caminhos em Portugal seriam mais labirínticos, muitas vezes sem mapa para me orientar.

Não podemos voltar para trás. Mas por vezes lá atrás ficou um início que só lá podia ter continuação.

O sol de cá, um intervalo sem fim, do filme da minha vida.

A língua é viva, porque raio o artesanato não o há-de ser também.

Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”



2009/05/16

Hoje em dia as casas são desenhadas por alguém com

A)  formação académica superior, os arquitectos/as

B)  apenas muita habilidade , sem formação superior


A roupa hoje em dia é desenhada por alguém com :

A) formação académica superior, os estilistas

B) apenas muita habilidade, sem formação superior


Os objectos industriais , funcionais, hoje em dia são desenhados por alguém com

A) Formação académica superior , os designers de equipamento

B) apenas com muita habilidade, sem formação superior


A comunicação visual nos mais diferentes suportes, desde as embalagens aos outdoors , filmes publicitários , etc, hoje em dia são desenhados por alguém com:

A) Formação académica superior . os designers de comunicação

B) apenas com muita habilidade , sem formação superior


O artesanato hoje em dia é desenhado e construido por alguém com :


A) formação académica superior, os artistas

B) apenas com muita habilidade, sem formação superior?

A noção antiga de artesanato , para mim significa acima de tudo a reprodução dos mesmos modelos, por artesãos, muitos deles autênticos mestres no domínio da técnica e na sensibilidade artística, mas pouco ou nada criativos. Havia óptimas excepções , como o caso de Rosa Ramalho que não se limitava apenas à reprodução de modelos , mas criava muitas outras peças novas, muito expressivas )

Mas os tempos mudam e já há muito surgiu uma nova noção, a de "artesanato contemporâneo": os seus autores tem grande parte das vezes formação académica nas artes e sentem-se mal apenas na pele de reprodutores do passado, aprenderam e gostam de criar , e as suas peças tocam muitas vezes o design, a escultura, a pintura etc.

Com a disseminação do ensino artístico no ensino básico e secundário é natural que a noção antiga de artesão e artesanato tenha mudado, a reprodução sistemática de modelos antigos é coisa do passado e encarada como "seca" por autores que gostam de acrescentar algo de novo, de acordo com o seu espirito inquieto , sensível à transformação da consciência estética/cultural pessoal e social.

Os modelos do passado são do passado, e há museus municipais por todo o país que continuam a ser o local ideal para perservar essa memória.

Por isso encaro com desconfiança este revivalismo que anda por aí em relação ao pensar e fazer antigo, que agora quer renascer o Museu de Arte Popular em Belém , Lisboa.

Hum...isto cheira-me a bolor....


...
Powered By Blogger