Copiado do meu ex blog “arco-íris-perdido”
2009/05/21
Sinto uma enorme tentação em continuar a falar a propósito do caso da professora de Espinho, ou não fosse eu professora. E vem-me logo à cabeça a palavra avaliação de professores. E esta colega de História até poderia preparar uma maravilhosa aula de história , assistida por uma sua colega de departamento , titular, e ter uma óptima avaliação. Ou não. Esta avaliação de professores só leva à competição entre pares e isso é péssimo. (Não estaria a professora demasiado stressada e nervosa com isso????????????? Ou demasiado confiante??????????????????????)
Criar duas categorias artificiais de professores foi uma lástima que por certo ainda vai fazer correr muita tinta.
Numa escola de sucesso é fundamental o diálogo , a cooperação inclusiva, democrática, exigente, entre todos os protagonistas incluindo os pais. Todos tem direitos e deveres pelo menos para isso apontam os regulamentos criados pela própria escola....Uma escola é como um puzzle em que todas as peças se devem encaixar umas nas outras para se sentirem realizadas no seu lugar a desempenhar a sua função, contribuindo assim para a "imagem global" da escola . Basta uma peça desencaixar , para que toda a estrutura do puzzle sofra com isso. È importante que a todas as peças sejam dadas condições para cumprirem o seu papel da melhor forma possível. Basta uma peça estar perturbada ou ser perturbada que mais cedo ou mais tarde a estrurura do puzzle sofre , estragando o ambiente, a "imagem " geral.
È muito mais importante avaliar todo o ambiente e "cultura" da escola do que avaliar as peças isoladamente, porque elas simplesmente nunca funcionam isoladamente nas questões fundamentais.
Claro que a parte técnica e cientifica compete quase a cem por cento a cada professor, mas mesmo essas competências de pouco servirão se o puzzle estiver desencaixado.
Na escola de Espinho é demasiado evidente que uma peça está desadequada, como é que todo as outras peças do puzzle ainda não tinham dado por isso? Será que o puzzle estava todo desencaixado? Sim? Ou não?
E Portugal também é um puzzle ? Como está ele?
Hoje também me apetece desabafar. Também????
...
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário