Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”
2009/05/19
Quase todos os grandes artistas representaram a nudez humana. Muitas vezes é impossível abordar a arte de uma época histórica sem mostrar representações do corpo humano nu. Isso acontece nomeadamente com a arte grega. Mas também Paula Rego inclui essas questões com toda a grandeza , num estilo grandioso , de que só ela é capaz. Todos esses artistas elevaram a natureza física humana ao mais alto nível estético, como se de uma catedral se tratasse.
Não é possível termos consciência da totalidade da nossa natureza humana sem olharmos de frente para a nossa natureza sexual , que faz perto do "eu" . Na escola estes assuntos devem ser tratados sem tabus, com elegância claro, isso muitas vezes depende do professor pois há diferentes pontos de vista entre os alunos. Alguns deles reflectem na maneira como abordam essas questões, claramente uma visão pouco democrática , manifestando-se pela clara superioridade de um dos géneros Não são muitos os casos mas existem, por isso a educação sexual já devia ter começado logo com o 25 de Abril.
A educação sexual tarda, mas tarda mesmo em Portugal, e quando começar vai ser por certo um desfilar de telenovelas absolutamente tristes, apenas porque cá, sexo é tabu para muitos, que preferiam talvez que fossemos assexuados. Optando por não abordar estas questões com verdade a escola opta por uma moral conservadora desadequada dos tempos em que vivemos e mesmo da europa onde nos inserimos
Não sei o que provocou a conversa na aula de história de uma professora em Espinho, mas é bom perceber o enquadramento de tudo o que se passou. Claro que nem todos os professores são cinco estrelas mas creio que a maior parte deles faz o melhor que pode preciso compreender o enquadramento da conversa . Claro que a coisa chegou a um ponto em que a zanga entre professora e alunos é enorme e ela já parece ter perdido o controle do que diz. É preciso saber se a Escola agiu correctamente com sentido de justiça e equilíbrio.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário